Páginas

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A POSTURA CORRETA PODE AJUDAR DURANTE A CORRIDA

Todos os corredores buscam o melhor desempenho na corrida. Para isso, eles usam todos os tipos de acessórios, como, por exemplo, tênis com alta tecnologia, meias de compressão, GPS e roupas apropriadas. Entretanto, muitas vezes terminam esquecendo de cuidar e investir no principal "acessório": o corpo humano. Observar os movimentos que o corpo proporciona para fortalecer a musculatura são alguns dos cuidados que é preciso ter para obter um melhor desempenho nas pistas.

Existem várias maneiras para correr de uma forma saudável e cuidar do seu corpo. As dicas básicas são:

- Manter o corpo ereto e não relaxar totalmente reduz o impacto com o solo e facilita a execução dos movimentos durante a corrida.

- Realize passos curtos. Passos longos, onde o pé aterrissa longe do corpo gera maior sobrecarga aos joelhos e ao quadril, além de não ser um movimento eficiente.

- Esqueça o padrão "sentado". Muitos corredores apresentam uma flexão de tronco e quadril acentuada, o que lembra a postura de quando fica-se sentado. Correr assim prejudica as articulações e o desempenho. Para corrigir isso, mantenha a postura ereta e trabalhe a musculatura do quadril e do abdômen.

- Não olhe para baixo durante a corrida. Olhando para cima, você ativa o sistema reflexo do nosso corpo, facilitando a ação dos músculos necessários para a corrida. Olhar para baixo torna as coisas mais difíceis para o nosso corpo.

- Incline-se para frente. Inclinar todo o corpo para frente, não só o tronco, poupa energia durante a corrida e pode ser uma grande arma para melhores o desempenho.

- Não fique restrito aos exercícios com os equipamentos da academia, realize também exercícios funcionais. Faça exercícios que envolvam exercícios de equilíbrio, propriocepção, mudanças de direção e movimentos similares ao da corrida. Dessa maneira, o seu corpo terá um repertório motor maior.

Não esqueça: Sempre que for realizar alguma atividade física, faça-a sobre a observação de um profissional de educação física.


Corre10

Nenhum comentário:

Postar um comentário