Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

[Série C] Paysandu sobe depois de seis anos na 3ª Divisão

Yago Picachu comemora o primeiro o gol do Papão ao lado do volante Vanderson, que fez o segundo gol do Bicolor Paraense. (Foto: Mário Quadros)
O torcedor bicolor, acostumado a comemorar títulos e grandes façanhas, passou seis anos sofrendo com o seu clube do coração no Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, neste sábado (10), em Macaé (RJ), o Paysandu perdeu por 3 a 2 para o time da casa, mas conseguiu, enfim, garantir o retorno à Série B 2013.

Neste dia de comemoração em toda a região Norte do Brasil, o DOL relembra ao torcedor paraense a trajetória do Papão na última década, que foi de vitórias, conquistas e também de muito sofrimento.

CAMPEÃO

Os anos áureos do Papão foram em 2001, 2002 e 2003. Após a conquista do Bi-campeonato brasileiro da Série B, em 2001, o Bicola só deu alegrias para a Fiel. Em 2002 veio o título inédito da Copa Norte, que garantiu uma vaga para o Bicolor Paraense na Copa do Campeões.

Nesta competição, que só teve uma única edição, o Papão passou por grandes equipes como Fluminense, Corinthians, Bahia, Palmeiras e Cruzeiro, e se tornou campeão, garantindo mais um feito inédito: a vaga na Copa Libertadores da América, em 2003, quando o clube alviceleste chegou a vencer o Boca Junior, em Buenos Aires.

O DECLÍNIO

Após passar as edições de 2002, 2003, 2004 e 2005 na elite do futebol brasileiro – Série A -, o Paysandu disputou a Segundona em 2006, e neste mesmo ano foi rebaixado para a 3ª Divisão.

Em 2007, o Papão só não caiu para a Série D porque a competição ainda não existia. O clube paraense ficou na terceira colocação do seu grupo, com apenas um ponto ganho em seis jogos. No seu segundo ano na última divisão do futebol nacional, em 2008, o time azul celeste chegou até a terceira fase.

BATENDO NA PORTA

O terceiro ano na Série C do Campeonato Brasileiro, em 2009, foi um dos mais cruéis para a sua torcida. O Papão foi eliminado pelo Icasa-CE, nas quartas de final. Após empatar em 1 a 1 em casa, o Bicolor levou de 6 a 2 em Juazeiro do Norte (CE).

Em 2010, o terror da torcida bicolor foi o episódio conhecido como ‘Salgueiraço’. De novo nas quartas de final, o Paysandu caiu em casa, por 3 a 2, para o Salgueiro-PE, após empatar em 1 a 1 no primeiro jogo.

Ano passado o filme se repetiu: o Bicola precisava de um empate para garantir o acesso à Segundona, mas acabou perdendo a última partida para o América-RN, por 2 a 1, no Rio Grande do Norte, e ficou mais um ano na Série C.

O CAMPEÃO VOLTOU

2012 não começou muito bem para o Paysandu. Com um time formado basicamente por jogadores locais e das divisões de base, o Papão ficou apenas na 4ª colocação do Campeonato Paraense. Depois, com Lecheva no comando, o Papão consegui a primeira façanha do ano: chegou até as oitavas de final da Copa do Brasil, um fato inédito para o time da Curuzu.

Na Série C, o Papão repetiu alguns erros de anos anteriores. Antes de Lecheva, Roberval Davino e Givanildo Oliveira estiveram à frente da nau bicolor, com o primeiro contratando vários jogadores de fora. No entanto, brilhou mais forte a estrela de Ricardo Mendes, o Lecheva. Desde que entrou no comando da equipe, o grupo bicolor se soltou, se uniu mais e rumou para a vaga na Série B 2013.

Com informações do Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário