Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

[Tênis] Nº 69 do mundo bate Murray e provoca feito inédito desde 2010

Polonês Janowicz, 21 anos, emocionou-se com primeira vitória sobre um top 10 na carreira
Foto: Reuters
O polonês Jerzy Janowicz confirmou a fama de "matador de gigantes" no Masters 1000 de Paris. Número 69 do mundo, ele eliminou um favorito pela terceira vez seguida na competição nesta quinta-feira, quando superou o britânico Andy Murray, terceiro colocado do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). A vitória por 2 sets a 1, com direito a um match point salvo e parciais de 5/7, 7/6 (7-4) e 6/2 em duas horas e 23 minutos de partida, valeu vaga nas quartas de final do torneio.

O resultado provoca um feito inédito em dois anos no circuito profissional. Desde novembro de 2010 todos os Masters 1000 foram vencidos por algum integrante do atual top 4 - formado por Murray, além do suíço Roger Federer, do sérvio Novak Djokovic e do espanhol Rafael Nadal.

Isso não acontecerá em Paris, onde Federer e Nadal não competiram e Djokovic se despediu em sua estreia, nesta quarta-feira, derrotado pelo americano Sam Querrey. O último a quebrar a sequência dos quatro melhores do mundo foi o sueco Robin Soderling, que em 2010 ganhou justamente o Masters 1000 de Paris.

Oriundo do torneio qualificatório, Janowicz já havia eliminado na França o alemão Philipp Kohlschreiber, número 19 do mundo, e o croata Marin Cilic, o 15. Nesta quinta, o polonês fez grande apresentação contra Murray, mas esteve muito próximo da eliminação.

Após derrubar o poderoso serviço do rival no sétimo game do segundo set, o britânico se encaminhou para sacar para fechar a partida com vantagem de 5/4. Ele abriu 30-0, permitiu o empate por 30-30 e na sequência chegou ao match point, porém cometeu três erros seguidos e cedeu uma quebra que mudaria o rumo do confronto.

Seguro no tie-break, Janowicz empatou a partida e dominou a terceira parcial, na qual rapidamente abriu 5/1. Servindo em 5/2 para se classificar às quartas de final em Paris, ele se livrou de três break points (incluindo um 15-40), muito auxiliado pelo forte saque.

O gigante polonês, de 2,03 m e 90 kg, terminou o duelo com 22 aces e 83% de aproveitamento dos pontos quanto encaixou o primeiro saque. O jovem vive a melhor temporada da carreira e, depois de vencer três challengers em 2012, furou o qualificatório para disputar um Masters 1000 pela primeira vez na vida.

Após três vitórias, Janowicz busca vaga na semifinal na França contra o sérvio Janko Tipsarevic, nono colocado do ranking mundial, ou o argentino Juan Mónaco, o 12º. Esses tenistas, além de outros nomes como os top 10 Jo-Wilfried Tsonga, o checo Tomas Berdych e o argentino Juan Martín del Potro, são os candidatos a repetir o feito de Soderling em 2010, encerrando uma série de dois anos e 17 Masters 1000 consecutivos conquistados por Federer, Djokovic, Murray ou Nadal.

Com informações do Terra Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário