sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O que não fazer em dez quilômetros

Por Diego Toscano

Às vezes, nos preparamos à exaustão durante todo o mês para aquela corrida. Tanto suor e horas de treino com um só objetivo: completar dez quilômetros no tempo estipulado. De repente, ficamos pelo meio do caminho, seja por lesão ou cansaço. O que aconteceu? As respostas podem ser mais simples do que você imagina.

Os erros começam antes mesmo de a competição começar. Vir de uma rotina desgastante, onde há vários dias não se dorme bem, é perigoso. O atleta tem que estar descansado e focado ao máximo para a prova. Também não se podem realizar tarefas muito físicas na véspera da corrida, como faxina ou um treino muito forte na academia. Um detalhe que pode parecer bobo, mas que influencia bastante é o desconhecimento da prova que vai ser corrida. No mínimo, um atraso decorrente do erro do local da competição. É melhor já sair de casa sabendo onde vai correr.

Minutos antes da prova, detalhes fazem a diferença. Tomar água antes de a corrida começar é fundamental para o corpo ter maior capacidade de resfriar através do suor. Um cadarço mal amarrado vai te fazer perder alguns segundos e principalmente, o seu ritmo. Testar roupa ou tênis novo no dia da competição pode te fazer ter bolhas ou incômodo com um novo tipo de tecido. Seja precavido.

Ao começar a corrida, não largue muito forte, ou irá ficar pelo meio do caminho, exausto. Nem mantenha um ritmo que não é o seu. Tudo bem querer bater o tempo pré-estabelecido, mas as situações da prova, como chuva ou sol em demasia, podem atrapalhar esse objetivo. Não seja tão exigente com você mesmo. Corra no seu limite, não tente sempre bater recordes.

Corre10

Nenhum comentário:

Postar um comentário