Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ignorado por Mano, Cavalieri lidera melhor defesa do Brasileiro

Foto: Mauro Pimentel/Terra
Uma rápida olhada à tabela do Campeonato Brasileiro mostra que o líder Fluminense é dono também da melhor defesa da competição, com apenas 18 gols sofridos em 27 jogos. Mas a aplicação tática do time e o entrosamento dos zagueiros não são os únicos motivos para a excelente marca. Com a camisa 1 está talvez o principal responsável pelo desempenho da retaguarda tricolor: Diego Cavalieri.

Destaque da vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo após defender um pênalti de Bottinelli, o goleiro formado na base do Palmeiras é o líder de defesas do Brasileiro, segundo dados do Footstats. Em 25 partidas disputadas, ele realizou 97 defesas - média de 3,9 por jogo. Ou seja: se o Fluminense tem o melhor rendimento defensivo, Cavalieri tem boa parcela de "culpa".

Para se ter uma ideia, o goleiro da equipe com a segunda melhor defesa (Atlético-MG, com 20 gols sofridos) é Victor, que tem média bem inferior à de Cavalieri: 2,6 por jogo. Se o atleticano, por exemplo, tivesse o mesmo desempenho do arqueiro tricolor, provavelmente o título de melhor defesa da competição estaria com o time mineiro.

O ótimo Campeonato Brasileiro de Diego Cavalieri, por enquanto, não parece ter chamado a atenção do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. Na convocação para o Superclássico das Américas contra a Argentina, em que só atletas do futebol nacional foram chamados, os goleiros preferidos foram Jefferson (Botafogo) e Cássio (Corinthians); já Victor foi convocado para os amistosos contra Iraque e Japão, em 11 e 16 de outubro.

Aos 29 anos, aliás, Cavalieri nunca foi convocado para a Seleção. A falta de sequência como titular com certeza atrapalhou: após um excelente 2007, em que assumiu a meta do Palmeiras graças a uma lesão de Marcos, ele se viu de volta à reserva quando o mito alviverde voltou aos gramados.

No Liverpool (2008-10) e no Cesena (2010), novamente amargou o banco para ídolos locais: Pepe Reina e Francesco Antonioli, respectivamente. Agora, brilhando no líder do Brasileiro, pode ser que a chance venha em momento relativamente tardio na carreira.

Veja os números de Diego Cavalieri contra o Flamengo, segundo o Footstats

Defesas: 4
Faltas: 1 recebida
Lançamentos: 4 certos e 13 errados
Passes: 4 certos
Rebatidas: 2
Posse de bola: 40 segundos

Fonte: Terra Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário