Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

[TÊNIS] Futuro na Davis passa por Guaiaquil

Depois de jogar no carpete na Rússia em 2011 e nas quadras rápidas e indoor dos Estados Unidos e da Alemanha no ano passado, o Brasil não tem motivos para reclamar da escolha do Equador em sediar o próximo confronto da Copa Davis no saibro de Guaiaquil – cidade a nível do mar. Os jogos acontecem entre os dias 4 e 6 de abril no Guayaquil Tenis Club e definem uma vaga para os play-offs do Grupo Mundial – do qual o Brasil foi rebaixado em 2013. Play-offs que, por sinal, já possui potências como a Espanha de Rafael Nadal e a Sérvia de Novak Djokovic (ver quadro abaixo).

“Eles escolheram jogar num lugar quente e lento, pois sabem que nossos jogadores em geral gostam de lugares onde o jogo é um pouco mais rápido”, afirmou o capitão brasileiro João Zwetsch. O técnico ainda não tem a equipe definida para o confronto e vai aguardar o fim da série de torneios ATP no Brasil para convocar o time até o dia 25 de março, prazo final da Federação Internacional de Tênis (ITF) para a confirmação dos jogadores. As vagas dos duplistas Bruno Soares e Marcelo Melo e de Thomaz Bellucci são praticamente garantidas – restando apenas a definição do quarto integrante, que pode ser João Souza Feijão, Rogerinho ou até mesmo Guilherme Clezar. “As condições e o local sempre fazem a diferença. Vou esperar esses próximos torneios para definir a equipe”, avisou Zwetsch.

O histórico dos confrontos entre Brasil e Equador aponta um intenso equilíbrio. Foram quatro vitórias brasileiras e três equatorianas, sendo a última em disputa realizada em Porto Alegre no Playoff do Grupo Mundial de 2009. Para este ano, no entanto, apesar de atuar fora de casa, o favoritismo é brasileiro. O tenista com melhor ranking hoje no Equador é Emilio Gomez, número 300 na ATP.


Grupo Mundial (quartas de final)
República Tcheca x Japão
Alemanha x França
Cazaquistão x Suíça
Grã-Bretanha x Itália

Grupo Mundial (play-offs)
Estados Unidos
Espanha
Sérvia
Argentina
Austrália
Canadá
Holanda
Bélgica

Finais dos zonais (Grupo 1)

Américas:
Equador x Brasil
Colômbia x República Dominicana

Ásia/Oceania:
China x Uzbequistão
Coreia do Sul x Índia

Europa/África: 
Polônia x Croácia
Eslovênia x Israel
Suécia x Ucrânia
Eslováquia x Áustria


RedeTenis

Nenhum comentário:

Postar um comentário