segunda-feira, 30 de setembro de 2013

II Corrida Damas

O Colégio Damas promoverá, no dia 27 de outubro, a II Corrida Damas. O circuito manterá os 5 km e 400 m de percurso, saindo e retornando ao colégio, na avenida Rui Barbosa. A iniciativa atende aos pedidos de pais que, desde o início do ano, solicitam a continuação do projeto, parte das práticas da escola de incentivo a hábitos saudáveis. Em 2012, o evento reuniu mais de 250 atletas, entre ex-alunos, funcionários e público em geral. A expectativa para 2013 é de uma média de 400 participantes.

Para participar, basta ser maior de 15 anos e concluir a inscrição on-line, no Corre10, até o dia 23 de outubro. A taxa é de R$ 55 e inclui camisa do evento, chip para marcação exata do tempo, garrafas d'água e lanche. Também haverá uma UTI móvel à disposição dos participantes. Este ano, a loja de artigos esportivos Futebol do Brasil sorteará, entre os participantes, dois pares de tênis Adidas, um feminino e um masculino.

O evento é promovido em parceria com a Academia Corpore Sano, do ex-aluno André Nonato, e conta com o apoio da Federação de Atletismo, da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon). A concentração será a partir das 6h30, dentro do Colégio Damas, e a largada às 7h. O percurso segue pela Avenida Rui Barbosa, Rua Cardeal Arcoverde, ponte da Capunga, Avenida Beira Rio, Rua João Tude de Melo, retornando pela Avenida Rui Barbosa para o ponto de partida. Na chegada, as comemorações continuam no Colégio.

[SÉRIE B] Sport x Joinville: G-4 em jogo na Ilha

Foto: Elton de Castro
Sport e Joinville se enfrentam hoje, às 19h30, na Ilha do Retiro. O jogo é um confronto direto pelo G-4 da competição. A expectativa é de uma grande partida. O time leonino deve voltar a jogar no 3-5-2, mas terá apenas um volante, Rithely. Junto com ele no meio vão jogar Ailton e Lucas Lima.

O técnico do Sport explicou como o time funcionará. "Dá para jogar com 3- 5-2 até pela maneira como o Joinville joga. Aí eu faço três zagueiros, mas coloco Rithely como o primeiro volante, o que pode me dar uma variação para o 4-4-2. Continuo com o Lucas Lima e o Ailton na armação, dando liberdade para meus laterais", disse. 

O ADVERSÁRIO - Embora esteja no G4, o Joinville não vive grande momento na Série B. Nas últimas três partidas, não obteve nenhuma vitória. Por outro lado, o Leão precisa ficar atento - poque o JEC é o segundo melhor visitante da competição. O técnico Ricardo Drubscky tem alguns problemas para este jogo.

O mais importante deles é no gol: Ivan, lesionado, não joga. Oliveira, o reserva imediato, será o camisa um da equipe. Por outro lado, o zagueiro Jussani e o atacante Edigar Junio voltam ao time e são opções para o comandante. O meio-campista recém-contratado Diogo Oliveira foi relacionado para o duelo, mas fica no banco.

Ficha do Jogo

SPORT: Magrão; Tobi, Pereira e Oswaldo; Patric, Rithely, Ailton, Lucas Lima e Marcelo Cordeiro; Marcos Aurélio e Felipe Azevedo
Técnico: Geninho

JOINVILLE: Oliveira; Eduardo, Sandro, Rafael e Bruno Costa; Augusto Recife, Marcus Vinícius, Marcelo Costa e Martín Ligüera ;Edigar Junio e Lima Técnico: Ricardo Drubscky

Local: Ilha do Retiro; Horário: 19h30; Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ); Assistentes: Adson Marcio Lopes Leal (BA) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)

Martelotte evita falar em aproveitamento para fuga da degola:"Pensamos jogo a jogo"

O Náutico precisa de aproximadamente 35 pontos para escapar do rebaixamento. Pontos a serem conquistados em 14 jogos. Seria um aproveitamento digno de time campeão. O técnico Marcelo Martelotte sabe disso. E justamente por isso, não quer o time com esse pensamento. Evitando empolgação pela vitória que veio permeada pelo bom futebol apresentado pela equipe, o treinador afirmou que prefere o pensamento no hoje, evitando fazer planos de aproveitamento – que no caso timbu teriam que superar os 70% até o fim da Série A.

"Na verdade, a gente fala do jogo a jogo e não é conversa fiada. É porque é muito mais fácil vencer cada jogo do que fazer 71% de aproveitamento. Não adianta botar essa meta e um objetivo mais complicado do que o que já temos. Uma vitória é importante e menos difícil do que pensar em 11 vitórias. É mais simples trabalhar dessa maneira do que fixar meta. Quero evitar em falar de aproveitamento de campeão. Pensar em um aproveitamento desse seria uma responsabilidade muito maior do que fixar a meta de uma vitória", detalhou o treinador timbu.

Questionado se a partida das 19h30 desta terça-feira seria fundamental para o futuro alvirrubro na Série A, Martelotte preferiu fugir da conotação de "decisão". Preferiu manter a tranquilidade e falar em planejamento. "Nosso trabalho não acaba no jogo com a Ponte, a parte motivacional não acaba nesse jogo. Temos que sempre manter o grupo em um grau elevado de disposição. A missão não é fácil, mas passa por uma sequência e não só por essa partida. É um confronto direto, mas passa por uma preparação como fizemos contra o Santos e o Coritiba. Queremos manter o bom nível", afirmou.

Martelotte ainda elogiou bastante o time da Ponte Preta, ainda que o time seja o vice-lanterna da Série A. Lembrou que a Macaca vem de uma boa sequência de vitórias (inclusive contra o então vice-líder Botafogo, na última rodada) e pregou a manutenção do bom futebol alvirrubro. "Vamos precisar jogar sempre no limite, independentemente do adversário. Sabíamos que tínhamos jogadores jogando abaixo do potencial e a partir do momento que eles atingem algo próximo, o time sobe. É importante manter o nível das últimas partidas com mais regularidade até constatar uma evolução definitiva da nossa equipe", pontuou.

SuperEsportes

Neto Baiano e Rafael Pereira de olho na vaga de titular pelo Sport na Série B

Neto Baiano e Rafael Pereira são os últimos reforços do Sport para a Série B (Foto: Daniel Gomes)

O Sport apresentou os seus dois últimos reforços para a disputa da Série B nesta segunda-feira. O zagueiro Rafael Pereira e o atacante Neto Baiano foram breves nas palavras, mas mostraram confiança em conquistar o acesso pelo Leão. Rafael, que foi capitão do Juventude na campanha do acesso à Série C, quer o feito novamente, desta vez com o Rubro-negro.

- O jogador tem que vir pensando em jogar. Eu venho de um acesso com o Juventude e quero outro. Sei que esse grupo pode muito.

Para Neto Baiano, o desejo de jogar no Sport já é antigo. Antes de se transferir para o Goiás, no início deste ano, o clube rubro-negro o procurou, mas as tratativas não andaram.

- O que pesou foi a vontade de jogar no Sport. Eu já tive uma sondagem, mas não deu certo. Sempre tive vontade de morar no Recife e jogar aqui. Um clube desse porte não pode estar na Segunda Divisão e eu espero contribuir para isso.

Rafael afirmou que procurou saber mais sobre o grupo do Sport e viu muita qualidade na equipe. Guarda a ansiedade de poder se firmar no time rubro-negro, mas enalteceu o grupo atual do Leão.

- Nós estamos vindo para somar e quanto a ser titular, deixo com o Geninho. Temos um grupo bom e isso é favorável para nós conseguirmos o acesso.

Neto Baiano já trabalhou com Geninho em 2011, no Vitória. Na oportunidade, Neto era o artilheiro da equipe e deseja que a receita se repita.

- Eu já trabalhei com o Geninho e eu penso em ajudar o Sport. Não tem isso de porque eu joguei com o Geninho que vou ser titular. Não adianta só ser conhecido por ele. Tenho que fazer os gols aqui.

GE

Pernambucano 2014 começa em dezembro de 2013

Preocupado com as poucas datas para a disputa do Estadual, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, reuniu representantes dos clubes e a imprensa para anunciar a fórmula do Campeonato Pernambucano 2014.

Muitas novidades. A competição terá início no dia 8 de dezembro, apenas com as nove equipes do interior, que vão se enfrentar em sistema de ida e volta. As três primeiras colocadas estão classificadas para a segunda fase da competição, que já contará com a participação de Sport, Náutico e Santa Cruz . A equipe campeã desta fase classficatória já tem vaga assegurada na Série D do Campeonato Brasileiro. As demais equipes vão disputar uma espécie de "Torneio da Morte", que vai apontar as duas equipes que serão rebaixadas à Série A2.

O hexagonal decisivo começa no dia 8 de fevereiro. As seis equipes jogam entre sim, também no sistema de ida e volta. As quatro primeiras colocadas vão para a fase semifinal. O primeiro colocado encara o quarto, e terceiro pega o segundo. Os melhores colocados fazem o segundo jogo em casa. 

Para levar em conta o saldo de gols para se conhecer os finalistas. Ou seja, se um equipe vencer por 5x0 o primeiro jogo e perder o segundo por 2x0, a decisão vai para os penaltis. Sport, Santa Cruz e a própria FPF queriam que o saldo de gol fosse levado em conta no critério de desempate, mas foram votos vencidos. Também não haverá o critério de cartões amarelos e vermelhos, que causou polêmica no ano passado.

A segunda vaga da Série D será definida no hexagonal decisivo. A equipe mais bem colocada nessa fase e que não estiver numa divisão maior, ganha o prêmio. Nesse caso, Sport, Náutico, Santa Cruz e Salgueiro estão fora desse critério, por motivos óbvios.

A nova fórmula foi aprovada pelos clubes. Mas ainda haverá uma nova reunião para acertar alguns pequenos detalhes.


Com informações do Blog do Torcedor

Sport fará dois jogos da Série B na Arena PE e volta ao Todos com a Nota

A diretoria do Sport agiu rápido e resolveu o impasse com o Governo do Estado para que o clube tenha direito aos ingressos do programa Todos com a Nota já para a partida desta terça-feira, contra o Joinville, na Ilha do Retiro (as reservas já estão liberadas pelo telefone 2121-8181). Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Gustavo Dubeux, o clube já concordou em levar dois jogos do time, ainda este ano, para a Arena Pernambuco. Com isso, o Sport volta a ter direito ao subsídio governantal, de acordo com lei estadual e vigor desde janeiro.

"Nós entramos em contato com o secretario da fazenda (Paulo Câmara) e acertamos levar dois jogos do Sport até o final da Série B para a Arena. Agora vamos nos reunir com o técnico Geninho e os demais membros da comissão técnica para escolhermos as partidas. Com isso, os ingressos do Todos com a Nota já estarão à disposição do nosso torcedor para esse jogo importantíssimo contra o Joinville", explicou Gustavo Dubeux.

"Na verdade, independentemente disso, já tínhamos o pensamento de levar um jogo para a Arena para a torcida do Sport conhecer o estádio como mandante (a única partida do clube no estádio foi contra o Náutico, pela Sul-Americana)", completou Dubeux.

Vale lembrar que o pensamento do Sport é assinar um contrato de cinco anos com a Arena Pernambuco a partir de 2014, quando deve-se iniciar as obras da nova Ilha do Retiro. Por enquanto, o projeto espera aprovação de dois órgãos governamentais para depois ser levado mais uma vez a votação no Conselho Deliberativo. A ideia é começar a construção no início do próximo ano.

Santa Cruz

Procurado pela reportagem do Superesportes para falar sobre a exclusão do clube do Todos com a Nota e a obrigatoriedade de assinar contrato com a Arena Pernambuco para voltar a ter o incentivo, o presidente tricolor, Antônio Luiz Neto preferiu não se pronuncia.

"Prefiro não dar entrevista sobre esse assunto", disse.

SE

[SÉRIE A] A vigésima quarta classificação da elite nacional em 2013


Péricles Chamusca é o novo técnico do Coritiba

Com informações da Agência Estado

Derrota pelo Náutico no último sábado, o Coritiba tem novo técnico. Trata-se de Péricles Chamusca - que já comandou o Santa Cruz e o Sport na carreira. Péricles substitui Marquinhos Santos, demitido na semana passada.. Ele será apresentado ainda nesta segunda-feira.

O Coritiba confirmou o acerto através das redes sociais. "Encerrou há pouco a reunião do presidente Vilson Ribeiro de Andrade e do gerente de futebol do clube, Mario André Mazzuco, com o novo técnico do Coxa, Péricles Chamusca. Chamusca terá uma reunião de departamento no início da tarde com os demais profissionais do futebol e será apresentado oficialmente às 15hs no CT da Graciosa", registrou o clube.

Chamusca, que completou 48 anos neste domingo, estava desempregado desde abril, quando foi demitido pela diretoria da Portuguesa, quando a equipe ainda disputava a Série A2 do Campeonato Paulista - o motivo da saída foi o 7 a 0 que a Lusa havia levado do Comercial de Ribeirão Preto. Mesmo com o revés, o comandante deixou a Lusa com um histórico de quatorze vitórias quatro empates e quatro derrotas.

[PE SÉRIE A2] Resultados, classificação de momento e os próximos jogos!


[SÉRIE A] Portuguesa 4×0 Corinthians “SHOW de Gilberto”


[SÉRIE D] Salgueiro 1×2 Botafogo-PB “Decepção no sertão”

O Botafogo-PB conseguiu dar neste domingo um importante passo rumo à final da Série D do Campeonato Brasileiro de 2013. Jogando contra o Salgueiro, na casa do adversário, o clube de João Pessoa venceu por 2 a 1 e agora pode até perder por 1 a 0 dentro de casa que ainda assim estará classificado. O jogo, que teve início às 16h, aconteceu no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro-PE.

O Botafogo abriu o placar no início do primeiro tempo, com Doda, mas acabou sofrendo o empate nos acréscimos da etapa inicial, após gol contra de Marcel. No segundo tempo, Izaías saiu do banco para colocar o Belo mais uma vez na frente. E tal qual no primeiro tempo, o Salgueiro teve uma chance incrível nos acréscimos. Desta vez, contudo, Ferreira salvou na linha e garantiu a vitória.

Agora, os dois times voltam a jogar no próximo domingo no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Qualquer empate ou vitória para o Botafogo classifica o time de João Pessoa, que também se classifica mesmo com derrota por 1 a 0. Se o Salgueiro devolver o 2 a 1 leva as disputas para os pênaltis. Qualquer outra vitória do Salgueiro classifica o time pernambucano.

GE/PE

André Dias elogia Siloé e prevê melhora da dupla com entrosamento

(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Santa Cruz estreou uma nova dupla de ataque neste domingo, mas não conseguiu sair do zero a zero na partida contra o Sampaio Corrêa. Apesar do desempenho negativo, o atacante André Dias, que jogou ao lado do estreante Siloé, acredita que a dupla foi bem e que ainda tende a melhorar com o aumento do entrosamento. Os dois só tiveram uma semana de treinos juntos.

- Sempre quando a gente joga pela primeira vez, existe uma expectativa muito grande. Acho que nos entendemos bem e conseguimos encaixar tranquilamente, mas o ruim é que atacante vive de gols e hoje a bola só bateu na trave.

André Dias ainda destrinchou um pouco as orientações que foram pedidas pelo técnico Vica e deixou claro que a nova dupla se movimentou bem em campo.

- No momento que ele ia mais para esquerda eu estava mais centralizado e vice e versa. Quando tinha a possibilidade de os dois abrirem, ainda tinha o Raul, que chegava de trás e pelo meio.

Além dos elogios do parceiro de ataque, o estreante Siloé também parece ter agradado o técnico Vica, que explicou a escolha pelo jogador.

- Quando coloquei Siloé, falei que era uma opção para mudar as características de jogo e conseguimos. Tivemos mais movimentação. Siloé sofreu muita falta e preocupou muito a marcação.


GE

[SÉRIE C] Santa Cruz falha no ataque e amarga empate em 0 a 0 com o Sampaio Corrêa

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Não faltou luta, mas sim competência para transformar o maior volume de jogo durante toda a partida em uma vitória. O empate por 0 a 0 neste domingo, contra o Sampaio Corrêa frustou os quase 40 mil torcedores que foram ao Arruda e tirou os pernambucanos do G4, com o tricolor caindo para a 5ª posição, com 28 pontos, um a menos que o CRB. Na próxima quarta-feira, no entanto, o Santa tem a chance de assumir a liderança do grupo caso vença o lanterna Rio Branco, no Acre.

Com a obrigação de vencer, não restou outra alternativa para o Santa Cruz a não ser buscar o ataque desde o início do jogo. E isso o tricolor buscou fazer. Porém, apesar do maior volume de jogo, poucas chances reais de marcar foram criadas. E dois fatores contribuíram com isso. O primeiro deles era a atuação discreta dos meias Natan e Raul, prejudicando a criatividade coral. 

A única boa aparição de Raul na primeira etapa foi uma falta cobrada no travessão, aos 25 minutos. Já Natan, sofrendo com a marcação individual, procurou espaço nos lados do campo nos minutos finais. Mas seguiu apagado. Outro pecado coral na primeira etapa era a falta de apoio dos laterais. Tanto Nininho, pela direita, quanto Tiago Costa, na esquerda, subiram pouco ao ataque. 

Com isso, a partida ficou embolada no meio de campo. O ponto positivo do Santa ficou por conta do estreante Siloé, que deixou o ídolo Dênis Marques no banco de reservas e fez dupla pela primeira vez com André Dias. O camisa 11 foi o jogador mais participativo do Santa na etapa inicial, com muita movimentação e buscando sempre o jogo. No entanto, em alguns momentos faltou calma para definir as jogadas. Já o Sampaio Corrêa apostou nos contra-ataques. 

E mesmo com menor posse de bola, chegou com perigo em pelo menos três oportunidades. Todas em chutes de fora da área. Em uma delas, como Lucas, obrigando Tiago Cardoso a fazer difícil defesa. Já o Santa só voltou a ameaçar aos 44, com Luciano Sorriso recebendo boa bola de André Dias e chutando colocado, para fora. 

Um dos poucos chutes do time no primeiro tempo. No retorno para o segundo tempo, o técnico Vica não fez substituições. E o jogo não mudou, com o Santa tentando pressionar, porém sem inspiração e o Sampaio Corrêa jogando por uma bola. Aos 11 minutos, por pouco a tática maranhense não deu certo. Após escanteio, Lucas cabeceçou, Tiago Costa fez boa defesa e a bola tocou na trave. 

Nas arquibancadas, a torcida começou a pedir por Dênis Marques. Pedido que o técnico Vica resolveu atender aos 19 minutos. Mas em dose dupla, com Dênis Marques entrando na vaga de Siloé e Renatinho substituindo Natan. As mudanças deram ânimo novo aos tricolores, que voltaram a pressionar. Mas novamente, sem conseguir penetração na área maranhense, o que foi deixando o time pernambucano nervoso e cedendo espaço para os contra-ataques. 

Só aos 31 minutos, os corais chegaram com perigo, com André Dias mandando de cabeça na trave, após bom cruzamento de Nininho. Foi a senha para uma nova pressão do Santa. Porém, definitivamente, faltou inspiração onde sobrou transpiração. Nos minutos finais, o Sampaio ainda conseguiu assustar os donos da casa. No final do jogo, a torcida que apoio o time durante todo o jogo, desabafou. Vaias disfarçadas de frustração. 

Ficha técnica 

Santa Cruz 0
Tiago Cardoso, Nininho, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul e Natan (Renatinho); Siloé (Dênis Marques) e André Dias. Técnico: Vica. 

Sampaio Correa 0
Rodrigo Ramos; Toty, Paulo Sérgio, Mimica e Deca (Aírton); Jonas (Joíldo), Arlindo Maracanã, Eloir e Róbson; Leandro Quivel e Lucas (Edgar). Técnico: Flávio Araújo. 

Local: Arruda. Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP). Assistentes: Herman Brummel e Fábio Rogerio Baesteiro (ambos de SP). Público: 38.434. Renda: R$ 502.394,22

SuperEsportes

domingo, 29 de setembro de 2013

Mauricio Assumpção confirma interesse em Walter, do Goiás

O Botafogo não vive boa fase dentro de campo e não vence há quatro partidas. Fora dele já começa a se movimentar para garantir reforços para a próxima temporada. Na última sexta-feira, o LANCE!Net antecipou o interesse alvinegro em Walter, atacante do Goiás e um dos destaques da atual edição do Campeonato Brasileiro. E neste domingo, durante o evento de natação Raia Rápida, no parque aquático do Glorioso, na sede do Mourisco, o presidente Mauricio Assumpção confirmou o interesse no centroavante.

- Fiquei muito feliz de ver o Walter falando que o Botafogo é um dos maiores, foi a expresão que ele usou. Ele é um dos maiores atacantes do futebol brasileiro hoje e não é brincadeira com o peso dele. Os maiores sabem onde devem atuar e se encontrar. Ele tem qualidade e vem fazendo muitos gols. Com certeza... Pode ser que seja um nome que esteja na lista do Botafogo - disse Mauricio, tentando despistar os jornalistas presentes ao evento.

sábado, 28 de setembro de 2013

[SÉRIE A] NÁUTICO DESENCANTA E AGRAVA A CRISE DO CORITIBA NA ARENA PE: 3 A 0

Há exatos dois meses, em 28 julho, o Náutico atropelou o Internacional na Arena Pernambuco por 3 a 0. Desde então, amargou 14 rodadas de jejum. Faltou um jogo para igualar a maior sequência sem vitória da era dos pontos corridos na Série A. Neste sábado, o Timbu voltou a se inspirar. A vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba mostrou quanto o técnico Marcelo Martelotte tem feito bem ao Alvirrubro - foi a segunda partida sob o seu comando. E agravou a crise do Coxa, agora há cinco rodadas sem vencer no Brasileirão e cada vez mais longe do G-4.

Maikon Leite voltou a brilhar, com dois gols e uma bela atuação. Dadá marcou o outro. Maikon também havia balançado a rede naquela vitória sobre o Internacional e, na última quarta-feira, quando o Timbu fez boa apresentação no empate com o Santos, em 1 a 1, na Vila Belmiro. Com o resultado, o time pernambucano chegou aos 14 pontos, ainda afundado na lanterna e longe de sonhar com uma saída da zona de rebaixamento. O Coxa aparece em 13º lugar, com 31 pontos, cada vez mais distante do G-4.

Na próxima rodada, o Náutico encara a Ponte Preta, nesta terça-feira, no Moisés Lucarelli, enquanto o Coritiba recebe o Flamengo, quarta, no Couto Pereira. Até lá, o Coxa deve anunciar o nome do novo treinador. Neste sábado, o interino Marcelo Serrano assumiu a vaga deixada por Marquinhos Santos, demitido após a derrota para o Ituagüí, dentro de casa, pela Copa Sul-Americana. 

Superioridade alvirrubra

Ao fim do primeiro tempo, a sensação para o torcedor alvirrubro foi a mesma do jogo de quarta-feira, na Vila Belmiro: o empate deixou um gostinho de lamentação. Maikon Leite, destaque individual do primeiro tempo, voltou a dar as cartas no setor ofensivo.

Foram quatro boas defesas de Vaná, duas delas em finalizações de Maikon Leite, aos 18 e aos 32 minutos. Aos sete, Dadá obrigou o arqueiro do Coxa a se esticar todo para desviar a bola. Os números mentiram. Pelo menos o percentual de posse de bola - 59% contra 41% a favor do Coritiba - não traduziu o que se viu dentro de campo.

As ações ofensivas do Coxa se resumiram a dois chutes perigosos do apagado Alex. O primeiro logo aos cinco minutos. O segundo, mais perigoso, aos 41, exigindo boa defesa de Gideão. Entre uma finalização e outra ele não conseguiu ser aquele maestro a ditar o ritmo de sua equipe. Inofensivo no ataque e vulnerável na defesa, o Coxa aceitou a postura mais impetuosa do adversário.

Enfim, bola na rede

A primeira medida de Martelotte no intervalo foi abrir mão de uma aposta. Saiu o garoto João Paulo, de apenas 17 anos, e entrou o experiente Olivera. Jogador de área, o uruguaio vinha sendo subutilizado há varias rodadas, esquecido na reserva. Bastaram cinco minutos em campo para mostrar por que merece mais chances no time. Numa bola levantada por Tiago Real, o uruguaio subiu no meio da área do Coxa e testou firme para ras redes. Náutico 1 a 0.

O gol fez justiça à maior iniciativa do Timbu desde os primeiros minutos de jogo. Depois dele, narturalmente, o Coxa passou a tentar agredir mais. Aos 15, porém, Escudero recebeu o segundo cartão amarelo por uma entrada forte em Martinez no meio do campo e foi expulso. Com um a menos, a situação ficou ainda mais difícil para o Coritiba. O interino Marcelo Serrano mexeu três vezes. Saíram Bottinelli, Vitor Junior e Bill para as entradas de Dudu Figueiredo, Lincoln e Emerson Santos, respectivamente.

Aos 25, Alex deixou Robinho cara a cara com Gideão. Foi a melhor chance desperdiçada pelo time paranaense. Crucial. Porque seis minutos depois, Maikon Leite tratou de ampliar a vantagem alvirrubra. Após passe de Dadá, ele deu um toque sutil na saída do goleiro.

No fim, Morales, que substituiu Tiago Real, quase marcou um golaço e ainda ajudou a fechar o placar. No primeiro lance, deu um drible dentro da área e deixou o adversário sentado no chão. Minutos depois, pela esquerda, passou por dois adversários e tocou para Maikon Leite pegar de primeira e marcar o terceiro do Timbu. A torcida alvirrubra voltou a festejar. Estava quebrada uma das sequências mais negativas da história do Clube Náutico Capibaribe.

GE

[SÉRIE B] Sport vence e cola no G-4

Foto: Elton de Castro
Parecia que o Sport ia perder mais um jogo fora de casa. O time leonino saiu atrás do placar, mas virou o jogo e segurou a pressão no final do jogo. O gol do time paulista foi marcado por Lincon, os gols pernambucanos foram marcados por Oswaldo no primeiro tempo e Lucas Lima na etapa final.

Com a vitória o time leonino termina a rodada em 5° lugar com 40 pontos. O próximo adversário é o Joinville na Ilha do Retiro, será um confronto direto pelo G-4.

Ficha técnica

1 Bragantino
Leandro; Robetinho, Raphael Andrade, Yago e Carlinhos, Serginho, Preto, Léo Jaim e Magno Cruz (Bruninho); Lincon e Tiaguinho. Técnico: Marcelo Veiga

2 Sport
Magrão; Patric, Pereira, Oswaldo e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Ailton e Lucas Lima (Gabriel); Marcos Aurélio (Nunes) e Felipe Azevedo. Técnico: Geninho

Local: Estádio Nabi Abid Chedid (Bragança Paulista-SP).
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação.
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e José Raimundo Dias da Hora.
Gols: Lincon (B); Oswaldo e Lucas Lima (S)
Cartão vermelho: Anderson Pedra (S)
Cartão amarelo: Carlinhos (B)
Público: 1.125 pessoas
Renda: R$ 15.683

FIA anuncia calendário mais longo da história da F-1 para 2014

Em fase de preparação para próxima temporada da Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) já definiu programação para 2014. Em anuncio feito nesta sexta-feira, a entidade confirmou 22 corridas para o calendário do próximo ano, registrando recorde de provas disputadas em um só campeonato. Assim como em 2011, 2012 e 2013, o Brasil será responsável por sediar o encerramento do Mundial, em 30 de novembro.

Conforme a programação apresentada nesta sexta-feira, a próxima temporada terá início em 16 de março, no Grande Prêmio da Austrália. Programado para ocorrer já neste ano e cancelado por problemas estruturais, o GP das Américas, em Nova Jersey, novamente aparece no calendário, mas precisará passar por nova avaliação. A Rússia, por sua vez, está confirmada para receber prova.

Outra novidade para 2014 é uma corrida em território mexicano, também ainda programada em caráter provisório. O país recebeu etapas da Fórmula 1 em 16 oportunidades, entre 1962-1970 e 1986-1996. Em 28 de maio de 1989, o brasileiro Ayrton Senna venceu a disputa no circuito Hermanos Rodriguez.

País de origem da equipe Red Bull, a Áustria está de volta ao calendário por causa de forte influência da equipe chefiada por Christian Horner. A primeira prova em território austríaco foi disputada em 1964, no circuito de Zeltweg Airfield. Depois de seis anos, a etapa voltou a ser realizada ininterruptamente no Osterreichring até 1987. Após dez anos de fora, o país retornou à F-1 na mesma pista, rebatizada de A1 Ring, sediando provas até 2003.

O Brasil não tem nenhum piloto garantido no grid de largada para próxima temporada. Atualmente, Felipe Massa compete pela Ferrari, mas já anunciou que deixará a equipe. A Sauber é uma das opções do piloto, que tem Lotus e McLaren como prioridades. Luiz Razia, Felipe Nasr e o experiente Rubens Barrichello, de 41 anos, são outros possíveis competidores nacionais. 

Confira o calendário completo da temporada de 2014 da Fórmula 1:

16 de março - Austrália (Melbourne) 
30 de março - Malásia (Sepang) 
06 de abril - Coreia (Yeongam) - data provisória
20 de abril - China (Xangai) 
27 de abril - Bahrein (Sakhir) 
11 de maio - Espanha (Barcelona) 
25 de maio - Mónaco (Mônaco) 
01 de junho - Nova Jersey (GP das Américas) *
08 de junho - Canadá (Montreal) 
22 de junho - Áustria (Spielberg) 
06 de julho - Grã-Bretanha (Silverstone) 
20 de julho - Alemanha (Hockenheim) 
27 de julho - Hungria (Budapeste) 
24 de agosto - Bélgica (Spa) 
07 de setembro - Itália (Monza) 
21 de setembro - Singapura (Marina Bay) 
05 de outubro - Japão (Suzuka) 
12 de outubro - Rússia (Sochi) 
26 de outubro - Abu Dhabi (Yas Marina) 
09 de novembro - México (Cidade do México) *
16 de novembro - EUA (Austin) 
30 de novembro - Brasil (Interlagos)

EI

Em dérbi com 4 brasileiros, Chelsea busca empate e frustra Tottenham

Foto: Reuters
Em busca da liderança do Campeonato Inglês, o Tottenham saiu à frente e teve bom primeiro tempo no White Hart Lane, mas acabou com empate em dérbi londrino neste sábado. Melhor na etapa complementar, o Chelsea buscou a igualdade e segurou o marcador nos minutos finais, já com um jogador a menos pela expulsão de Fernando Torres. Os gols foram marcador pelo islandês Sigurdsson e por John Terry.

Quatro dos seis brasileiros das duas equipes foram titulares no clássico. O anfitrião Tottenham utilizou Paulinho por 90 minutos, enquanto o Chelsea também teve Oscar, Ramires e David Luiz como titulares. Sandro ainda foi reserva no time da casa e Willian, ex-Shakhtar e Anzhi, não foi relacionado.

A primeira etapa do Tottenham foi bastante superior no White Hart Lane. Aos 19min, o placar foi aberto de maneira natural pelo time da casa: Eriksen abriu pela esquerda, Soldado escorou e Sigurdsson, depois de vencer John Terry na dividida, bateu para vencer Petr Cech.

Bem no jogo, Paulinho apareceu à frente em duas boas ocasiões para tentar marcar seu terceiro gol com a camisa do Tottenham. Na primeira ocasião, Townsend foi à linha de fundo e bateu para a pequena área - o ex-corintiano entrava livre, mas foi travado por Ivanovic. Pouco depois, agora com liberdade, Paulinho bateu firme na grande área, mas a bola explodiu na trave.

Responsável por cobranças a José Mourinho por não ser titular, Juan Mata foi acionado no intervalo e tornou o Chelsea mais ofensivo. Foi do espanhol a assistência em falta central que terminou em boa cabeçada de Terry, livre, aos 20min. Por pouco o placar não foi ampliado quando Fernando Torres passou ao alemão Schürrle, freado por Lloris.

Torres seria expulso na sequência por agressão a Vertonghen, o que deixou o jogo sem poucas possibilidades para o Chelsea virar. André Villas Boas arriscou a entrada de Defoe, o único com chance de marcar no fim. Ele recebeu em condições na grande área, mas chutou fraco para defesa de Petr Cech.

O Tottenham fica com 13 pontos e pode ser ultrapassado na liderança do Inglês. Já o Chelsea, com 11 pontos, resiste nas primeiras posições.

Terra

Recife terá plano de ação para ampliar acesso à prática de esportes

O vice-prefeito, Luciano Siqueira, presidiu o lançamento do projeto Cidades da Copa.
 (Foto:Inaldo Lins/PCR) 

Até o final deste ano, o Recife contará com um plano de ação integrada para estimular a prática do exercício físico e ampliar o acesso ao esporte. O documento será elaborado a partir de parceria entre a Prefeitura e a sociedade civil, no âmbito do projeto Cidades da Copa, lançado na última quarta-feira (25) com a presença da ex-atleta de vôlei Ana Moser, hoje presidente do Instituto Esporte & Educação. Antes do evento, o prefeito Geraldo Julio recebeu a medalhista olímpica em seu gabinete, na sede da PCR.

O plano será mais um legado da Copa do Mundo da Fifa para a cidade e vai agregar as iniciativas já existentes no Município, como o Recife Bom de Bola, o Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) e o Segundo Tempo, à novas ideias que serão fruto de debate com a sociedade.

“O projeto deixará um legado esportivo muito relevante para o Município, assim como para todas as cidades que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. Esse é um plano que prevê o Recife com muito mais práticas esportivas no futuro. Nosso intuito é exatamente incentivar essa prática através de um cronograma bem estabelecido, a partir de um debate com as lideranças locais”, afirmou Geraldo Julio.

O vice-prefeito Luciano Siqueira presidiu a mesa durante o lançamento do projeto, na tarde da quarta (25), no auditório do Centro de Artesanato, no bairro Recife. “Sediar a Copa é um desafio e uma oportunidade. Vamos explorar ao máximo as possibilidades oferecidas pelo evento, em benefício do Recife e do seu entorno”, definiu Siqueira.

De acordo com o secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, o projeto chega em um momento oportuno. “O legado da Copa é indiscutível na área de infraestrutura, com a Via Mangue, os corredores de ônibus e as melhorias no aeroporto. Mas construir um legado esportivo que vá além da Arena Pernambuco é nosso maior desafio. A primeira grande iniciativa nesse sentido foi o programa Recife Bom de Bola, que usa o esporte como plataforma para um conjunto de ações”, salientou Braga.

Para Ana Moser, o Cidades da Copa é um projeto de sensibilização das políticas públicas. “É fundamental que todos tenham acesso ao esporte, independente do grau de aptidão. Propomos a mobilização da cidade em torno do legado dos grandes eventos, como a Copa e a Olimpíada, para que eles deixem uma herança esportiva. Há três anos, não se falava em legado, mas hoje a discussão já está bem melhor estruturada”, considera. 


Com informações da Prefeitura do Recife

Começa venda de ingressos para a revanche de Anderson

A venda de ingressos para o UFC 168, em 28 dezembro, um dos eventos mais aguardados da história do torneio, começou nesta sexta-feira. A previsão dos organizadores é de casa cheia, já que a noitada de lutas terá Anderson Silva tentando recuperar o cinturão dos médios contra o americano Chris Weidman e ainda o reencontro de Ronda Rousey e Miesha Tate, também valendo cinturão. E a busca pelas entradas, como já era de se esperar, é enorme. Uma parte dos ingressos começou a ser vendida na quarta-feira, apenas para assinantes de um pacote exclusivo do UFC. As entradas para assistir à luta nos setores mais próximos do octógono foram esgotadas já nessa pré-venda. Falando ao site americano MMA Junkie, Dana White, presidente do UFC, revelou que uma carga de ingressos no valor de cerca de 750.000 dólares já foi esgotada. Os bilhetes custam entre 100 e 1.000 dólares, mas as entradas mais baratas deverão se esgotar rapidamente.

Depois que Anderson Silva foi nocauteado, em julho, Dana White prometeu que transformaria a revanche em um dos maiores eventos de luta já realizados em Las Vegas. Passados quase três meses, ele já aposta que conseguirá alcançar seu objetivo. "Já consigo imaginar as luzes diminuindo e os fãs se preparando para a luta entre Anderson Silva e Chris Weidman", disse Dana White ao site MMA Junkie. "É uma daquelas lutas em que eu quero estar na arena para sentir a adrenalina. Vai ser uma loucura." A empolgação do cartola, é claro, não é motivada apenas pela vontade de ver o combate. O presidente do UFC revelou que a edição 168 tem tudo para ultrapassar o recorde de venda de pay per view do torneio, que pertence ao UFC 100, com mais de 1,5 milhões de pacotes vendidos. O valor arrecadado na bilheteria também promete bater todos os recordes da franquia. “Será a maior luta de todos os tempos”, garante White.

Veja

Em duelo de novatos, Barueri vence Brasília na abertura da Superliga

Depois de 15 anos, Barueri voltava a ter um time a nível nacional. A cidade da Grande São Paulo acolheu um projeto iniciado pela levantadora Fernandinha em Jacareí, e os resultados já começaram a ser colhidos. Nesta sexta-feira, a equipe paulista estreou em casa, pela abertura da Superliga Feminina de Vôlei, diante do Brasília, e não tomou conhecimento do adversário: 3 sets a 0, com parciais de 21/8, 21/16 e Além de marcar a abertura da edição 2013/14, a partida também era a estreia das duas equipes na Superliga Feminina. 

Logo nos primeiros lances, a expectativa ficou para um jogo equilibrado, o Brasília chegou a estar à frente do placar, mas o time casa não demorou a embalar. Depois de virar o marcador, o Barueri não tomou conhecimento do adversário e precisou de apenas 23 minutos para fechar o primeiro set: 21 a 8.

Após o massacre na primeira parcial, o novato Brasília melhorou seu desempenho no segundo set, mas ainda assim não foi o suficiente para bater de frente com o time da casa. Liderados pela experiente Paula Pequeno, os visitantes marcaram 16 pontos, enquanto o Barueri seguia aproveitando o fator casa, com uma partida exemplar, para ampliar a vantagem: 2 a 0.

O terceiro e último set seguiu no mesmo ritmo. Com o domínio absoluto do jogo, o time da casa não teve dificuldades para abrir vantagem e trocar pontos até fechar o jogo. O Brasília conseguiu sua melhor pontuação - 21 a 17 -, mas não foi o suficiente para evitar a vitória na estreia do Barueri, que surge como um dos candidatos ao título da Superliga Feminina. 

Na tentativa de se recuperar após a derrota na estreia, o Brasília volta a jogar na próxima quinta-feira, às 18h30 (de Brasília), desta vez na capital federal, contra o Uniara/Afav, de Araraquara-SP. Para manter o embalo, o Barueri volta às quadras apenas no dia 16 de outubro, contra o Pinheiros, novamente em seus domínios.

Gazeta Esportiva

[SÉRIE A] Náutico busca vitória para pelo menos ter mais tranquilidade

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Na situação que o Náutico vive na Série A, lanterna e muito distante de sair da zona de rebaixamento, uma vitória é vista muito mais do que a chance de iniciar uma reação. Somar os três pontos significa ter um pouco mais de tranquilidade durante os dias seguintes que seguem o êxito. Com esse pensamento em mente, o Timbu recebe o Coritiba, neste sábado, às 18h30, na Arena Pernambuco, pela 24º rodada do Brasileirão. Lanterna com apenas 11 pontos, o Alvirrubro pode chegar ao terceiro jogo sem derrotas na competição - empatou os dois últimos. Não parece grande coisa, mas na fase que o Náutico vive, pode ser muito.

O técnico Marcelo Martelotte, porém, tem problemas para armar a equipe alvirrubra. Não terá o zagueiro Leandro Amaro e o volante Derley - suspensos devido ao recebimento do terceiro cartão amarelo. O atacante Rogério sentiu desconforto na coxa direita e também não jogar. Além deles, o goleiro Ricardo Berna segue vetado pelo departamento médico.

Sendo assim, Gideão segue no gol do Timbu como já vinha ocorrendo. Na vaga de Amaro e Derley jogam William Alves e Dadá respectivamente. A dúvida do comandante alvirrubra recai somente no substituto de Rogério. Martelotte testou Olivera e João Paulo e não confirmou quem joga.

"Estamos em uma situação difícil e não podemos nos acomodar. A situação exige esse tipo de comportamento. Temos que adiantar a marcação e pressionar o adversário. Se conseguirmos colocar os jogadores no campo adversário, vamos ter uma situação de incomodar um pouco a saída de posse de bola", disse Marcelo explicando um pouco como o Náutico deve atuar.

COXA - Sem vencer faz cinco jogos, o Coritiba vem sem um técnico efetivo para o duelo com o Timbu. Além disso, o mistério ronda a escalação do Coxa. O interino Marcelo Serrano fez treino com portões fechados nesta sexta e não confirmou a equipe. Ainda assim, o Coritiba não deve ter muitas novidades em relação aos últimos jogos. A principal mudança é a entrada do goleiro Vaná na vaga de Vanderlei, que está suspenso com três cartões amarelos. Além do goleiro, o time do Paraná tem os desfalques de Willian, Uelliton, Luccas Claro, Leandro Almeida, Júnior Urso, Geraldo e Deivid, que estão em recuperação no departamento médico.

FICHA DA PARTIDA - NÁUTICO X CORITIBA

Náutico: Gideão; Maranhão, William Alves, João Filipe e Bruno Collaço; Elicarlos, Dadá, Martinez e Tiago Real; João Paulo e Maikon Leite. Técnico: Marcelo Martelotte.

Coritiba: Vaná; Victor Ferraz, Bonfim, Chico e Escudero; Gil, Robinho, Lincoln (Bottinelli) e Alex; Vitor Júnior e Bill (Julio César). Técnico: Marcelo Serrano (interino).

Série A. Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE). Horário: sábado (18h30). Árbitro: Cláudio Francisco Lima E. Silva. Auxiliares: Ailton Farias da Silva e Esdras Mariano de Lima Albuquerque.

Com informações do Blog do Torcedor

[SÉRIE B] No 4-4-2, Sport quer vitória diante do Bragantino

Volante volta a figurar entre os titulares no treino em Atibaia (Foto: Elton de Castro)
O Sport volta a campo neste sábado. O Leão enfrenta o Bragantino, às 16h20, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP. O confronto é valido pela 25° rodada da Série B 2013. O time pernambucano está na sexta colocação, com 37 pontos, já o Braga está em 12°, com 33 pontos. 

Para o jogo, o técnico Geninho mudou o esquema tático da equipe. O time vai voltar a jogar no 4-4-2. Anderson Pedra volta ao time titular, e o meio Ailton vai jogar ao lado de Lucas Lima no meio de campo.

Bragantino

A partida contra o Sport marca o reencontro do técnico Marcelo Veiga com a torcida do time paulista. Depois de um tempo afastado do clube, o treinador comanda a equipe pela primeira vez no estádio Nabi Abi Chedid. O Bragantino tenta sua terceira vitória consecutivo para confirmar evolução.

Para encarar o Leão, o Bragantino pode ter algumas mudanças. O zagueiro André Vinicius e o ala-esquerdo/atacante Léo Jaime foram liberados pelo departamento médico, enquanto o volante Carlinhos e o meia Gustavo cumpriram suspensão automática. Por outro lado, Álvaro e Dudu ainda não reúnem condições de jogo e Geandro recebeu o terceiro amarelo.

Ficha técnica

Bragantino
Leandro Santos; Robertinho, Raphael Andrade e Yago; Cris, Serginho, Preto, Magno, Dudu e Geandro; Lincom. Técnico: Marcelo Veiga.

Sport
Magrão; Patric, Pereira, Oswaldo e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely, Ailton e Lucas Lima; Marcos Aurélio e Felipe Azevedo. Técnico: Geninho.

Local:Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, São Paulo.
Horário: 16h20. Árbitro: Arilson Bispo da Anunciacão (BA). Assistentes: José Raimundo Dias da Hora (BA) e Alexandre Kleiniche (RS).

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ronaldinho sofre ruptura na coxa e Galo tem desafio para escalá-lo no Mundial

A 82 dias da estreia no Mundial de Clubes, o Atlético tem um grande desafio fora das quatro linhas: recuperar Ronaldinho Gaúcho a tempo do torneio. Nesta sexta-feira, o médico Rodrigo Lasmar confirmou que o jogador sofreu ruptura no músculo adutor da coxa esquerda.

“Ontem (quinta-feira) à tarde, o Ronaldo sentiu uma dor no adutor da coxa esquerda. Depois de exames de imagem, percebemos que ele teve uma ruptura na coxa e ele está em tratamento intensivo”, informou Lasmar.

O médico disse que o tempo de tratamento gira em torno de três meses e classificou a recuperação como “desafio.” 

“A gente tem um cuidado para falar em tempo quando se trata de lesão muscular. Depende muito do jogador. É uma lesão grave e o tempo de recuperação não é curto. Gira em torno de três meses, três e meio, dois e meio. Eu acredito na possibilidade de ele jogar o Mundial. Vai ser feito o esforço. Se ele vai estar presente ou não, é um desafio.”

O presidente Alexandre Kalil colocou todos os recursos à disposição do departamento médico. Rodrigo Lasmar destacou ainda que Ronaldinho precisa se “entregar a um tratamento enfadonho e cansativo”:

“Será um tratamento em período integral e a medicina esportiva evoluiu muito. Consideramos acelerar esse processo com a medicina de hoje, e não vamos medir esforços. O presidente disse que o que precisar ser feito, será feito. O atleta tem que estar disposto de se entregar a um tratamento enfadonho e cansativo. Eu acredito que ele tenha condições de estar presente. Vamos trabalhar para isso.”

O médico Rodrigo Lasmar não culpou o calendário do futebol brasileiro pela lesão do craque. Ele ressaltou que Ronaldinho foi preservado em vários jogos na temporada: “O calendário é apertado, mas não podemos culpá-lo. Nos tivemos o cuidado de dosar a carga de trabalho que ele iria ter, para diminuir os riscos de lesão.”

SuperEsportes

Diretor do Sport confirma acerto com o atacante Neto Baiano para a Série B

Agora é oficial: Neto Baiano é anunciado como reforço do Sport para a Série B. Indicado pelo técnico Geninho, com quem trabalhou no Vitória, o atleta chegará ao clube por empréstimo e assinará um vínculo com duração até o final da temporada. Inicialmente, a ideia do Rubro-negro era que o atleta se juntasse ao grupo que está em Atibaia e ficasse à disposição para o duelo contra o Bragantino, no próximo sábado. No entanto, alguns detalhes na documentação impediram que o plano fosse cumprido.

A contratação do atacante animou o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Gustavo Dubeux. De acordo com o dirigente o atleta demonstrou muita vontade na hora de acertar sua transferência para o Sport.

- Estou muito animado com a chegada do Neto. Ele mostrou-se muito feliz por jogar aqui e está com muita determinação. Isso é muito bom.

Satisfeito com a aquisição, o técnico Geninho afirmou que o atacante tem as características que o Sport precisa. Mesmo não sendo um centroavante de origem.

- Neto Baiano é um jogador de área. Não é um centroavante paradão, mas sabe fazer gol. Comigo, na época do Vitória, fez muitos gols e certamente irá nos ajudar. A vontade de jogar no Sport e de voltar a trabalhar comigo também pesou e ele chega para nos ajudar. É um atacante de primeira linha e que vai qualificar o elenco.

[PE SÉRIE A2] Resultados, classificação e os próximos jogos


Felipão observa Manoel e consulta Mancini sobre zagueiro do Atlético-PR

Foto: Gustavo Oliveira/ Site oficial do Atlético-PR
Um dos destaques do Atlético-PR, o zagueiro Manoel chamou a atenção do técnico Luiz Felipe Scolari. Segundo a repórter do SporTV Nadja Mauad, Felipão consultou o técnico Vagner Mancini, do Furacão, para saber mais a respeito do jogador, revelado nas categorias de base do clube paranaense (assista ao vídeo). Apesar da sondagem, Manoel acabou ficando fora da lista de convocados para os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia, anunciada nesta quinta-feira por Felipão, que chamou David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique), Henrique (Palmeiras) e Dedé (Cruzeiro) .

- O Atlético-PR está em grande fase e com jogador cotado para a seleção brasileira. Nos últimos dias, Felipão ligou para o técnico Wagner Mancini e perguntou sobre o zagueiro Manoel - informou a repórter, lembrando que o time ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro e busca uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil.

Antes mesmo da sondagem de Felipão, o meia Paulo Baier tinha feito uma "campanha" pedindo a convocação do zagueiro, natural de Bacabal (MA). Considerado um "monstro" pelo veterano, Manoel chama atenção não apenas pelas atuações, mas pelo porte físico: tem 1,81m e pesa 82kg.

Nesta quinta-feira contra o Internacional, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o defensor teve uma boa atuação contra o Inter, mas acabou falhando aos 44 minutos do segundo tempo, rebatendo a bola nos pés de Otávio, que empatou o jogo em 1 a 1, disputado em Novo Hamburgo (RS).

GloboEsporte

Puyol está perto de voltar a jogar pelo Barcelona

A volta de Puyol à equipe do Barcelona está próxima. A certeza ficou clara depois que o defensor disputou nesta quinta-feira os 90 minutos de um jogo treino disputado contra os juvenis do Barça.

Segundo o diário "El Mundo Deportivo", a volta do zagueiro aos jogos oficiais ocorrerá depois que o mesmo recuperar a massa muscular perdida durante o tempo que ficou parado. O jornal aponta que Puyol perdeu quatro quilos.

O zagueiro já foi operado nos dois joelhos, e sabe que está em um momento delicado em sua carreira. Todavia, segundo os planos do departamento médico do Barcelona, Puyol poderá voltar a jogar já na próxima terça-feira, contra o Celtic pela Liga dos Campeões.

E MAIS:

Filho de Tito Vilanova treinou pela primeira vez com o time principal do Barça

Jogadores do Barcelona somam quase 180 milhões de seguidores na Internet


Lancepress!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Caso Massagista: Aparecidense é excluída e Tupi se classifica

Rio de Janeiro, RJ, 26 (AFI) - O “Caso Massagista” que causou polêmica no Campeonato Brasileiro da Série D e chamou atenção de todo o Brasil foi julgado em definitivo, no início da tarde desta quinta-feira, pelo Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e a decisão votada em primeira instância foi mantida. Por decisão unânime, três votos a zero, a Aparecidense-GO foi excluída da competição. Não cabe mais recurso na esfera esportiva. A decisão, portanto, garante a classificação do Tupi-MG para as quartas de final, onde vai enfrentar o Mixto-MT por uma vaga nas semifinais e pelo acesso à Série C, em 2014.

Os relatores se apoiaram no argumento de que a atitude do massagista da Aparecidense afrontou o espírito de “fair play” do futebol e que qualquer outra decisão, como a realização de um novo jogo, estaria beneficiando o próprio infrator.

Dessa forma, o Tupi está garantido para disputar as quartas de final em dois jogos contra o Mixto-MT. Quem se classificar nesse confronto garante não apenas uma vaga nas semifinais, mas também o acesso à Série C e vai enfrentar o Juventude-RS.

Entenda o caso
No jogo de volta das oitavas de final da Série D, em Juiz de Fora (MG), entre Tupi e Aparecidense, que estava empatado por 2 a 2, o time mineiro estava prestes a marcar seu terceiro gol, que garantiria a classificação. Mas o massagista Esquerdinha, da Aparecidense, invadiu o campo e impediu que a bola cruzasse a linha do gol, aos 44 minutos do segundo tempo.

Depois de muita confusão, a partida foi reiniciada e os últimos minutos foram disputados. Como o resultado de 2 a 2 persistiu, a Aparecidense seria classificada. No entanto, o jogo ficou sub-júdice, ou seja, não teve seu resultado ratificado pelo departamento técnico da CBF. No julgamento, em primeira instância pelo STJD, o time goiano foi excluído da competição por três votos a um.

Alegando ter sido julgada em um artigo diferente do que o previsto pela lei, a Aparecidense entrou com um recurso exigindo novo julgamento, que foi feito nessa quinta-feira. Como o jogo foi disputado até o seu final, o time alegava que deveria ter sido enquadrado no artigo 243-A, como estava previsto inicialmente, com a realização de um novo jogo.

Mas o clube goiano foi enquadrado pela procuradoria do STJD no artigo 205, que acabou resultando na sua exclusão. Além disso, foram mantidas as multas quase simbólicas de R$ 500 (quinhentos reais) para o massagista e suspensão de 24 jogos. A Aparecidense foi multada em R$ 100 (cem reais). O árbitro daquele jogo polêmico, o baiano Arilson Bispo da Anunciação (BA) foi absolvido.

FI

Jonathan marca no fim, Inter vira sobre a Fiorentina e cola na Roma

A Internazionale de Milão segue correndo atrás da líder Roma no Campeonato Italiano. Nesta quinta-feira, os nerazzurri contaram com um gol do brasileiro Jonathan a menos de dez minutos do fim para conquistarem vitória por 2 a 1 sobre a Fiorentina, de virada.

Com o resultado, a Inter segue invicta e chega aos 13 pontos em quatro partidas. A equipe tem a mesma campanha de Napoli e Juventus, mas assume a segunda colocação por ter saldo de gols melhor. Líder com 100% de aproveitamento, a Roma tem 15. Já a Fiorentina perde pela segunda vez no nacional e segue com 10, em quinto.

Apesar de jogar fora de casa, foi o time de Florença que abriu o placar. Aos 15 minutos do segundo tempo, Rossi aproveitou pênalti de Juan Jesús sobre Joaquín para marcar o seu sexto gol em oito partidas na temporada, o quinto no Campeonato Italiano.

Atrás no placar contra um adversário direto, a Inter partiu para o ataque e não demorou a empatar. Aos 27, Cambiasso aproveitou sobra após cobrança de escanteio e soltou a bomba para deixar tudo igual.

A sete minutos do fim do tempo regulamentar, o brasileiro Jonathan recebeu cruzamento da esquerda, tirou do zagueiro com categoria e soltou a bomba, sem chances para o compatriota Neto. Nos acréscimos, o goleiro da Fiorentina ainda fez um milagre em chute de Taider.

Gazeta Esportiva

Campeonato Pernambucano pode começar em dezembro

Com apenas 21 datas determinadas pela CBF para os campeonatos estaduais em 2014, os dirigentes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vêm quebrando a cabeça para definir a fórmula do próximo estadual. Por conta disso, o presidente da entidade, Evandro Carvalho, revelou que irá propor na reunião do Conselho Arbitral, marcada para a próxima segunda-feira, que a competição se inicie já em dezembro. A revelação foi feita nesta quarta-feira, em visita ao Diario de Pernambuco.

A ideia é que na primeira fase do Estadual, os nove clubes do interior joguem entre si, com partidas de ida e volta, em 16 rodadas. Na segunda fase, os classificados (ainda não foi definido quantos) irão se juntar a Náutico, Sport e Santa Cruz, que disputarão de janeiro a março a Copa do Nordeste.

"Ou os clubes aceitam essa proposta ou vai ser difícil termos o campeonato. O calendário e muito enxuto e por conta disso, a primeira fase terá que ser classificatória. E não podemos fazer jogos só de ida, já que assim um clube atuaria apenas oito vezes", explicou Evandro.

Na reunião do Conselho Arbitral, participarão 10 dos 12 clubes que disputarão o Estadual (Santa Cruz, Sport, Náutico, Ypiranga, Salgueiro, Central, Porto, Pesqueira, Serra Talhada e Chã Grande). Isso porque ainda não foram definidos os dois clubes que subirão da Série A2.

SuperEsportes

Martelotte aprova atuação alvirrubra na sua estreia a frente do time

Apesar do Náutico ter cedido o empate por 1 a 1 com o Santos e da situação cada vez mais difícil do clube no Campeonato Brasileiro, o técnico Marcelo Martelotte gostou da atuação alvirrubra na sua estreia a frente da equipe. Para o treinador, o ponto obtido na Vila Belmiro veio em circustâncias diferente ao conseguido domingo, contra o Flamengo, no 0 a 0, ocorrido na Arena Pernambuco

"Estou satisfeito por esse jogo e pela reação da equipe. A postura nesse empate foi diferente do empate do último domingo. Jogamos contra um adversário bem colocado na classificação, que vem em crescimento no campeonato e atuava dentro de casa. Mesmo assim, fizemos um jogo equilibrado, saímos na frente em um momento importante da partida, mas infelizmente deixamos escapar a vitória. Se estivessemos em uma situação intermediária na tabela esse resultado seria bom, mas devido a nossa necessidade de pontuar, deixamos escapar dois pontos importantes", analisou.

Martelotte chegou a elogiar individualmente alguns jogadores, como o meia Tiago Real e o atacante Maikon Leite, autor do gol timbu. "O Tiago e o Maikon são bons jogadores. Conheço bem a qualidade dos dois. Eles precisavam de confiança. Precisavam acreditar mais neles. E essa tem sido uma tônica de toda a equipe, que precisa readquirir a confiança. E as vitórias ajudam nessa recuperação da auto-estima. Mas independentemente do resultado, fiquei satisfeito com a reação positiva que o time teve contra o Santos", afirmou.

Fugindo ao seu estilo, o comandante alvirrubro foi mais um a fazer críticas à arbitragem do alagoano Francisco Carlos do Nascimento. "Não costumo falar de arbitragem, mas o que me deixou chateado foi a mudança de critério dele após o nosso gol. Faltas que ele não vinha marcando, deixando a partida fluir, passou a marcar com frequência. Algumas nas proximidades da nossa área. E foi assim que saiu o gol do Santos", lembrou.

Para o duelo de sábado, contra o Coritiba, na Arena Pernambuco, Martellote não contará com o volante Derley, que recebeu o terceiro cartão amarelo. "Gostei da atuação do Derley, que voltou a jogar dentro das suas características, de ser um jogador brigador, que luta e inflama o time" disse.

SuperEsportes

[COPA DO BRASIL] Goiás vira contra Vasco e abre vantagem por semifinal

Foto: Carlos Costa / Futura Press
​Em grande fase no Campeonato Brasileiro, o Goiás manteve a toada também na Copa do Brasil na noite desta quarta-feira: mostrou força para virar contra o Vasco, adversário que vem em crise nacional. O time carioca saiu na frente no placar, mas, com gol do artilheiro Walter, os goianos viraram por 2 a 1 para ficar mais próximos da vaga à semifinal da competição.

Com o resultado, o Goiás vai jogar pelo empate no confronto de volta. Outros resultados que também o classificam são de derrota por um gol de vantagem, desde que marque pelo menos duas vezes - os gols fora de casa são critério de desempate. Já o Vasco pode fazer apenas 1 a 0 em casa que fica com a vaga. Se os cariocas devolverem o placar de 2 a 1, a decisão vai para os pênaltis.

Goiás e Vasco ficarão terão de esperar um mês para definir o classificado: o jogo de volta só acontece em 24 de outubro, uma quinta-feira, em São Januário. Pelo Brasileiro, o Goiás pega o Fluminense às 18h30 (de Brasília) do sábado, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Já o Vasco tenta melhorar sua situação contra o Bahia, no domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O jogo começou quente no Estádio Serra Dourada. Ainda no primeiro minuto de jogo, o Vasco abriu o placar. Marlone ajeitou na entrada da área e passou na frente para a chegada de Edmílson, que conseguiu se adiantar ao goleiro Renan para driblá-lo com um toque antes de tocar para o gol vazio. O Goiás, no entanto, não demorou a empatar.

O lance ocorreu já aos 6min: Walter recebeu bola na grande área e tentou girar contra a marcação de Cris, mas a bola tocou no braço do zagueiro. O árbitro marcou pênalti, que o próprio atacante converteu com cobrança segura no canto direito de Michel Alves. Empatado, o jogo perdeu criatividade, conforme os clubes tentavam ajeitar a marcação no gramado do Serra Dourada.

Na etapa final, os times não conseguiram repetir o aproveitamento das chances. Aos 2min, Walter assustou ao driblar dois rivais pela direita e cruzar para desvio de Roni – a bola passou perigosamente próxima ao gol vascaíno. Já aos 11min veio a resposta do visitante: Marlone carregou pela esquerda e cruzou baixo para Edmilson, que acabou travado na frente do gol por William Matheus.

Aos 29min, o Goiás conseguiu a virada, para a alegria de sua torcida. Roni recebeu pela direita da área e bateu cruzado. Michel Alves não conseguiu fazer a defesa. Melhor em campo, o anfitrião administrou a partida e ainda chegou no ataque até o final do confronto no Estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Com informações do Terra Esportes

[SUL-AMERICANA] Sport perde para Libertad no Paraguai e se complica na Sul-Americana

Patric tenta jogada no duelo de ida das oitavasFoto: AP
O Sport perdeu por 2 a 0 para o Libertad na noite desta quarta-feira no Paraguai e se complicou na Copa Sul-Americana. Para ir às quartas de final, o time rubro-negro precisa vencer por três gols de diferença no jogo de volta em Recife.

Diante de sua torcida, os paraguaios partiram para cima do Sport e abriram o placar logo aos 9min. Recalde aproveitou falha da zaga e chutou para o gol. Magrão não segurou e Gómez não perdoou no rebote.

Os pernambucanos tentaram reagir e quase marcaram aos 16min, quando Patric obrigou Muñoz a fazer excelente defesa. O duelo ficou equilibrado, mas nova pane defensiva custou caro ao time rubro-negro. Com liberdade, Benítez completou escanteio e fez o segundo dos anfitriões aos 36min.

O segundo tempo teve poucas emoções, com o Libertad administrando a vantagem. O Sport teve boas chances a partir dos 30min, mas sequer conseguiu descontar e volta ao Brasil em situação difícil.

O jogo de volta está marcado para o dia 23 de outubro na Ilha do Retiro. Quem levar a melhor neste confronto pega o vencedor de Itagui e Coritiba. Na ida, mesmo atuando no Couto Pereira, os colombianos abriram vantagem: 1 a 0.

Terra

[SÉRIE A] Náutico joga bem, mas não vence o Santos e bate recorde sem vitórias

Na estreia do técnico Marcelo Martelotte, o Náutico melhorou o seu futebol. Mas não conseguiu volta a vencer. Nesta quarta-feira, o Timbu ficou no empate por 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro, e chegou ao 14º jogo sem triunfos no Campeonato Brasileiro. Recorde do clube na competição. Se não vencer o Coritiba, sábado, na Arena Pernambuco, o Náutico iguala o São Caetano (2006) e o América-RN (2007) com a maior sequência de vitórias da história da Série A. O empate não foi bom para nenhum dos dois clubes. O Timbu segue afundado na lanterna, com 11 pontos. Já o Santos, com 33 pontos, perde a chance de encostar no G4.

Para a sua primeira partida a frente do Náutico, o técnico Marcelo Martelotte fez modificações na equipe, promovendo os retornos do lateral-direito Maranhão e do atacante Maikon Leite. Curiosamente, ambos ex-santistas. Mas o que mudou mesmo no Timbu foi a postura em campo. Dessa vez, o time entrou em campo com mais personalidade, procurando encarar o adversário de igual para igual.

O grande problema alvirrubro era a falta de força ofensiva. Tanto que durante o primeiro tempo, o Santos entregou de bandeja pelo menos cinco bolas que poderiam resultar em lances de perigo da equipe pernambucana, mas que não foram aproveitadas. Assim, as únicas chances de gol do Náutico saíram pelo lado esquerdo, com Rogério, em chutes fracos e sem direção.

Por outro lado, a defesa timbu conseguiu segurar as investidas santistas e apresentou poucas falhas. Em uma delas, no entanto, por pouco os paulistas não abriram o placar. Aos 15 minutos, após cruzamento de Montillo, Gideão saiu mal e ajeitou para Giva finalizar dentro da área. No entanto, no reflexo, o goleiro alvirrubro se recuperou e fez uma difícil defesa.

Na volta do segundo tempo, o Náutico voltou ainda melhor, chegando a pressionar o Santos nos quinze minutos iniciais. Ao ponto de perder um gol feito. Ao cinco minutos, Rogério recebeu cruzamento e quase embaixo das traves, sem goleiro, conseguiu mandar por cima. Lance incrível. O time pernambucano voltaria a ameaçar aos 25, com Maikon Leite, que recebeu lindo passe por elevação de Maranhão e chutou por cima, perto do travessão de Aranha.

Por sua vez, o Santos não conseguia furar a marcação alvirrubra. Até os 35 minutos, a melhor chance da equipe paulista havia sido uma falta cobrada com perigo pelo meia Camilo.

Melhor em campo, o Náutico colocou justiça no placar aos 37 minutos, com Maikon Leite, que recebeu passe de Derley e bateu cruzado, sem defesa para Aranha. Parecia que o Timbu, enfim, voltaria a vencer. Mas ainda não foi dessa vez.

Dois minutos depois, o árbitro Francisco Carlos do Nascimento marcou falta inexistente de Leandro Amaro na entrada da área, para reclamação alvirrubra. Cícero, que não tinha nada a ver com isso, cobrou e empatou para o Peixe. Dos 14 jogos sem vitórias do Náutico, esse foi o que mais doeu nos alvirrubros. Dessa vez, o Timbu merecia vencer.

Ficha do jogo

Santos: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Mena; Alison, Renê Júnior (Léo Citadini), Cícero e Montillo (Leandrinho); Giva (Gabriel) e William José. Técnico: Claudinei Oliveira.

Náutico: Gideão; Maranhão, J.Filipe, L.Amaro e Luiz Eduardo (Dadá); Elicarlos, Martinez, Derley e Tiago Real; Rogério (Hugo) e Maikon Leite (Olivera). Técnico: Marcelo Martelotte.

Local: Vila Belmiro. Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Assistentes: Thyago COsta Leitão (PI) e Gean Carlos Menezes (PR). Gols: Maikon Leite (37 do 2º) e Cícero (39 do 2º). Cartões amarelos: Maikon Leite, Maranhão, Leandro Amaro, Derley (N), Leandrinho e Giva (S).

SuperEsportes

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

São Caetano contrata atacante Anderson Pimenta, ex-Sampaio Corrêa

O São Caetano anunciou nesta quarta-feira a contratação do atacante Anderson Pimenta, que estava no Sampaio Corrêa. O jogador assinou contrato com o Azulão por três temporadas e chega à equipe para ajudá-la a sair da zona de rebaixamento para a Série C. Ele já treina com os colegas nesta tarde.

"É um grande desafio. Jogar em São Paulo é o sonho de qualquer jogador. Estou muito satisfeito com a negociação. Sei que o São Caetano atravessa um momento difícil, mas vou me dedicar ao máximo para ajudar meus companheiros e tirar o time desta situação deliciada", garantiu.

Anderson Pimenta tem 26 anos e começou a jogar profissionalmente nos campos em 2010, depois de atuar como atleta de futsal. O atacante, canhoto, tem passagem também pelo Moto Club. No Azulão, ele terá como companheiros de posição Robson, Paulo Henrique, Cassiano, Jael, Giancarlo e Geovane.

O São Caetano é o penúltimo colocado da Série B, com 23 pontos conquistados em 24 rodadas. Nesta sexta-feira, a equipe enfrenta o Oeste no Anacleto Campanella.

Gazeta Esportiva