terça-feira, 30 de abril de 2013

Real fica perto de virada histórica, mas Borussia avança à final

Foto: Reuters
Depois de perder para o Borussia Dortmund por 4 a 1, o Real Madrid precisava de pelo menos três gols para se classificar para a Liga dos Campeões. O time espanhol jogou bem e até criou condições para conseguir a virada histórica, mas errou no mais importante, as finalizações, e venceu por apenas 2 a 0. No sufoco a equipe alemã avançou para a final da maior competição europeia, na qual poderá fazer um clássico contra o Bayern de Munique, que já bateu o Barcelona por 4 a 0 e defenderá a vantagem nesta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), na Espanha.

Tudo que aconteceu na Alemanha, na semana passada, se repetiu em Madri, nesta terça. Mas do lado contrário: dessa vez foi o Real que pressionou desde o começo e criou seguidas chances de gol. Aos 4min e aos 14min, Weidenfeller fez grandes defesas após ficar frente a frente com Higuaín e Cristiano Ronaldo. Aos 15min, Ozil ainda desperdiçou outra oportunidade ao chutar para fora, também na cara do gol.

Durante esses 20 minutos, o Borussia ficou nervoso, não conseguiu trabalhar a bola e pareceu sentir a pressão da torcida do Real, que fez bastante barulho no estádio. Além disso, ainda aconteceu a saída de Goetze, principal jogador do time, que sentiu lesão. Só com o passar do tempo, o time alemão avançou a marcação e conseguiu pelo menos controlar o ímpeto inicial do Real.

O time espanhol só voltou a assustar aos 39min, quando um cruzamento iria na cabeça de Cristiano Ronaldo, mas Weidenfeller apareceu de novo e impediu a finalização. Dessa forma, o primeiro tempo terminou mesmo 0 a 0.

Sem mudanças, os times começaram o segundo tempo com o mesmo ritmo intenso, mas dessa vez o Borussia ressucitou um pesadelo recente: artilheiro do primeiro jogo entre as equipes, Lewandowski entrou na área de frente para o gol e finalizou com qualidade, mas a bola bateu no travessão. Já o Real demorou para dar o troco e por isso Mourinho optou por colocar Benzema e Kaká em campo, aos 12min. Mas o Borussia continuou mais perigoso: aos 17min, Reus fez boa jogada e tocou na pequena área para Gundogan, sozinho, mas o goleiro Diego López se esticou e fez incrível defesa.

Com mais jogadores no ataque, o Real naturalmente passou a ter ainda mais posse de bola, mas errou demais nos últimos passes e cruzamentos. Só aos 24min surgiu uma boa chance, depois que Kaká tocou para Cristiano Ronaldo, mas ele foi atrapalhado pela marcação e chutou de bico para fora. O brasileiro ainda apareceu de novo, logo depois, antecipando a marcação e aproveitando cruzamento da esquerda, mas a bola foi para fora.

O Real Madrid já estava atacando de forma desesperada, enquanto o Borussia ficava cada vez mais seguro para investir nos contra-ataques. Em um deles, aos 30min, mais uma vez Marco Reus criou boa jogada na área e tocou para trás, mas Lewandowski demorou para finalizar e teve o chute bloqueado. 

O primeiro gol do Real só veio aos 38min, quando Kaká avançou pelo meio, abriu para Ozil na direita, que deu passe certeiro para Benzema apenas finalizar para a rede. O gol "incendiou" o Santiago Bernabeu, a torcida se empolgou e Weidenfeller até fez duas grandes defesas, mas não conseguiu evitar o gol de Sergio Ramos aos 43min: após confusão na área, Benzema tocou para trás, e o lateral finalizou com força para aumentar a pressão. Foram dados cinco minutos de acréscimos, mas o Borussia conseguiu segurar o resultado no sufoco.

Terra

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sem falar, Corinthians desembarca em hotel com atraso por acidente

Foto: Diego Garcia / Terra
O Corinthians desembarcou em Buenos Aires na noite desta segunda-feira em silêncio. Os jogadores não conversaram com a imprensa e ainda enfrentaram atraso para chegar ao Hotel Intercontinental graças a um acidente de trânsito.

Um choque de veículos congestionou as ruas que levariam a equipe ao local onde ficará hospedada até a próxima quinta, justamente o mesmo hotel que abrigou o Corinthians durante a decisão da Copa Libertadores do ano passado, e atrasou a locomoção do elenco alvinegro.

O voo que levou a delegação parou no Aeroporto de Ezeiza por volta das 17h30 (de Brasília), mas precisou duas horas para se locomover até a habitação. Ao desembarcarem, os jogadores ainda não puderam conceder entrevistas.

Em silêncio, eles desceram do ônibus um a um e seguiram para os quartos, onde irão deixar as malas e sair para jantar no restaurante do Intercontinental. Depois, uma reunião com o técnico Tite deve passar instruções sobre o Boca.

O Corinthians encara o Boca Juniors em Buenos Aires na próxima quarta, às 22h (de Brasília), no Estádio La Bombonera, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da atual temporada.

Terra Esportes

Saldo de gols vai definir mando de campo de possível terceiro jogo da final

O mistério acabou. A federação pernambucana de futebol definiu como será a decisão do local de uma possível terceira partida da decisão do Campeonato Pernambucano Coca-Cola 2013. A medida privilegiará o saldo de gols: quem for melhor nesse critério, nas duas primeiras partidas, terá o privilégio de atuar em casa na derradeira.

Em caso de dois resultados iguais - 1 x 0 para o Santa no Arruda e 1 x 0 para o Sport na Ilha, por exemplo- a decisão será tomada pelas famigeradas "bolinhas". Através do sorteio.

As dúvidas sobre uma terceira partida já geraram uma certa polêmica. O presidente da entidade máxima do futebol local, Evandro Barros de Carvalho, chegou a afirmar á Rádio Jornal que preferia que os três jogos fossem no Arruda. O Sport já dissera que iria brigar contra essa decisão.

No fim das contas, o bom senso prevaleceu - e foi estabelecido um critério esportivo para definir o mando de campo da partida que pode definir o campeonato mais conturbado dos últimos anos.

Blog do Torcedor

Novo esquema ofensivo da equipe do Sport agrada jogadores rubro-negros

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
No que depender dos jogadores de ataque do Sport, o técnico Sérgio Guedes seguirá escalando a equipe com dois armadores no meio de campo. Empolgado com o entrosamento do sistema ofensivo, Lucas Lima aprovou a companhia de Marcos Aurélio.

- Acho que podemos jogar com dois armadores sem problemas. A movimentação no ataque ficou mais forte e conseguimos chegar com velocidade. Mas precisamos ajustar a marcação.

Dando razão ao companheiro, Marcos Aurélio disse que a formação não deixa a equipe desguarnecida defensivamente. Para o atleta, tudo depende da disciplina tática dos jogadores.

- Mesmo sem um volante, acho que podemos marcar bem. Basta que todo mundo entre determinado a ajudar a defesa. Tanto eu quanto Felipe Azevedo e Lucas Lima podemos ajudar na marcação. Mas o treinador sabe o que é melhor para a equipe.

Concordando com os colegas, Felipe Azevedo acredita que a formação trouxe mais qualidade técnica ao Leão. No entanto, também elogiou a postura do time com três volantes.

- Claro que a equipe ganha em qualidade. Marcos Aurélio e Menezes são jogadores com muita técnica e que chutam mui bem. O time ficou equilibrado, porque eu e Lucas Lima conseguimos compor na marcação. Mas, caso escolha três volantes, nós também temos Rithely, que sai bem para o jogo e ajuda no ataque. Acho que temos boas alternativas.

Com informações do GloboEsporte

Martellote já pensa no Internacional e poupar atletas está fora dos planos

Treinador não vai priorizar a decisão do Estadual
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
A semana começou cheia de gás para o Santa Cruz. Eliminar o rival Náutico e garantir a classificação para a final do Campeonato Pernambucano já seria motivo suficiente. Mas não para por aí. Na próxima quarta-feira, o Tricolor terá um duelo importante contra o Internacional, válido pela Copa do Brasil. Esperando um Arruda lotado, o técnico Marcelo Martelotte já pensa no confronto.

- Eu prevejo um jogo complicado na quarta-feira contra o Internacional. Isso, na verdade, é uma constatação. Será um jogo difícil e que o torcedor vai comparecer em peso. Tem muita importância para nós. Só a partir de quinta-feira é que vamos pensar na final do Campeonato Pernambucano.

O treinador garantiu que nunca passou pela sua cabeça a possibilidade de poupar alguns jogadores pensando na primeira partida da final do Campeonato Pernambucano, no próximo domingo. E que só trabalha visando um resultado contra o Colorado.

- Penso em ganhar o jogo contra o Internacional. Nunca em perder. Eu detesto a questão de priorizar ou de poupar. Vai jogar quem tiver condições de jogar. Aqui, jogamos sério.

Globoesporte

domingo, 28 de abril de 2013

[PE2013] Resultados, classificação e os próximos jogos!


[PE2013] Santa Cruz perde para o Náutico, mas garante classificação para a final do Pernambucano

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Em uma partida emocionante, o Santa Cruz conseguiu a última vaga para a final do campeonato Pernambucano e enfrentará o Sport, em dois jogos. Apesar da vitória por 2x1, o Náutico se viu derrotado e foi eliminado, mais uma vez. O jogo aconteceu nos Aflitos, na tarde chuvosa deste domingo (28), mais que não esfriou nada, nem ninguém. 

Depois do primeiro gol do Náutico, logo no início do primeiro tempo, fez com que a briga fosse pela vantagem de menos cartões amarelos. Essa maldita regra fez com que todos vibrassem a cada cartão amarelo exibido pelo árbitro, que se limitou, até certo ponto, a equilibrar o jogo, mostrando cartões de forma igualitária para cada equipe. 

A vantagem dos cartões não foi suficiente. O Náutico atacava mais e jogou melhor todo o primeiro tempo, deixando o Santa Cruz ter o trabalho de correr atrás do resultado. Como na primeira partida o resultado tinha sido de 1x0 para o tricolor do Arruda, o gol de Élton deixou tudo igual nos Aflitos, os cartões eram, durante boa parte do jogo, o único modo de desempate. 

O primeiro tempo acabou e ambas as equipes sabiam que precisavam melhorar. O Santa, se quisesse ir a final, sabia que tinha que se ajeitar em campo. O Náutico viu que tentar se classificar apenas com a vantagem dos cartões era um risco. E, se acabasse tudo empate, ia tudo se decidir no sorteio, uma forma patética de definição de finalistas. 

O segundo tempo começou com um Santa mais organizado, que queria marcar e se garantir na final. E foi assim que, em pouco tempo, o time de Martelotte enfrentou o Náutico de igual para igual, impôs uma pressão e por sorte não abriu o placar. O time alvirrubro tentava tomar as rédias da partida, e conseguiu segurar o placar, por enquanto. 

Como a equipe Coral estava começando a se organizar, chegava mais e Renatinho cavou um pênalti, convertido em gol pelo atacante Dênis Marques. Depois disso, quase todos já davam como certa a classificação tricolor. Parte dos torcedores alvirrubros já deixavam o estádio quando u árbitro marcou outro pênalti, dessa vez para o Náutico: que virou a partida. 

Mesmo vencendo, nada mudou a situação. O Santa Cruz, que pelo acumulado dos gols empatava com o Náutico, e tinha a vantagem de marcar um gol fora de casa, foi classificado para a final do estadual. O Náutico, mais uma vez, fica de fora e já amarga nove anos sem um título sequer.

FICHA DA PARTIDA - NÁUTICO 2X1 SANTA CRUZ

Náutico - Felipe, Maranhão, Luís Eduardo, Alison e Douglas Santos; Elicarlos, Rodrigo Souto (Marcos Vinícius), Martinez (Dadá) e Jones Carioca (Vinícius Pacheco); Rogério e Elton. Técnico: Silas.

Santa Cruz - Tiago Cardoso, Everton Sena, Renan, Willian Alves e Tiago Costa (Nininho); Anderson Pedra, Raul, Luciano Sorriso (Sandro Manoel) e Renatinho; Jéferson Maranhão (Flávio Caça-Rato) e Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte.

Pernambucano Coca-Cola. Local: Aflitos; Árbitro: Gilberto Castro Júnior (PE); Assistentes: Elan Vieira e Francisco Chaves (ambos de PE). Gols: Elton (N) aos 15 minutos do primeiro tempo; Dênis Marques (SC)aos 33 e Elton (N) aos 39 do segundo. Amarelos: William Alves (SC), Martinez (N), Jones Carioca (N), Tiago Costa (SC), Luís Eduardo (N), Alison (N), Dênis Marques (SC), Elicarlos (N) Tiago Cardoso (SC), Renan (SC), Nininho (SC). Público: 15.013. R$ 265. 560,00.

[PE2013] Náutico e Santa Cruz fazem clássico decisivo nos Aflitos

Élton acredita que partida será "jogo da vida".
Foto: Cleber Faustino/Click Esportes PE
O Santa Cruz vive melhor momento. O Náutico não é desclassificado pelo Tricolor desde 1995. As estatísticas apontam, os números mostram - mas a realidade tende a subvertê-los. Na hora do jogo, pouco disso importa. Passado é passado: a grandeza das equipes se equivalem. O detalhe resolve. O chute bem feito, o passe bem executado, a bolinha bem escolhida. Até isso estará em questão, neste domingo, nos Aflitos, às 16h. Timbu e Cobra Coral lutarão para estarem a decisão em cada um dos 180 minutos agregados - mas, se ao fim deles não houver um vencedor, a vaga será decidida em um aleatório sorteio.

NÁUTICO - Pelo lado alvirrubro, Silas não fez mistério na escalação da equipe. Na sexta-feira, praticamente definiu o time que vai a campo - e, antes disso, havia dado fortes indicações de como entraria no jogo. A postura é a mesma do duelo de ida. Novamente, o treinador prescindiu de um meia de ligação. Em vez disso, ele escalou três volantes no time: Elicarlos, Martinez e Rodrigo Souto.

Neste esquema que ele armará, a atuação dos volantes será preponderante para a bom - ou mau- desempenho do time. Elicarlos um pouco menos, mas Martinez e Rodrigo Souto terão a responsabilidade dupla de proteger a defesa e municiar os atacantes do time, Rogério, Jones Carioca e Élton.
Outro fator que o Timbu quer usar a seu favor é o mando de campo. Em 2012, a torcida transformou os Aflitos num caldeirão onde o Náutico costumava "queimar" seus adversário. Agora, os alvirrubros querem fazer esse clima retornar - e deram uma demonstração disso na sexta-feira. Cerca de 300 torcedores foram ao estádio para incentivar o time no penúltimo treino antes do clássico decisivo que pode salvar o primeiro semestre do time. Ou, se tudo der errado para o Náutico, sepultá-lo definitivamente.

SANTA CRUZ - Já pelo Tricolor, o técnico Marcelo Martelotte terá o elenco coral praticamente completo - com exceção do meia Natan, que faz tratamento em lesão na coxa esquerda. Apesar da ausência do atleta, o treinador pôde comemorar o retorno do lateral-esquerdo Tiago Costa, além da reabilitação de Ranatinho, que ganhou ainda mais ritmo de jogo durante esta semana. Com tantos pontos contando à favor, coube ao treinador promover a manutenção do esquema tático do Santa Cruz. O 4-5-1 vai ser a pedida, com os meias criativos Raul, Renatinho e Jefferson Maranhão e a presença de Dênis Marques como homem de referência.

Renatinho quer repetir boa atuação no Clássico deste domingo (28).
Foto: Cleber Faustino/Click Esportes PE
Com a vantagem da vitória por 1x0 garantida no último domingo, o Santa joga pelo empate ou até pela triunfo por um gol de diferença. Embora a vantagem exista, Martelotte cobrou marcação reforçada para os jogadores. O time será - praticamente - o mesmo, mas a postura será um tanto diferente. Os atletas treinaram a marcação por setor e até Dênis Marques terá de apertar as saídas de bola do adversário. Além disso, o técnico chamou a atenção para os lançamentos longos vindas da zaga do rival.

"Essa questão não muda o nosso esquema de jogo, o que mudamos foi a forma como enxergamos o adversário. Portanto, vamos marcar mais, além de termos mais poder ofensivo, afinal, estamos na cada do rival e eles precisam vencer", advertiu o comandante coral.

Dessa forma, o time Tricolor vai entrar em campo com Tiago Cardoso; Éverton Sena, Renan, William Alves e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Raul, Renatinho e Jefferson Maranhão; Dênis Marques.

FICHA

Náutico: Felipe; Maranhão, Luiz Eduardo, Alison e Douglas Santos; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Jones Carioca, Rogério e Élton. Técnico: Silas

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Éverton Sena, William Alves, Renan Fonseca e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Raul, Renatinho e Jeffeson Maranhão; Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte

Local: Aflitos; Horário:16h; Árbitro: Gilberto Castro Júnior (PE); Assistentes: Elan Vieira e Francisco Chaves (ambos de PE

Blog do Torcedor

sábado, 27 de abril de 2013

[PE2013] Sport vence Ypiranga e garante vaga na final

Foto: Superesportes

Sem emoção e com muitos gols. Se a missão do Ypiranga já beirava o impossível, tornou-se digna de milagre após cinco minutos do primeiro tempo. Com gols de Marcos Aurélio (um minuto), e Felipe Menezes (quatro minutos), o Leão cravou a classificação para às finais do Estadual vencendo por 4 a 2. Agora, o time de Sérgio Guedes aguarda o adversário: Náutico ou Santa Cruz. O Ypiranga ainda reagiu, empatando o jogo, mas era tarde.

Após os dois gols, a tranquilidade que o Sport tinha transformou-se em ritmo lento. Dominando as ações, o rubro-negro trocava passes com muito espaço, diante de um Ypiranga sem reação ou alternativas. Fazer sete gols e se classificar soava insólito. O time do técnico Édson Miolo chegou em alguns momentos a fazer cera, para impedir uma maior goleada do Sport. O duelo, que não era recheado de expectativas desde seu início, ganhou aspectos ainda maiores de treino.

Aspecto interrompido pelo time de Santa Cruz do Capibaribe e pelas vaias da torcida na Ilha do Retiro. Com dois gols em menos de dez minutos (Danúbio e Danilo), o time acordou o time do Sport, que jogava com displicência. O primeiro tempo terminou empatado, com o Ypiranga sem Beto, expulso após falta dura.

Segundo Tempo

O intervalo fez bem ao time do Sport. O time voltou com mais apetite, sufocando o Ypiranga no campo de defesa. Logo nos primeiros minutos, duas chances claras perdidas por Felipe Azevedo e Gabriel. Ao Ypiranga, a possibilidade de sair nos contra-ataques, sem sucesso. Aos oito minutos, o Leão desempatou: Marcos Aurélio, da entrada da área, por cobertura, marcou um golaço. 3 a 2.

Com o terceiro gol, o time visitante definitivamente jogou a toalha. Com um a menos em campo e necessitando de uma goleada histórica, o próprio time de Édson Miolo buscou "cozinhar" a partida, e mal chegava ao campo de ataque.

Com o jogo controlado, Sérgio Guedes fez alterações. Marcos Aurélio, o nome do jogo, foi muito aplaudido ao ceder vaga ao jovem Sandrinho. O restante da partida foi da maneira que o Sport desejou desde o início: com calmaria. Ainda deu tempo de Reinaldo marcar o seu, após ótimo passe de Fabio Bahia. O segundo gol do lateral em dois jogos contra o Ypiranga.

O Leão, apesar dos dois gols, ratificou a classificação e poderá decidir o título em casa, caso não haja partida extra. Apesar do grande número de cartões dados pelo árbitro, os mesmos, felizmente, passaram longe do protagonismo do jogo. 

SPORT 4

Magrão; Cicinho, Gabriel, Maurício, Reinaldo; Tobi, Rithely (Fabio Bahia), Lucas Lima (Mateus Lima); Marcos Aurélio (Sandrinho); Felipe Menezes, Felipe Azevedo. Técnico: Sérgio Guedes

YPIRANGA 2

Jailson; Carlão (Jonathas), Egone e Hugo; Diogo (Vavá), J. Piauí, Dácio, Marcinho (Alex Toritama) e Danilo; Danúbio e Beto. Técnico: Edson Miolo

Local: Ilha do Retiro
Horário: 16h

Público e renda: 14.066/207.055,00

Gols: Marcos Aurélio (1’), Felipe Menezes (4’), Danúbio (28’), Danilo (35’), Marcos Aurélio (8' 2T), Reinaldo (41' 2T)

Cartões amarelos: J. Piauí, Carlão, Lucas Lima, Rithely
Cartão vermelho: Beto

Árbitro: Tiago Nascimento
Assistentes: Wlademir Lins e Charles Rosas

SuperEsportes

City derrota West Ham e fica perto de vaga direta na Liga dos Campeões

Foto: Reuters
Com o título já garantido pelo rival United, o Manchester City entrou em campo neste sábado pelo Campeonato Inglês com objetivos mais modestos: garantir o vice-campeonato e uma vaga direta na próxima Liga dos Campeões. A primeira missão nessa nova realidade foi cumprida: os comandados de Roberto Mancini derrotaram o West Ham por 2 a 1, no Etihad Stadium, e devem manter uma distância segura, de ao menos cinco pontos ao fim da rodada, para o trio londrino (Arsenal, Chelsea e Tottenham), que vem logo atrás na classificação.

No jogo deste sábado, o City não empolgou, mas também não chegou a ser ameaçado. O primeiro gol foi marcado pelo argentino Aguero aos 28min de jogo, após boa triangulação com Yaya Touré e David Silva.

Na segunda etapa, quando o West Ham começava a ameaçar o gol de Hart, Touré acertou um belo chute de fora da área e aumentou o placar. Nos acréscimos, Carroll chutou fraco e Hart levou um frango clássico, deixando a bola passar por entre as pernas.

Lancepress!

[PE2013] Com enorme vantagem, Sport enfrenta o Ypiranga na Ilha

Foto: JC imagem
Hoje sai o primeiro finalista do Campeonato Pernambucano 2013. Sport e Ypiranga se enfrentam as 16h, no Estádio da Ilha do Retiro. No primeiro jogo o time leonino venceu por 5x1, com isso tem a vantagem de poder perder até por 4x0. Mesmo com essa vantagem os rubro negros pregam respeito ao adversário e vão em busca de mais uma vitória.

O treinador Sérgio Guedes não fez mistério e já definiu o time que começa jogando. A equipe vai a campo com Marcos Aurélio e Felipe Menezes como novidades. Com isso, Fábio Bahia e Mateus Lima saem do time titular. O técnico justificou as mudanças.

“Eu não estou colocando esses jogadores porque tenho uma vantagem, mas porque acredito que eles são capazes de fazer”, disse.

No Ypiranga, o técnico Edson Miolo terá a volta do atacante Vavá, que ficou de fora do último jogo porque cumpriu suspensão automática. Mas o que chamou a atenção mesmo durante a semana foram as declarações do próprio treinador. Miolo, após o seu time perder parao Leão por 5x1, disse que o elenco foi abandonado pela diretoria. Os jogadores sequer tinham ônibus para seguir da concentração para o estádio. Os dirigentes negaram o fato, mas mantiveram Miolo no cargo.

Ficha técnica

Sport
Magrão; Cicinho, Gabriel, Maurício e Reinaldo; Tobi, Rithely e Lucas Lima; Felipe Azevedo, M. Aurélio e Felipe Menezes. Técnico: Sérgio Guedes.

Ypiranga
Jaílson; Danilo, Égon e Hugo; Diogo, Jefferson Piauí, Dácio, Marcinho e Jonatas; Elivelton e Vavá. Técnico: Edson Miolo.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 16h. Árbitro: Tiago Nascimento. Assistentes: Wlademir Lins e Charles Rosas. Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia) e R$ 15 (tobogã do placar).

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Final da Copa da Itália pode ser realizada no Brasil; SP, RJ e PE disputam

Foto: Reuters
A decisão da Copa da Itália desse ano pode ser em um lugar inusitado. Mais precisamente no Brasil, de acordo com o jornal italiano Il Tempo. O periódico publicou, nesta sexta-feira, que o país tem grandes chances de receber o clássico entre Roma e Lazio.

Isso acontecerá no caso de a prefeitura da capital da Itália não liberar o Estádio Olímpico para o confronto, graças aos ocorridos no clássico do dia 8 de abril, quando torcedores das duas equipes brigaram e entraram em rota de colisão com a polícia.

Com isso, o Brasil surge com chances de sediar a partida com três lugares como concorrentes: São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife. A China e os Estados Unidos também têm chances. O duelo acontece no dia 26 de maio.

A informação de que a final da pegou muita gente de surpresa. Apontada como um dos possíveis estádios a receber o jogo entre Roma e Lazio no Brasil, a Arena Pernambuco será entregue à Fifa antes da data prevista para realização da partida.

Na Sociedade de Propósito Específico (SPE) da Arena Pernambuco, a única informação é que a previsão de entrega da Arena para a Fifa é 24 de maio. Como o jogo é no dia 26 de maio, eles não teriam controle sobre a realização da partida.

Antes disso, a previsão é que dois eventos-teste com públicos aproximados de 15 mil e 30 mil pessoas serão realizados em 14 de maio, uma partida entre os operários da obra e que terá nas arquibancadas familiares dos responsáveis pela construção, e no dia 22 deste mês estava previsto um jogo do Náutico pela Copa do Brasil, mas como o time foi eliminado do torneio deve ser confirmado amistoso para a equipe, que poderia enfrentar time do exterior ou de outro Estado brasileiro.

Terra

Felipe Menezes sai da meia e vai para o ataque do Sport: 'Sem problemas'

Felipe Menezes vai para o ataque do Sport no
sábado (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O técnico Sérgio Guedes está prestes a dar uma oportunidade ao meio-campo Felipe Menezes na equipe titular do Sport. Acreditando na qualidade técnica do jogador, o comandante rubro-negro pretende escalá-lo como atacante para o duelo contra o Ypiranga, no próximo sábado, na Ilha do Retiro.

- A gente vem trabalhando para ter uma oportunidade e, às vezes, ela não aparece. Mas quando chega, nós temos que agarrar com unhas e dentes. Mas não posso pensar em contrato. Tenho que ajudar a equipe dentro de campo, para depois pensar em outras coisas.

Sobre o seu posicionamento, Felipe Menezes disse que não terá dificuldades para atuar como pivô.

- Nas últimas partidas eu tinha entrado jogando mais avançado e não tem problemas. Claro que é diferente do que eu vinha fazendo, mas o importante é aproveitar a chance e fazer o meu melhor.

Ainda de acordo com o atleta, o Sport não pode entrar em campo pensando que já conquistou uma vaga na final.

- Ainda não estamos classificados. Não podemos pensar que estamos na final, pois ainda teremos um jogo contra o Ypiranga e temos que respeitá-los. Primeiro, temos que fazer a nossa parte para depois pensar na final.

GE

Santa Cruz vai ceder Arruda à Fifa e procura local para treinar em junho

Estádio do Arruda será cedido à Fifa pelo Santa Cruz (Foto: Divulgação/Santa Cruz)
Com a proximidade da Copa das Confederações, o Santa Cruz começa a achar alternativas para poder treinar durante o mês de junho visando o início do Brasileiro da Série C. A procura por uma sede se deve ao empréstimo do Arruda para o Comitê Organizador da Copa, que cederá o estádio para os treinamentos de seleções inscritas no torneio. Segundo a diretoria de futebol coral, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) está negociando um local para os tricolores.

- A Secopa está negociando esse descolamento do Santa Cruz para treinar em um CT na Vila da Fábrica, na cidade de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife). Devemos ir para lá quando entregarmos o Arruda para a organização do evento, depois do Pernambucano - disse o diretor de futebol coral, Jomar Rocha.

O centro de treinamento citado é o estádio municipal Luiz Alexandrino, sede dos jogos do Atlético Pernambucano, que disputa a Série A2 do Estadual. O local já foi cogitado pelo Santa Cruz para substituir o Arruda quando o estádio foi usado para abrigar o show de Paul MacCartney em abril do ano passado.

Outra possibilidade que surgiu no Santa Cruz é uma intertemporada no México. Um empresário chegou contactar diretores oferecendo um período no país.

- Um agente nos ligou dizendo que tinha o interesse de levar o Santa Cruz para o México, mas não entrou muito em detalhes. Perguntou se queríamos e voltaria a ligar. Se for para viajar, devemos ficar 15 dias por lá, imagino. O contato foi muito superficial, estamos esperando.

GE

quinta-feira, 25 de abril de 2013

CBF divulga datas de oito jogos da segunda fase da Copa do Brasil

A CBF divulgou no início da tarde desta quinta-feira os jogos dos dias 1º e 2 de maio, partidas de ida da segunda fase da Copa do Brasil 2013. Flamengo, Inter, Cruzeiro, Ceará, além dos goianos Goiás e Atlético-GO jogam fora de casa na próxima quarta. No dia seguinte, é a vez de o Botafogo enfrenta o vencedor do duelo entre CRB e Fast, a ser definido nesta quinta.

Os demais jogos da segunda fase terão as datas a horários a serem divulgados posteriormente, segundo informa o site oficial da CBF. Ainda pela primeira fase, os duelos entre Sousa e Coritiba serão realizados nos dias 1º (19h30m, no Marizão, em Sousa, PB) e 8 de maio (21h, no Couto Pereira, em Curitiba, PB).

Pelo regulamento da competição, nesta etapa, assim como na primeira fase, se o time visitante vencer por dois ou mais gols de vantagem, se classifica sem precisar jogar a partida de volta.

Confira as datas e horários (de Brasília):

Quarta, 01/05

15h - Santo André x Goiás - Bruno José Daniel (Santo André, SP)
19h30m - Cianorte x Atlético-GO - Albino Turbay (Cianorte, PR)
19h30m - Crac x Betim - Genervino Fonseca (Catalão, GO)
21h50m - ASA ou Santa Cruz-RN x Ceará - local a definir
21h50m - Campinense x Flamengo - Amigão (Campina Grande, PB)
21h50m - Resende x Cruzeiro - Raulino Oliveira (Volta Redonda, RJ)
21h50m - Santa Cruz x Internacional - Arruda (Recife, PE)

Quinta, 02/05

19h30m - CRB ou Fast x Botafogo - Rei Pelé (Maceió, AL) ou Roberto Simonsen (Manaus, AM)

GloboEsporte

[PE2013] Octogonal do Rebaixamento. Resultados de ontem, classificação de momento e os próximos jogos!


Diego López acredita em “milagre” contra Borussia Dortmund

Foto: Reuters
Apesar de o Real Madrid ser goleado pelo Borussia Dortmund por 4 a 1 nesta quarta-feira, no Westfalenstadion, em jogo válido pelas semifinais da Liga dos Campeões, o goleiro Diego López segue confiante em assegurar uma vaga na decisão do torneio continental. Após o revés em território alemão, o camisa 41 admitiu que não será fácil reverter a desvantagem, mas destacou a capacidade do time espanhol e lembrou da importância da torcida presente no estádio Santiago Bernabéu.

"Todos nós devemos pensar no jogo de quarta-feira. Temos uma oportunidade histórica e muito difícil de conseguir passar para final. Seria um milagre. O Bernabéu nos empurrará, pois já passou por momentos como esse. Mesmo com este resultado, devemos nos unir mais do que nunca", disse.

O segundo jogo da semifinal será realizado na próxima terça-feira, às 15h45 (de Brasília), no Santiago Bernabéu. O clube espanhol precisa triunfar por, no mínimo, 3 a 0 para garantir um lugar na final. Se o time alemão marcar um gol, os donos da casa precisarão balançar as redes cinco vezes. Qualquer empate classifica a equipe visitante. Em caso de vitória por 4 a 1 dos comandados de Mourinho, o jogo irá para prorrogação, com possibilidade de pênaltis.

"Precisamos fazer uma partida muito melhor do que fizemos. Se isso acontecer, teremos muito mais opções para conseguir a virada. Estamos jogando por um lugar na final, precisamos sofrer e lutar muito. Temos consciência de que é complicado. Este clube e essa equipe não podem se render. Não fez isso em toda sua história e não fará agora, muito menos em nosso estádio", encerrou.

A final desta edição da Liga dos Campeões da Europa ocorre em 25 de maio, no estádio Wembley, em Londres (Inglaterra). Do outro lado da chave, o Barcelona foi derrotado por 4 a 0 pelo Bayern de Munique, na Allianz-Arena, e, na próxima quarta-feira, no Camp Nou, tenta reverter a desvantagem.

Terra Esportes

Vaiado, Brasil empata com Chile e ouve 'œolé' da própria torcida

Chile e Brasil enfrentaram em amistoso no Mineirão, com empate em 2 x 2 /
Crédito: Sergio Moraes/REUTERS




O último teste antes da lista definitiva para a Copa das Confederações não saiu da forma como a Seleção esperava. Na noite desta quarta-feira, o Brasil ficou no empate por 2 x 2 com o Chile, no estádio do Mineirão, e foi bastante cobrado pelos mais de 50 mil torcedores presentes.

Sem conseguir jogar bem, a equipe anfitriã saiu atrás no placar e chegou a virar, mas cedeu a igualdade e foi vaiada. Nos minutos finais, os torcedores até gritaram 'olé' enquanto os chilenos trocavam passes. Além disso, Neymar foi criticado pelos fãs, apesar de ter participado dos dois gols.

A equipe de Jorge Sampaoli saiu na frente com gol do flamenguista Marcos González. Ainda no primeiro tempo, Réver empatou de cabeça. Já no segundo tempo, Neymar recebeu de Alexandre Pato para virar. Porém, o gremista Vargas deixou tudo igual.

Depois de cinco jogos à frente da Seleção, Felipão terá de anunciar no dia 14 de maio a lista definitiva para a Copa das Confederações. Antes do torneio, com o grupo já definido, o Brasil ainda jogará contra Inglaterra e França.

O jogo - O Chile começou melhor a partida e logo obrigou Diego Cavalieri a defender arremate de fora da área de Vargas. Enquanto o Brasil ainda tentava se ajustar em campo, os visitantes abriram o placar aproveitando falha geral, aos sete minutos. Em cobrança de falta de longe, a bola passou por todos na área e o goleiro espalmou. O rebote chegou a Cortez, que cabeceou para o flamenguista González completar para as redes.

Sem mostrar jogadas trabalhadas, o Brasil buscou respostas em lances individuais de Neymar, que foram desarticulados pelos chilenos. Johnny Herrera também não se assustou em cobrança de falta de Ronaldinho Gaúcho e segurou sem problemas. Aos 13, o time de Jorge Sampaoli quase ampliou. Mena arrancou com liberdade com a bola, invadiu a área e só não marcou porque Cavalieri salvou.

O lance seguinte foi o primeiro de perigo do Brasil. Ronaldinho Gaúcho recebeu na meia-lua, cercado pela marcação, mas conseguiu tocar na direita para Jadson, que finalizou cruzado e acertou a trave. Como a Seleção de Felipão exibia clara dificuldade na marcação, dando espaços em seu lado esquerdo, o Chile tentou aproveitar.

O gremista Vargas recebeu pela direita e cruzou na primeira trave, onde Rubio emendou uma bicicleta e mandou a bola raspando a trave. Porém, o Chile descuidou da marcação em bola aérea e foi castigado. Aos 24, Neymar bateu escanteio e o zagueiro Réver cabeceou na primeira trave, sem dar chance de defesa ao goleiro.

O gol brasileiro diminuiu um pouco o ímpeto dos visitantes, mas não amenizou as reclamações de Meneses, que caiu na área quando Réver chegou no carrinho. No entanto, o árbitro considerou a jogada normal, para desespero de Jorge Sampaoli. Antes do fim do primeiro tempo, Jadson ainda encontrou Neymar livre na área, em um dos raros momentos em que Álvarez deu espaço ao santista, mas o atacante desperdiçou chutando por cima.

No intervalo do amistoso, Felipão fez duas mudanças, colocando Henrique e Alexandre Pato nas vagas de Dedé e Leandro Damião. O atacante do Corinthians percebeu que seria sua grande chance de conseguir uma vaga na Copa das Confederações e logo pediu pênalti em disputa na área.

Aos nove minutos, uma jogada envolvendo jogadores dos quatro grandes clubes paulistas (além de um atleticano) resultou no gol da virada. O palmeirense Henrique roubou a bola no meio-campo e tocou para Pato, que passou para Ronaldinho emendar para o são-paulino Jadson. O meia fez a assistência a Pato, completamente livre na área. Em vez de chutar, o corintiano preferiu servir ao santista Neymar para fazer o gol.

Depois do gol, Sampaoli tirou Cortés e colocou Fuenzalida. E a vantagem brasileira não durou muito tempo. Aos 18, o gremista Vargas carregou a bola sem ser incomodado pela intermediária e soltou um chute forte, superando o goleiro Diego Cavalieri. Imediatamente depois do gol, Felipão tirou Ralf e Jadson para as entradas de Fernando e Osvaldo.

A torcida perdeu a paciência nos minutos finais e começou a vaiar. Como os protestos não adiantaram, os brasileiros até gritam 'olé' enquanto os chilenos trocavam passes.

Placar

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Paysandu apresenta nova camisa para disputa da Série B


Lewandowski arrasa Real, e Borussia encaminha final alemã na Champions

Foto: Reuters
A Liga dos Campeões da temporada 2012/13 está perto de ter uma final alemã. Um dia após o Bayern de Munique atropelar o Barcelona por 4 a 0 em casa pela primeira partida da semifinal, o Borussia Dortmund recebeu o Real Madrid e conseguiu uma imponente vitória por 4 a 1. Com o resultado, a equipe da capital espanhola precisa vence por 3 a 0 para ter chances de voltar à final.

O grande nome da partida foi o polonês Robert Lewandowski, autor dos quatro gols do Borussia. De quebra, entrou para a história, uma vez que foi o primeiro jogador na história a marcar quatro vezes em uma semifinal de Liga dos Campeões.

Tentando repetir o sucesso do conterrâneo Bayern, o Borussia Dortmund começou o jogo superior, apertando muito o Real em sua saída de bola e já criando perigo. Gotze ignorou a pressão por conta de sua ida ao rival alemão e era um destaques da equipe da casa, assim como Marco Reus.

Não demorou muito para que o Borussia abrisse o placar. Aos 7min, Gotze cruzou da esquerda para Lewandowski, que se antecipou em relação a Pepe e completou para o fundo das redes. Curiosamente, essa foi uma jogada de dois atletas que viram seus nomes ligados a uma transferência ao Bayern, sendo que, no caso de Gotze, o desfecho foi confirmado.

O Real Madrid demorou a se soltar em campo, mas pouco a pouco conseguiu equilibrar a partida. O Dortmund era quem mais criava chances de gol, mas o resultado no primeiro tempo foi um empate. Aos 42min, Hummels vacilou feio e perdeu a bola para Higuaín. O argentino avançou pela esquerda e cruzou para Cristiano Ronaldo empatar.

O intervalo fez bem para o Borussia, que voltou superior e conseguiu marcar em apenas cinco minutos. Lewandowski recebeu passe entre a marcação do Real, girou com a bola e finalizou no canto esquerdo de Diego López. A equipe espanhola reclamou de impedimento, que não houve. O show do polonês prosseguiu e, aos 10min, escapou da defesa adversária e arrematou forte para ampliar.

Lewandowski ainda queria mais. Aos 21min, Reus foi deslocado por Xabi Alonso e a arbitragem viu pênalti. O polonês foi para a cobrança e superou López com um chute firme. O Real não conseguia ir para o ataque, enquanto o atacante seguia terrível. Aos 32min, Lewandowski arriscou de fora da área e obrigou López a fazer ótima defesa.

Terra Esportes

Torcedores do Dortmund queimam camisas de Mario Götze após transferência

Alguns torcedores do Borussia Dortmund não compreenderam a transferência do meia Mario Götze ao rival Bayern de Munique, negócio fechado no início desta semana. Horas antes da semifinal contra o Real Madrid, fotos da camisa do jogador pegando fogo foram divulgadas na internet e causaram polêmica.

Pelas redes sociais, fãs chamaram o atleta de 20 anos, revelado pelas categorias de base do clube alemão, de “Judas”, apelido que rendeu várias montagens humorísticas e irônicas. Em outras fotos, Götze aparece com um carro cheio de dinheiro, com a alcunha de “mercenário”. 

E, realmente, a transação envolve valores exorbitantes: o Bayern desembolsou 37 milhões de euros (quase R$ 100 milhões) para contar com o armador já na próxima temporada europeia. O tempo de contrato e o salário ainda não foram revelados pela imprensa internacional.

Para colocar o Borussia em vantagem na luta pela decisão da Liga dos Campeões da Europa, Mario Götze terá que superar a insatisfação de alguns torcedores do time na tarde desta quarta-feira: o adversário será o Real, no Westfalenstadion.

Em coletiva de imprensa, o técnico Jürgen Klopp, um dos principais ídolos do Borussia Dortmund, pediu que os fanáticos apenas apoiem a equipe, deixando de lado a polêmica ida de Götze ao Bayern. O atacante polonês Robert Lewandowski, do Borussia, também poderá ser outro a acompanhar o colega.

SuperEsportes

Seleção encara Chile em "aposta final" para quem atua no Brasil

Foto: Bruno Santos / Terra
Desde a apresentação da Seleção Brasileira na última segunda-feira, o discurso de todos os jogadores é bem semelhante: "quero dar o meu melhor para conquistar uma vaga na Copa das Confederações". Mesmo sendo um amistoso sem a mesma relevância de um duelo contra a Itália ou Inglaterra, para os atletas que atuam no Brasil, a partida entre a Seleção e o Chile, marcada para 22h, no Estádio do Mineirão, é uma "aposta final" de ir ao torneio em junho.

Para alguns servirá para ratificar de vez seu lugar na lista de 23. Para outros, uma atuação acima da média servirá para colocar novas dúvidas na cabeça do técnico Luiz Felipe Scolari em reta decisiva para ser traçada a lista final de convocados. Alguns nomes que entrarão em campo no Mineirão já têm vaga praticamente cativa, como é o caso do goleiro Diego Cavalieri, do meia Ronaldinho e do atacante Neymar.

Outros têm boa chance de estar na lista final como o goleiro Jefferson, o volante Fernando e o centroavante Leandro Damião. Mas para os novatos nas convocações do técnico como o lateral Marcos Rocha e os zagueiros Rodrigo Moledo e Henrique, será a primeira e última oportunidade de quem sabe ser uma surpresa de última hora.

"A importância (deste jogo) é de mais uma observação de um jogo amistoso, como eles se comportam, se vale a pena investir, o que eles podem nos dar na disputa com outro jogador, se posicionar nas escolhas. Assim que vou fazer nos próximos 20 dias. Amanhã é importante para alguns estarem definitivamente inscritos e outros que vou observar na Seleção para o futuro", afirmou Luiz Felipe Scolari.

Na entrevista após o treino desta terça-feira, Felipão lembrou que já teve a atitude de convocar atletas com poucas partidas pela Seleção para formar parte de grupos que disputam a Copa das Confederações ou Copa do Mundo. Foi o caso em 2002 do zagueiro Anderson Polga e dos volantes Kléberson e Gilberto Silva.

"É possível que até em dois jogos eu ache que tenha que convocar A e não B que foi muitas vezes convocado. Volto a repetir que o Jadson foi muito bem no jogo lá (na Bolívia), o posicionamento dele é importante, dá uma condição melhor na equipe que eu quero. É possível que amanhã o Jadson seja convocado e outro que jogou 20, 30 jogos não seja. Pode ser que algum seja como foi o Polga, o Kléberson ou o Gilberto Silva".

No confronto desta quarta-feira, porém, a previsão é de que a Seleção não encontre um adversário tão frágil como foi a Bolívia, na goleada por 4 a 0. Para conquistar seu espaço, os atletas do grupo brasileiro terão mais trabalho diante dos chilenos, que tem como uma das suas principais referências o atacante Vargas, que atua no Grêmio.

"Nós temos os vídeos completos do Chile jogando as Eliminatórias. Temos vídeo deles jogando com essa equipe que provavelmente jogará amanhã. Nós temos as informações necessárias para passar aos jogadores", afirmou Felipão.

FICHA TÉCNICA

Brasil: Diego Cavalieri; Jean, Dedé, Réver e André Santos; Fernando, Paulinho, Jadson e Ronaldinho; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato)

Chile: Herrera; Acevedo, Rojas, Gonzales e Mena; Leal (Figueiroa), Menezes e Reyes; Vargas, Muñoz e Rubio

Data: 24/04/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai) 

Terra Esportes

terça-feira, 23 de abril de 2013

Bayern atropela Barcelona, devolve goleada e fica perto de final

Foto: AP

A Liga dos Campeões de 2012/13 está perto de conhecer seu primeiro finalista. Nesta terça-feira, na Alemanha, o Bayern de Munique arrasou o Barcelona e aplicou um pesado 4 a 0. Com o resultado, a equipe catalã precisará de uma improvável vitória de 5 a 0 no dia 1º de maio para conseguir sua classificação sem passar pelos pênaltis. O outro finalista sai do duelo entre Real Madrid e Borussia Dortmund. Para os alemães, o resultado também significa ficar perto da segunda final consecutiva, já que no último ano foi derrotado pelo Chelsea nos pênaltis.

De quebra, o Bayern se vingou da edição 2008/09 da competição europeia, quando o Barça havia derrotado o time alemão pelo mesmo placar de 4 a 0, ainda nas quartas de final. O time de Lionel Messi seguiu até a final naquela temporada e ficou com o título.

A supremacia do Bayern não foi somente no placar. A equipe alemã dominou o Barcelona como há anos não era visto com o time catalão. Do outro lado, Lionel Messi, que não está completamente recuperado de lesão, quase não apareceu no jogo.

O primeiro tempo foi pleno para o Bayern de Munique. O Barcelona até a sua tradicional posse de bola superior, mas esta era estéril, já que a marcação alemã era feroz e dava pouquíssimos espaços para jogadas ofensivas. Do outro lado, a equipe da casa ameaçava de verdade quando chegava ao ataque.

A etapa inicial viu somente um gol, que saiu para o time que foi superior. Aos 25min, Robben alçou bola na área depois de cobrança de escanteio e encontrou Dante. O zagueiro brasileiro poderia tentar a cabeçada direto para o gol, mas deu passe para Thomas Müller e viu o meia completar para o fundo das redes.

O placar poderia ser ainda melhor para o Bayern, já que houve dois lances polêmicos na área do Barcelona. Aos 15min, Lahm chutou de fora e a bola bateu no braço de Piqué, mas o juiz húngaro Viktor Kassai não viu infração. Mais tarde, aos 33min, foi a vez de Alexis Sanchez acertar a mão na bola, e novamente a arbitragem considerou que não houve penalidade.

Depois do intervalo, novo lance polêmico, mas desta vez contra o Barcelona. Aos 4min, Robben cobrou escanteio, Müller tocou de cabeça e Mario Gomez, em posição duvidosa, completou para o gol. Os jogadores do time catalão reclamaram bastante, mas o gol foi validado.

O Barcelona demorou a reagir, mas pouco a pouco começou a conseguir ameaçar o gol do Bayern. O time alemão era inteligente e sabia o momento certo de atacar, e assim conseguiu o terceiro aos 28min. Robben saiu driblando pela direita e tocou na saída de Valdés, fazendo um belo gol. No lance, entretanto, Jordi Alba, que estava na marcação do holandês, foi derrubado por Müller, fato que a arbitragem considerou como sendo normal.

Mesmo com a diferença de gols, o técnico Tito Vilanova não mexia na equipe do Barcelona. O castigo para a passividade foi o quarto. Aos 37min, Müller contou com passe de Alaba e completou para o fundo das redes. 

Terra

O time do segundo tempo

A goleada do Sport sobre o Ypiranga representa um retrato fiel do que a equipe rubro-negra tem sido na maioria das partidas nesta temporada. O apito inicial, geralmente, não traz o melhor da equipe. Os primeiros 45 minutos representam “sufoco”. O time não engrena até que chega o intervalo das partidas. No vestiário, desenha-se o momento da virada. Os números atestam isso. Dos 47 gols marcados na temporada, 31 foram assinalados na etapa final. Desses, 15 tentos foram feitos nos 15 minutos finais da partida. Definitivamente, esse Rubro-negro é o time do segundo tempo.

Essa característica da equipe vem desde a Era Vadão. Nos 12 jogos em que ele esteve no Leão da Ilha, foram marcados 23 gols. Deles, 15 saíram no segundo tempo. Mesmo com a equipe ainda desajustada, o Sport dava sinais de que a pré-temporada realizada em Maceió foi fundamental para construir um bom nível físico para o elenco, que tem apresentado poucas lesões musculares.

Depois que Sérgio Guedes retornou à Ilha do Retiro, a equipe manteve essa característica. Com o treinador, o Sport marcou 15 dos 24 gols na etapa final. O detalhe é que o melhor desempenho no segundo tempo, geralmente, vem acompanhado de uma mudança tática. Assim como aconteceu diante do Ypiranga, o técnico opta por sacar um volante e acionar um atacante.

Nas últimas partidas, Marcos Aurélio e Erico Junior dividem as escolhas de Guedes. Com o jogo mais aberto, os leoninos partem para a decisão. Geralmente, levam a melhor. No duelo com a Máquina de Costura, a equipe passou a atuar no 4-4-2. Felipe Azevedo saiu do ataque para a defesa. Reforçado, o sistema de criação cresceu. Criou mais e foi mais veloz. Assim, o Leão da Ilha ficou muito perto de garantir a vaga na final do Campeonato Pernambucano com quatro gols marcados na etapa final.

SuperEsportes

Técnico do Santa Cruz não quer saber de administrar resultado

Martelotte diz que Santa Cruz continuará ofensivo
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Santa Cruz tem a melhor defesa do Pernambucano com oito gols sofridos em um indicativo da eficiência do seu sistema defensivo. Com a vantagem do empate com o Náutico pelo segundo jogo da semifinal do Pernambucano, domingo, às 16h, nos Aflitos, é de se esperar que os tricolores usem essa característica como trunfo. Mas o técnico Marcelo Martelotte prefere outra estratégia para encarar os alvirrubros.

- O Santa Cruz não enfrenta o Náutico para administrar resultado. Fiz questão de colocar isso no vestiário depois do jogo até porque a nossa campanha como visitante é melhor do que como mandante - frisou o treinador.

Na fase classificatória, os corais conquistaram 11 pontos em cinco partidas como visitante, enquanto mandante foram dez pontos em seis jogos, perdendo dois deles. Invictos fora, com o resultado a favor, os tricolores estão esperançosos nos Aflitos.

- A competição é muito perigosa e a vantagem é pequena. É preciso uma marcação forte, como a que tivemos na primeira partida, para então a equipe fluir. A entrega da gente deve continuar – destacou o zagueiro Renan Fonseca.

GloboEsporte

Botafogo critica Rede Globo por mudança de data de jogo: "um absurdo"

Foto: Paulo Sérgio / Agência Lance
O Botafogo não está nada satisfeito com a mudança feita pela Rede Globo, que antecipou seu jogo contra o Resende pela semifinal da Taça Rio para sábado e colocou o Fluminense para jogar no domingo. Por ter feito a melhor campanha, o Botafogo tinha, pelo regulamento da competição, direito a fazer o jogo principal.

"Acho um absurdo o que aconteceu. Não sou contra esse tipo de decisão. Mas de que adiantou ao Botafogo fazer a melhor campanha e agora (a emissora) vem e rasga o regulamento?", reclamou Sydnei Loureiro, gerente de futebol do clube.

O dirigente disse ainda que é preciso que as coisas sejam feitas de forma correta, antes de começar o campeonato. "Se a TV pode mudar um jogo é preciso constar no regulamento, e não mudar em cima da hora", afirmou, dizendo que deve ser interesse da própria TV que essas definições aconteçam antes de o campeonato começar, em crítica aberta à Rede Globo.

Rodrigo Caetano, diretor executivo do Fluminense, já tinha antecipado no domingo à noite que a TV, em busca de maior audiência com a torcida do Fluminense, iria alterar a ordem da partida que sua equipe faria - em princípio contra o Volta Redonda, no sábado, às 18h30, e que agora será no domingo, às 16h.

"Mas ainda podemos ter mais mudanças", disse Caetano, voltando a levantar a hipótese de que não apenas o jogo de domingo passe para São Januário (já que o Estádio da Cidanania é a casa do Volta Redonda, um dos semifinalistas), mas também Botafogo x Resende passe para o estádio do Vasco. Isso faria mudar também os planos do Botafogo, que viaja nesta terça-feira para a cidade do Sul Fluminense para enfrentar o Sobradinho pela Copa do Brasil no dia seguinte. A previsão é ficar lá até domingo.

Terra Esportes

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Silas pensa em manter a base do time do Náutico para clássico da volta

Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press
Faltando pouco menos de uma semana para o jogo de volta pela semifinal do Campeonato Pernambucano, o técnico Silas já perde o seu sono pensando na equipe que vai colocar em campo para inverter a vantagem do Santa Cruz sobre o Náutico. O comandante alvirrubro deixou o Arruda satisfeito com a postura da equipe e por isso parece pensar seriamente na possibilidade de manter a mesma base para o jogo dos Aflitos.

- A gente vai trabalhar e vamos ver a resposta para decidir. Não sou muito a favor de ficar mexendo no time porque o entrosamento só vem quando você tem uma equipe que joga junta muitas vezes.

No Arruda, o Náutico jogou com três atacantes, mas não foi tão ofensivo. Por isso, Silas já sinalizou que pode montar um time buscando mais o ataque no próximo domingo.

- Agora nós vamos analisar as modificações que podemos fazer em função do resultado, já que agora temos que correr atrás. Talvez a gente tenha que ser um pouco mais ofensivo desde o início.

A maior preocupação de Silas no time do Náutico é nitidamente com o ataque. O sistema defensivo, apesar de ter sido vazado diante do Santa, parece ter caído nas graças do treinador.

- O nosso time teve um cuidado defensivo muito grande no jogo contra o Santa Cruz. Douglas Santos e Maranhão não saíram ao mesmo tempo em momento nenhum. A obediência tática foi muito boa.

Globoesporte

Seleção se apresenta em "última chance" antes das Confederações

Foto: AP
No início da noite desta segunda-feira, os 19 jogadores que atuam em clubes brasileiros convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para o amistoso contra o Chile, na próxima quarta-feira, se apresentam em Belo Horizonte. O duelo é a última chance de cativar o treinador e garantir um lugar na Seleção Brasileira que participará da Copa das Confederações, em junho. 

Neste cenário, o grupo possui algumas peças que já tem cadeira cativa com Felipão, alguns que impressionaram o técnico no amistoso contra a Bolívia e outros que buscam, em uma rápida oportunidade, ter chance de repetir o que passaram os volantes Kléberson e Gilberto Silva, que ganharam uma oportunidade de atuar na Seleção pouco antes da Copa do Mundo de 2002. 

No grupo dos que já tem cadeira cativa com Scolari estão o volante Paulinho, o meia Ronaldinho e o atacante Neymar. Será muito difícil que os três nomes não estejam na lista. No segundo posto (os que impressionaram nos últimos jogos) se encaixam o goleiro Diego Cavalieri, o volante/lateral Jean e o centroavante Leandro Damião. Os dois últimos foram bastante elogiados pelo treinador.

Jean tem boas chances de conquistar uma vaga pela versatilidade de atuar em dois setores. Já Damião, que deixou seu gol contra os bolivianos, sai na frente para ser o centroavante que brigará com Fred por uma vaga de titular no torneio. Outro jogador que agradou Felipão, mas não chegou a ser chamado para o amistoso contra a Bolívia, é o gremista Fernando. O volante teve boa atuação contra a Itália e chamou a atenção do comandante da equipe verde e amarela.

No terceiro quesito (os que ainda tem que conquistar Felipão) se incluem todos os demais convocados. Uma briga, com certeza, deve ficar no setor defensivo. Com Thiago Silva, David Luiz e Dante praticamente garantidos, caberá aos quatro convocados para o setor (Réver, Henrique, Rodrigo Moledo e Dedé) brigar pela última vaga.

O lateral André Santos pode ser uma opção para a reserva de Marcelo, brigando com o polivalente Adriano, do Barcelona. Osvaldo, em grande fase no São Paulo, e Alexandre Pato também podem ser surpresas de Felipão em uma lista futura. 

O duelo entre Brasil e Chile servirá não somente para os jogadores e para a Seleção Brasileira. A partida será o principal teste do Mineirão, em termos de deslocamento e funcionamento, para o início da Copa das Confederações. O estádio em Belo Horizonte receberá dois jogos da primeira fase (Taiti x Nigéria e Japão x México), além de uma das semifinais do torneio.

Terra Esportes

[PE2013] Resultados das semifinais e do octogonal, classificação e os próximos jogos!


domingo, 21 de abril de 2013

[PE2013] No primeiro clássico da semifinal, Santa Cruz vence o Náutico por 1x0

A disputa foi acirrada, mas o Santa se saiu melhor e venceu o Náutico.
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Na primeira partida da semifinal foi o Santa Cruz que se saiu melhor. Numa partida que teve um primeiro tempo, apesar de nervoso, equilibrado, e o segundo tempo com uma predominância tricolor, a vantagem ficou com o time do Marcelo Martelotte. Num belo chute de fora da área, Renatinho marcou o único gol da partida, dando a vitória ao Mais Querido. 

O time do Náutico não se deixou abater com a derrota, dizendo que foi no detalhe que saiu a vitória do Santa e que reverter esse quadro é fácil nos Aflitos. Com a vitória, o Santa joga com a vantagem do empate por 0x0. Se o Náutico vencer pelo mesmo placar, o critério de desempate será o número de cartões amarelos, que cada time tem um até agora. 

A verdade é que venceu quem errou menos, no caso o Santa Cruz. A vantagem é pequena, mas não deixa de ser uma vantagem que pode levar o tricolor a final docampeonato, mais uma vez. Agora, para o Santa, é não deixar o essa pequena vantagem subir a cabeça e jogar muito nos Aflitos para se confirmar na final. Para o Náutico, é tomar o termo resiliência para si e tentar reverter este quadro. 

O JOGO 

Quem ousou adjetivar o primeiro tempo do clássico como “nervoso”, teve toda a razão. Assim foi a primeira etapa do clássico das emoções deste domingo. A vantagem que alguns deram ao Santa Cruz, por jogar em casa, não se mostrou tão eficiente e o tricolor só começou a jogar melhor após os primeiros 15 minutos de jogo. Ambos os times conseguiam chegar e assustar o adversário, mas nenhum conseguiu finalizar em gol. Felipe e Tiago marcaram presença e realizaram grandes defesas. 

Para cada time houve uma certa desvantagem nesse primeiro tempo: o Santa Cruz teve que fazer uma alteração aos oito minutos de jogo: Renatinho entrou no lugar de Natan, que sentiu fortes dores na perna e não pode continuar. Já o Náutico levou o primeiro cartão amarelo do jogo, que é critério de desempate dessa reta final do campeonato. O cartão, foi para Douglas Santos, após falta. E o primeiro tempo terminou equilibrado e empatado em 0x0. 

O segundo tempo começou com o Santa mais ofensivo, com mais vontade e mostrando superioridade. E a mudança, aquela do primeiro tempo, fez diferença no início da etapa complementar. Renatinho, aos seis minutos, com um belo chute de fora da área, marcou o único gol do Clássico. Era a vantagem, apesar de pequena, que o Santa precisava. 

O Náutico tentou, tentou, mas não conseguiu empatar o jogo. Levou perigo, chutou muito em gol, mas a defesa tricolor estava sempre bem postada e não deixava o time alvirrubro chegar. No final, o time de Silas ainda tentou sufocar o tricolor, mas sem sucesso. O jogo acabou com a vitória, justa, do tricolor pernambucano e leva a vantagem par ao próximo jogo, nos Aflitos. 

FICHA DA PARTIDA - SANTA CRUZ 1X0 NÁUTICO 

Santa Cruz - Tiago Cardoso; Nininho, Renan, William Alves e Everton Sena; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Raul (Sandro Manoel), Natan (Renatinho) e Jefferson Maranhão (Flávio Caça-Rato); Dênis Marques. Técnico: Marcelo Martelotte. 

Náutico: Felipe; Maranhão, Alison, Luis Eduardo e Douglas Santos; Josa (Giovanni), Martinez (Dadá) e Rodrigo Souto; Jones Carioca, Elton e Rogério (Vinícius Pacheco). Técnico: Silas 

Pernambucano Coca-Cola. Local: Arruda. Árbitro: Gleydson Leite Auxiliares: Ricardo Chianca e Jean Marcel. Gol: Renatinho (SC) aos seis minutos do segundo tempo. Amarelos: Douglas Santos (N) e Jefferson Maranhão (SC). Público: 28.285 Renda: R$ 514.050.