domingo, 4 de novembro de 2012

[Série A] Fora de casa, Sport amplia série negativa do Vasco e respira

O Sport fez 3 no Vasco e respirou contra a degola
Foto: Mauro Pimentel/Terra

Após ser goleado em casa pelo São Paulo na rodada passada, o Sport se reabilitou contra o Vasco (3 a 0) neste domingo, no Estádio São Januário. Com o triunfo obtido como visitante, o clube pernambucano se aproximou do Bahia, primeiro time fora da zona do rebaixamento, e, de quebra, ampliou a série negativa do rival carioca. São seis derrotas consecutivas na competição.

Com o resultado, o Sport somou 36 pontos, um a menos que o Bahia - que visita a Portuguesa ainda neste domingo. O Vasco, por outro lado, ficou com 50 e a 9 do São Paulo, primeiro do G-4.

o próximo domingo, a equipe carioca recebe o Atlético-MG, vice-líder. No mesmo dia, o time recifense visitará o penúltimo colocado Figueirense.

Tanto o Vasco, em busca de uma vaga na Copa Libertadores, quanto o Sport, na briga para sair da degola, foram escalados com três atacantes. Desta forma, o primeiro tempo no Rio de Janeiro foi movimentado.

A primeira chance foi criada pelos pernambucanos. Aos 19min, Hugo pegou sobra e, de dentro da área, bateu forte em cima do zagueiro Douglas. O Vasco revidou aos 31min. Juninho carregou pela direita e cruzou. Alecsandro dividiu com os zagueiros, mas não conseguiu completar para as redes.

Perigoso, o Sport voltou a ameaçar aos 39min. E desta vez foi fatal. Após vacilo do Vasco na saída de bola, Hugo lançou Felipe Azevedo. Sozinho, o atacante disparou, cortou Fernando Prass e abriu o placar.

A equipe carioca teve uma ótima oportunidade de empatar antes do intervalo. Aos 41min, Eder Luís foi à linha de fundo e levantou. Tenório se antecipou e à queima-roupa cabeceou. Mas Saulo espalmou e fez a torcida nordestina comemorar como se fosse um gol.

Na etapa complementar, o Sport seguiu ousado e liquidou a fatura. Aos 7min, Felipe Azevedo passou para Gilberto, que rolou de calcanhar para Hugo marcar: 2 a 0. Por fim, aos 41min, Henrique recebeu cruzamento e fechou a conta.

Ficha Técnica
VASCO 0 x 3 SPORT

SPORT: Felipe Azevedo, aos 39min do primeiro tempo; Hugo, aos 7min do segundo tempo; e Henrique, aos 40min do segundo tempo

VASCO: Fernando Prass; Auremir (Fellipe Bastos), Renato Silva, Douglas e Willian Matheus (Felipe); Nilton, Wendel e Juninho; Eder Luis (Pipico), Alecsandro e Tenório 
Técnico: Marcelo Oliveira

SPORT: Saulo; Cicinho (Renato), Diego Ivo, Aílson e Reinaldo; Tobi, Rithelly e Hugo; Gilsinho, Felipe Azevedo (Henrique) e Gilberto (Moacir) 
Técnico: Sérgio Guedes

Cartões Amarelos 
VASCO: Nílton, Fellipe Bastos e Felipe

Árbitro 
Márcio Chagas

Local 
Estádio São Januário, no Rio de Janeiro

Com informações do Terra Esportes

[Série A] Náutico vence Inter e mantém série invicta no Recife

Souza marcou dois gols no primeiro tempo do jogo nos Aflitos
Foto: Aldo Carneiro/Agência Lance

O Náutico superou o Internacional por 3 a 0, neste domingo, no Estádio dos Aflitos, e aumentou para 11 jogos a série invicta atuando em seus domínios no Campeonato Brasileiro. Souza, duas vezes, e Kieza marcaram os gols da vitória alvirrubra que dificultou a vida do time colorado na busca por uma vaga à Libertadores da América 2013.

Nos aflitos, o time pernambucano não é derrotado desde a 12ª rodada do Nacional, quando foi derrotado pelo Coritiba. Antes, o time havia sido superado pelo Fluminense, na sétima rodada.

Com o resultado, o Náutico chega a 45 pontos, conta considerada pelos matemáticos suficiente para se livrar do rebaixamento. No entanto, Sport e Palmeiras, 17º e 18º colocados, respectivamente, ainda podem atingir essa pontuação.

O Inter, por sua vez, desperdiçou a chance de diminuir a diferença para o São Paulo, quarto lugar. A equipe gaúcha soma 51 pontos, oito a menos que o time do Morumbi, a quatro jogos do término do Brasileiro.

Souza foi o grande destaque do Náutico no primeiro tempo do jogo, ao marcar dois gols para a equipe pernambucana. Aos 22min, o meia cobrou falta próxima à área com categoria, no ângulo direito de Muriel. Dez minutos depois, em tiro livre de longa distância, ele bateu forte, no canto esquerdo, para ampliar.

Atrás no marcador, o técnico Fernandão promoveu as entradas de Otávio e Fabrício nos lugares de Josimar e Lucas Lima, no intervalo, mas foi o Náutico que voltou melhor para o segundo tempo.

Depois de obrigar Muriel a fazer boas defesas, o time da casa conseguiu marcar o terceiro. Aos 17min, Souza apareceu novamente, mas para dar uma assistência desta vez. O meia cobrou cruzamento e Kieza subiu mais alto que todo mundo para cabecear ao fundo do gol.

Com direito a uma pausa de uma semana, os times voltam a campo somente no próximo domingo pelo Campeonato Brasileiro. O Náutico testará novamente a força de seu estádio contra o Flamengo, enquanto o Inter encara a Ponte Preta, em Campinas (SP).

Ficha técnica
NÁUTICO 3 x 0 INTER

Gols
NÁUTICO:
Souza, aos 22min e 32min do primeiro tempo; Kieza, aos 17min do segundo tempo 


NÁUTICO: Felipe; Patric (Alison), Alemão, Jean Rolt e Douglas Santos; Elicarlos (Dadá), Josa, Souza e Rhayner; Rogério (Araújo) e Kieza
Treinador: Alexandre Gallo

INTER: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Ygor, Josimar (Fabrício), Guiñazu e Lucas Lima (Otávio); Cassiano (Rafael Moura) e Damião
Treinador: Fernandão

Cartões amarelos
NÁUTICO: Jean Rolt, Alemão, Dadá e Patric
INTER: Índio, Rodrigo Moledo, Guiñazu e Leandro Damião

Árbitro 
Wilton Pereira Sampaio (GO)

Local 
Estádio dos Aflitos, no Recife (PE)

Com informações do Terra Esportes

[Série A] Náutico prestes a cravar a permanência

Foto: Ricardo Fernandes - DP/DA Press

Por três vezes na atual Série A, o Náutico teve a oportunidade de realizar duas partidas seguidas em casa. Privilégio retratado em competência. No trio de ocasiões, o Timbu soube aproveitar o mando de campo e não perdeu um ponto sequer. Foram 100% conquistados: seis vitórias e 18 pontos somados. A mesma situação volta a se repetir na reta final da competição. Na sequência, a oportunidade de cravar a temporada como “perfeita”. Com mais seis pontos, além de cravar matematicamente a equipe na Série A em 2013, a Copa Sul-Americana passa ser realidade. Antes de pensar em seis, é preciso somar três, claro. Pela frente, o instável Internacional, neste domingo, às 18h30 (do Recife), nos Aflitos.

Botafogo e Grêmio (4ª e 5ª rodadas); São Paulo e Bahia (17ª e 18ª rodadas); e Atlético-GO e Corinthians (27ª e 28ª rodadas) foram as vítimas alvirrubras. Para poder pensar no próximo jogo, diante do Flamengo (dia 11), com a meta da dobradinha viva, o Timbu contará com força máxima na atual rodada. Único titular que ficou de fora do último jogo, o goleiro Felipe teve o retorno ao time confirmado pelo técnico Alexandre Gallo.
O treinador alvirrubro, inclusive, foi taxativo ao falar da importância de conquistar as vitórias nos próximos dois duelos. “Esse é o nosso objetivo, mas o pensamento primeiro está no Inter. Para isso, contamos com o apoio da nossa torcida, é um jogo decisivo para o Náutico e seu segundo objetivo que é a Sul-Americana. São seis pontos para nos consolidarmos de vez na competição”, afirmou.

Aproveitamento

Nos Aflitos, o Timbu tem o quinto melhor aproveitamento como mandante. São 11 vitórias, três empates e duas derrotas em 16 jogos. Isso crava o time com 75% de aproveitamento. O Alvirrubro não perde em casa desde o dia 25 de julho, na 12ª, quando perdeu por 4 a 3 para o Coritiba. A partir de então foram oito vitórias e dois empates. Momento, então, ideal para quebrar o tabu de jamais ter vencido o Internacional sob seus domínios. Historicamente, são cinco vitórias e cinco empates contra o Colorado.

“Tenho muita consideração e respeito pelo que o Internacional é neste momento. O tabu, para a gente, não há muito o que levar em consideração”, pontuou o técnico Alexandre Gallo.

Ficha técnica - Náutico x Internacional

Náutico: Felipe; Patric, Jean Rolt, Alemão e Douglas Santos; Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner; Rogério (Araújo) e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.

Internacional: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Ygor, Guiñazu, Josimar e Lucas Lima; Cassiano e Leandro Damião.Técnico: Fernandão.

Local: Aflitos Horário: 19h30 (horário de Brasilía) Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO) Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (Fifa-MG) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)

Fonte: Super Esportes PE

[Série A] Contra tudo e contra todos, Sport pega o Vasco ainda sonhando na Série A de 2013

Foto: Guga Matos/JC Imagem
O tempo está se esgotando. A cinco rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Sport segue na 17ª colocação, com 33 pontos, a quatro do Bahia, 16º e primeiro time fora da zona de rebaixamento. E neste domingo contra o Vasco, às 16h (do Recife), em São Januário, a ordem é atacar.

O técnico Sérgio Guedes mandará a campo uma equipe com um trio ofensivo formado por Gilsinho, Gilberto e Felipe Azevedo. Uma opção ousada. Mas não será a primeira vez que esse esquema será testado. Na sua estreia, Guedes testou o esquem mas acabou derrotada pelo Grêmio por 3x1, na Ilha do Retiro. 

“Naquele jogo contra o Grêmio não havia muito tempo de trabalho e também existia uma insegurança por parte dos atletas. Dessa vez tivemos uma semana inteira de preparação e a repetição dos treinos me convenceu. Mas o fato de jogarmos com três atacantes não resolve os nossos problemas. É preciso ter entrada de área, mas da maneira correta”, analisou Sérgio Guedes.

E o desafio de ser ofensivo, mas ao mesmo tempo cauteloso parece ter sido bem assimilado pelos jogadores rubro-negros. Prova disso é o discurso dos atacante. “O Michael Jordan (ex-jogador de basquete) falou uma vez que um bom ataque ganha um jogo, mas uma boa defesa ganha um campeonato. Para mim, a defesa é o setor mais importante de um time. Se tivermos uma defesa consistente vamos conseguir fazer um gol e segurar a vitória”, acredita Gilberto.

“Vamos atuar com dois volantes protegendo a cabeça de área e os dois laterais não podem subir ao mesmo tempo. Contra o Grêmio, eles aproveitaram essas brechas nos contra-ataques. É preciso que o primeiro volante fique apenas na marcação. A parte ofensiva é com os atacantes”, completou Felipe Azevedo.

Time vascaíno em fase ruim

São cinco derrotas consecutivas. Esse é o atual momento vivido pelo Vasco dentro do Brasileirão. Depois de passar mais de 50 rodadas seguidas no G4 do Campeoanto Brasileiro, o time cruzmaltino parece ter sentido o efeito da crise que atinge o clube fora das quatro linhas.

Dentro de campo, a boa notícia ficou por conta do retorno de Juninho Pernambucano. O camisa 8 havia sido poupado do treino da última sexta, mas reapareceu nesta manhã e atuou sem restrições. Alecsandro, no entanto, deu voltas em torno do gramado e continua como dúvida. O camisa 9 havia melhorado de um problema na coxa direita e treinava normalmente até voltar a sentir um incômodo no local. Na última sexta, ele passou por um exame que identificou um edema.

Ficha técnica - Vasco x Sport

Vasco: Fernando Prass; Auremir, Renato Silva, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel e Juninho; Eder Luis, Tenorio e Alecsandro (Marlone).Técnico: Marcelo Oliveira

Sport: Saulo; Cicinho, Ailson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Rithely e Hugo; Gilsinho, Felipe Azevedo e Gilberto. Técnico: Sérgio Guedes

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ) Horário: 16h (horário de Recife) Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS) Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (RS) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

Fonte: Blog do Torcedor

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

[Futsal] Brasil vence Japão na estreia; Falcão sai de quadra chorando

Apesar da dificuldade no primeiro tempo, Brasil conseguiu boa vitória contra japoneses
Foto: Getty Images
O Brasil estreou com pé direito no Mundial de Futsal, que está acontecendo na Tailândia. A Seleção comandada por Marcos Sorato superou um defensivo Japão e derrotou os asiáticos por 4 a 1. Os gols foram marcados por Wilde (duas vezes), Vinícius e Neto para o Brasil, enquanto Kotaru Inaba descontou para o Japão.

Com o resultado, o Brasil divide a ponta do Grupo C com Portugal, mas fica atrás no saldo de gols, já que os lusos golearam a Líbia por 5 a 1. A próxima rodada acontece no domingo, também na cidade de Nakhon Ratchasima. O Brasil enfrenta a Líbia às 12h (de Brasília), enquanto mais cedo o Japão decide a sua vida no Mundial contra Portugal.

O ponto negativo foi a contusão de Falcão. Principal jogador da Seleção, Falcão ficou apenas três minutos em quadra, mas sentiu uma lesão na panturrilha e saiu de quadra chorando ainda no primeiro tempo.

O ala ainda será submetido a exames, mas demonstrou abatimento quanto ao seu futuro na competição. Esta lesão é diferente da sentida na reta final da Liga Futsal, que era no músculo adutor da coxa

A partida começou com domínio brasileiro, mas que esbarrava nas belas defesas do goleiro Hisamitsu Kawahara. Mas aos 13min do primeiro tempo Vinícius tocou para Wilde, que chutou na saída do arqueiro nipônico, e a bola ainda bateu em Kaoro Morioka antes de entrar.

A estratégia japonesa de apostar no contra-ataque ruiu no início da segunda etapa. Em dois minutos o Brasil encaixou dois gols através da marcação pressão sobre a defesa asiática. Primeiro com Neto, que recebeu de Ari após roubar a bola e chutou no canto de Kawahara. E depois com Wilde, após bela jogada de Ari, que mesmo desequilibrado, quase caindo no chão, encontrou o companheiro livre, que tocou para o gol livre.

Vinícius aumentou o placar depois de um chute da lateral, que contou com a colaboração do goleiro japonês. O Japão descontou com Inaba, com um belo chute de esquerda no ângulo de Tiago.

Fonte: Terra Esportes

[Tênis] Nº 69 do mundo bate Murray e provoca feito inédito desde 2010

Polonês Janowicz, 21 anos, emocionou-se com primeira vitória sobre um top 10 na carreira
Foto: Reuters
O polonês Jerzy Janowicz confirmou a fama de "matador de gigantes" no Masters 1000 de Paris. Número 69 do mundo, ele eliminou um favorito pela terceira vez seguida na competição nesta quinta-feira, quando superou o britânico Andy Murray, terceiro colocado do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). A vitória por 2 sets a 1, com direito a um match point salvo e parciais de 5/7, 7/6 (7-4) e 6/2 em duas horas e 23 minutos de partida, valeu vaga nas quartas de final do torneio.

O resultado provoca um feito inédito em dois anos no circuito profissional. Desde novembro de 2010 todos os Masters 1000 foram vencidos por algum integrante do atual top 4 - formado por Murray, além do suíço Roger Federer, do sérvio Novak Djokovic e do espanhol Rafael Nadal.

Isso não acontecerá em Paris, onde Federer e Nadal não competiram e Djokovic se despediu em sua estreia, nesta quarta-feira, derrotado pelo americano Sam Querrey. O último a quebrar a sequência dos quatro melhores do mundo foi o sueco Robin Soderling, que em 2010 ganhou justamente o Masters 1000 de Paris.

Oriundo do torneio qualificatório, Janowicz já havia eliminado na França o alemão Philipp Kohlschreiber, número 19 do mundo, e o croata Marin Cilic, o 15. Nesta quinta, o polonês fez grande apresentação contra Murray, mas esteve muito próximo da eliminação.

Após derrubar o poderoso serviço do rival no sétimo game do segundo set, o britânico se encaminhou para sacar para fechar a partida com vantagem de 5/4. Ele abriu 30-0, permitiu o empate por 30-30 e na sequência chegou ao match point, porém cometeu três erros seguidos e cedeu uma quebra que mudaria o rumo do confronto.

Seguro no tie-break, Janowicz empatou a partida e dominou a terceira parcial, na qual rapidamente abriu 5/1. Servindo em 5/2 para se classificar às quartas de final em Paris, ele se livrou de três break points (incluindo um 15-40), muito auxiliado pelo forte saque.

O gigante polonês, de 2,03 m e 90 kg, terminou o duelo com 22 aces e 83% de aproveitamento dos pontos quanto encaixou o primeiro saque. O jovem vive a melhor temporada da carreira e, depois de vencer três challengers em 2012, furou o qualificatório para disputar um Masters 1000 pela primeira vez na vida.

Após três vitórias, Janowicz busca vaga na semifinal na França contra o sérvio Janko Tipsarevic, nono colocado do ranking mundial, ou o argentino Juan Mónaco, o 12º. Esses tenistas, além de outros nomes como os top 10 Jo-Wilfried Tsonga, o checo Tomas Berdych e o argentino Juan Martín del Potro, são os candidatos a repetir o feito de Soderling em 2010, encerrando uma série de dois anos e 17 Masters 1000 consecutivos conquistados por Federer, Djokovic, Murray ou Nadal.

Com informações do Terra Esportes

[Basquete] Santo André supera Sport em duelo amistoso


O Santo André/Semasa derrotou o Sport Recife, na noite desta quarta-feira (31 de outubro), por 75 a 68 (42 a 27 no primeiro tempo), em partida amistosa, realizada no ginásio Municipal Pedro Dell’Antonnia, na cidade de Santo André (SP).

O jogo foi bastante movimentado, com a equipe paulista sempre no comando do marcador. Os dois técnicos promoveram um rodízio grande nas suas equipes durante a partida.

As cestinhas foram Micaela Jacintho, 19 pontos, Êga Garvão, 16 pontos, e Kátia, 12 pontos, pelo time da casa; a norte-americana Alex, 17 pontos, Erika e Palmira Marçal, ambas com 11 pontos, em favor do visitante.

“O nosso time, quando enfrenta um time que exige bastante, está correspondendo. Conseguimos marcar forte, assim como fizemos quando derrotamos o São José pelo estadual, e isso nos levou a vitória neste estadual”, comenta Laís Elena, técnica do Santo André/Semasa.

“Estamos iniciando um trabalho e estes amistosos estão sendo importantes para analisarmos como a equipe está e ter um parâmetro do que devemos trabalhar para estrear bem na Liga de Basquete Feminino (LBF)”, analisa a experiente pivô Alessandra, do Sport Recife.

“O time tem muito a crescer, já que estamos trabalhando há pouco tempo com o elenco completo. A tendência é de um crescimento gradual com o passar dos amistosos e treinamentos”, acrescenta a armadora Adrianinha, também do time pernambucano.

O Sport Recife conclui sua série de amistosos no Estado de São Paulo, enfrentando o São Caetano/Drummond, nesta quinta-feira (1º de novembro), às 18h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, na cidade de São Caetano do Sul (SP). Já o Santo André/Semasa abre sua participação na semifinal do Campeonato Paulista Feminino – 2012, enfrentando Americana, no dia 05 de novembro (segunda-feira), às 20h00 (de Brasília), Na cidade de Americana (SP).


Chapecoense x Luverdense – Duelo histórico e com cara de revanche

O Luverdense está próximo do maior feito de sua história e por isso vai para cima da Chapecoense nesta quinta-feira, às 19 horas, na Arena Condá, em Chapecó, pela partida de ida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série C. Duelo também tem cara de revanche para o time mato-grossense.

Na última vez em que a Chapecoense decidiu acesso contra um time mato-grossense, eliminou o Araguaia, da cidade de Alto Araguaia, na fase final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2009 – foi o primeiro ano da competição. Por isso, agora o time de Lucas do Rio Verde quer vingar o rival.

Na primeira fase, a Chapecoense terminou na terceira posição do Grupo B, com 29 pontos. Já o Luverdense, ficou na vice-liderança do Grupo A, com 34 apenas, sendo o segundo melhor time fase – atrás apenas do Fortaleza.

Artilheiro de 500 gols é dúvida

A Chapecoense definiu no treinamento da tarde desta quarta-feira, os titulares para a primeira partida das quartas-de-final da Série C, que acontece nesta quinta, contra o Luverdense. A única dúvida foi Rodrigo Gral.

O atacante deixou o gramado no último sábado, contra o Tupi, com dores musculares e virou dúvida para o técnico Gilmar Dal Pozzo. O único confirmado no ataque é Henrique, que aos poucos ganha a confiança dos torcedores. No restante o time deverá ser o mesmo que goleou na última rodada da primeira fase.

“O futebol está aparecendo graças ao trabalho em equipe. A chance chegou e estou encarando com maturidade e profissionalismo. Vamos entrar para vencer e buscar o acesso”, disse o atacante Henrique a Folha de Chapecó.

Luverdense com força máxima

O Luverdense já está em Chapecó e treina com força máxima para a primeira partidas das quartas-de-final da Série C, que acontece nesta quinta-feira, contra a Chapecoense, às 19 horas, na Arena Condá, no Sul do país. Time tem apenas um desfalque.

O técnico Dado Cavalcanti comandou o primeiro coletivo na tarde da última terça-feira, quando já esboçou o time que começará jogando. A única baixa no elenco é o atacante Tatu, ainda entregue ao Departamento Médico. Para o seu lugar, Rafael Tavares (que também pode atuar no meio) e Fio são as opções.

Concentrado e otimista, o presidente do Luverdense, Helmute Lawisch, afirmou que o time terá força máxima e lutará para sair com a vantagem no primeiro confronto. O dirigente encara a partida como “decisão”, uma vez que vale o acesso ao tão sonhado Campeonato Brasileiro da Série B.

“Estamos concentrados e muito bem acomodados. Fizemos uma atividade ontem, treinaremos hoje a tarde e depois vamos esperar pelo confronto. É decisão e não podemos tropeçar”, disse Helmute ao FI.

Com informações do FutebolInterior