sexta-feira, 31 de maio de 2013

Leandro Souza, o velhor titular da zaga do Santa Cruz, está de volta

Foto: Aldo Carneiro- Pernambuco Press
Com a saída de William Alves para o Náutico, Leandro Souza ganhou a vaga aberta na zaga do Santa Cruz e espera se firmar ao lado de Renan Fonseca no Brasileiro da Série C. Como a única experiência da dupla foi no amistoso contra o Nacional-POR, a nova formação será realmente testada contra o Luverdense, domingo, às 18h30, no Arruda, em jogo que vale três pontos.

- O jogo com o Nacional foi importante para nos entrosarmos, pois temos uma partida difícil no domingo. O Luverdense é um adversário chato, que faz uma bela Copa do Brasil, então temos que procurar nos ajustar - afirmou Leandro Souza.

Souza retoma a titularidade que já foi sua por duas temporadas no Arruda. Ele foi bicampeão pernambucano e conquistou o acesso à Série C, sendo um dos 11 titulares do então técnico Zé Teodoro. No fim de 2012, acabou emprestado ao Guarani e retornou com o estadual de 2013 em andamento, perdendo a inscrição. Ficou treinando até a venda de William Alves, no início da semana.

- William está em outro time e ganhei a chance de voltar a ser titular, mas essa briga iria acontecer de qualquer forma, seja com ele ou com Renan Fonseca. Estava treinando para jogar, mas é lógico que sem a concorrência dele fica mais fácil.

Comandado pelo técnico Sandro Barbosa, Leandro Souza admitiu o toque diferente do novo treinador em relação aos defensores. Como Sandro foi um zagueiro de sucesso, o conhecimento está sendo bem aproveitado por Souza. 

- Ter um ex-zagueiro como treinador facilita muito pra mim. Por ser um especialista da posição, ele trabalha com mais frequência o nosso posicionamento e dá dicas de como devemos nos comportar durante as partidas, porque conhece a função.

[LIBERTADORES] Atlético-MG empata por 1x1 com o Tijuana/Mex e está classificado as semifinais

Réver e Ronaldinho comemorando o gol de empate.
Foto: Paulo Fonseca/EFE
O jogo não foi fácil. Toda aquele jogo pegado, com ambas as equipes com muita chance de marcar, que vimos no primeiro jogo, aconteceu novamente hoje (30). Atlético-MG e Tijuana/Mex protagonizaram uma partida digna de final de Libertadores, aquele jogo que todos os amantes de futebol sempre almejam. Com a vantagem do empate, o Galo se classificou após empatar por 1x1 com a equipe mexicana. Um empate com sabor de vitória.

Logo na etapa inicial o Tijuana/Mex abriu o placar, deixando todos os torcedores atleticanos receosos. Contudo, nada que o melhor time da Libertadores 2013 não pudesse reverter. Dito e feito. No final do primeiro tempo Réver, após cruzamento na área, marcou o gol de empate. Era o gol da classificação atleticana.

O segundo tempo foi ainda melhor. Com chances de todos os lados, onde as duas equipes chegavam com perigo e mostravam um futebol bonito – nada que lembrasse a terrível partida de ontem entre Fluminense e Olimpia. E o grande herói do jogo foi o goleiro do Galo, Victor. Além de defender um pênalti marcado faltando dois minutos para acabar o jogo, o arqueiro do time mineiro fez defesas que só um goleiro da competência dele faria.

Com a classificação, o Atlético-MG enfrenta nas semifinais o Newell's Old Boys, que ontem desclassificou o temeroso Boca Juniors. Além disso, terminou essa fase como o melhor time da Libertadores, lembrando o ano de 1978, que teve o mesmo feito. Contudo, fica o alerta para que o Atlético-MG melhore alguns pontos, afim de que não deixe tantos espaços para o time adversário.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

[SÉRIE B] Sport enfrenta o Figueirense nesta sexta para emplacar sequência de vitórias

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A. Press
Depois de vencer o ABC na última terça-feira (28), por 1x0 na Ilha do Retiro, o Sport entra em campo amanhã (31) para tentar somar mais três pontos no Campeonato Brasileiro da Série B. Dessa vez o adversário é o Figueirense, time superior ao que o rubro-negro enfrentou na rodada passada e que, segundo Martelotte, também está a frente do Sport.

Contudo, mesmo colocando o time catarinense como adversário direto pelo acesso – Marcelo Martelotte disse isso em coletiva -, sabe que tem como ganhar e que precisar da vitória fora de casa. O jogo, que está marcado para às 21h50 desta sexta-feira (31), será uma prova de fogo para o técnico e para o elenco rubro-negro, que precisa emplacar uma sequência de vitória na competição.

Em relação aos titulares escolhidos por Martelotte, nenhuma surpresa. O time será o mesmo que enfrentou o ABC na terça, com apenas uma mudança – por motivos óbvios: Marcelo Cordeiro entra no lugar de Reinaldo, que deixou a equipe.

Em amistoso, Santa Cruz vence o Nacional da Ilha da Madeira

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Faltando três dias para o início da Série C do Campeonato Brasileiro, o Santa Cruz disputou, na tarde desta quinta-feira (30) o último amistoso antes da competição. Diante do Nacional da Ilha da Madeira/Por, o tricolor pernambucano se mostrou superior e venceu a equipe lusitana por 2 a 0, para a alegria dos tricolores.

O jogo foi puro teste. Ambas as equipes iniciaram o jogo sabendo que, mais importante que a vitória, era observar cada jogador e ver o que cada um precisa melhorar. Tanto que na volta do intervalo, tanto o Santa, quanto o Nacional fizeram muitas alterações, mantendo pouquíssimos jogadores da etapa inicial.

Além disso, a partida também marcou a estreia de Sandro Barbosa no comando da equipe Coral. No geral, todos estão de parabéns. A equipe jogou bem, se impôs e mostrou personalidade. Sandro mostrou o que todos já sabem, que, apesar de novo na profissão, é um bom técnico.

Na entrevista coletiva, Sandro afirmou que gostou do que viu e que a equipe estava perfeita. Além disso, afirmou que vai encarar cada jogo como se fosse final de campeonato. Próximo compromisso do Tricolor é no domingo (2), contra o Luverdense, em partida válida pela Série C.

Lesionado, Borges critica "pasto" do Érton Queiroz: pior em que joguei

Foto: Heuler Andrey/Agif / Gazeta Press
Ausente da partida contra o Botafogo, sábado, às 16h20, devido a uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, o centroavante Borges responsabiliza o gramado do Estádio Érton Queiroz, palco do empate diante do Atlético-PR, nessa quarta-feira, pelo problema sofrido e comemora o fato de nenhum outro companheiro deixar o local contundido.

Muito irritado com a utilização da Vila Olímpica do Boqueirão para o duelo da terceira rodada do Campeonato Brasileiro, o atleta comparou o local a um pasto.

"É um retrocesso. Estádios maravilhosos ficando prontos para a Copa do Mundo e temos que jogar nesse campo. Poderia ter mandado o jogo em Maringá, onde já joguei, ou Londrina. Nesse campo não dá para jogar. É vergonhoso, é triste. O campo de futebol era impraticável. Era melhor ter colocado cavalos, vacas, com todo o respeito. Não tinha como jogar. Foi o pior gramado em que eu já joguei em toda a minha carreira", disse. 
 
Terra Esportes

[LIBERTADORES] Flu perde de virada no Paraguai e sai da Libertadores. Olimpia está na semi

Salgueiro, o carrasco: atacante marca os dois gols da virada sobre o Fluminense (Foto: Reuters)

Retranca fora, alçapão e catimba em casa. O Fluminense foi a nova vítima da receita de sucesso do Olimpia, do Paraguai, na Libertadores. Após passar em branco no duelo em São Januário, o Tricolor sucumbiu à pressão e à cera no Defensores del Chaco na noite desta quarta-feira, em Assunção. Mesmo após sair na frente do placar, a equipe sofreu a virada, saiu de campo derrotada por 2 a 1 e foi eliminada do torneio sul-americano. Autor dos dois gols paraguaios - um deles em um pênalti polêmico marcado pelo arbitro uruguaio Daniel Fedorzuck -, Salgueiro foi o carrasco tricolor e garantiu o Olimpia na semifinal.

O Fluminense agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, já que só entrará na Copa do Brasil nas oitavas de final, disputada no segundo semestre. O Olimpia, que segue na Libertadores, agora encara o Santa Fé, da Colômbia, que eliminou o Real Garcilaso, do Peru. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda vai definir as datas para a partida, mas a fase só será disputada em julho, após a Copa das Confederações.

Rhayner marca, mas falha e pênalti atrapalham planos

O Fluminense adotou uma tática diferente da que o Olimpia usou para atuar fora de casa. Em vez de se fechar atrás, saiu para o jogo e marcar a saída de bola do adversário. E foi numa falha da zaga que o Tricolor fez em nove minutos o que não conseguiu em 90, no Brasil: estufar a rede. Mansur recuou fraco de cabeça para Martín Silva, Rhayner foi mais rápido, chegou primeiro na bola e tocou de chaleira por cima do goleiro. Gol que calou o Defensores del Chaco e deixou o time perto da vaga. De novo com Rhayner, o segundo só não saiu porque Miranda cortou o cruzamento certeiro que deixaria Fred com o gol aberto. Os brasileiros trocavam passes, tinham 62% posse de bola, tudo ia de vento em poupa. Até que...

O técnico Ever Almeida resolveu arriscar: tirou o meia Caballero e colocou o atacante Ferreyra. O Olimpia começou a chegar mais no ataque, e aí a pressão deu resultado. Uma nova falha aconteceu, só que agora do Flu. Salgueiro bateu falta lateral, Cavalieri tentou advinhar o cruzamento, mas a cobrança foi direta e encobriu o goleiro tricolor. O caldeirão voltou a ferver, e os paraguaios chegaram à virada ainda no primeiro tempo. Bareiro caiu na área ao ser marcado por Digão, e o árbitro uruguaio Daniel Fedorzuck marcou um pênalti polêmico para os donos da casa. Maior finalizador do time, Salgueiro converteu a penalidade e fez seu segundo. A vantagem só não foi maior porque o chute de Ferreyra, no minuto final, parou na trave.

Fluminense para na catimba

O Fluminense sentiu. Os 15 minutos de intervalo não foram suficientes para assimilar o golpe. Em nova falha, o Olimpia por pouco não chegou ao terceiro em novos erros tricolores. Jean perdeu a bola, e os paraguaios chegaram com três contra, mas Edinho cortou o último passe. Pouco depois, Digão recuou mal, deu de graça para Ferreyra, que chutou em cima dos zagueiros. Estava difícil para o Flu, e foi a vez de Abel Braga arriscar. Tirou Bruno para a entrada de Thiago Neves. Jean foi para a lateral-direita, posição em que joga na Seleção. Mas nem deu tempo para testar. Abel resolveu lançar Samuel na vaga de Jean, e Rhayner é quem foi para a lateral. A última cartada foi Rafael SObis no lugar de Wellington Nem.

Mas àquela altura do jogo, outros adversários já surgiam. A cera para cobrar faltas e tiros de metas, vários jogadores caindo em campo pedindo atendimento médico, duas bolas em campo... Até pontapé sem bola de Ferreyra em Wagner. Jogo de Libertadores. A pressão do Fluminense não refletia em perigo de gol, exceção de uma cabeçada de Fred que raspou a trave de Martín Silva. Samuel reclamou de pênalti após carrinho na área, mas o juiz ignorou. No desespero, Cavalieri, que minutos antes salvou o time num chute à queima-roupa de Ortíz, foi para a área. Era escanteio faltando ainda três minutos para o fim. E lá ele ficou. Só que de nada adiantou. O Fluminense está eliminado da Libertadores.

GloboEsporte

quarta-feira, 29 de maio de 2013

[LIBERTADORES] Newell's elimina Boca em "maratona de pênaltis" e vai à semifinal

Foto: Reuters
Após empate por a 0 a 0 nos dois confrontos das quartas de final da Copa Libertadores, Newell’s Old Boys e Boca Juniors decidiram a vaga nas cobranças de pênaltis. Foram batidas 26 penalidades, em uma série tensa e de grande precisão por parte dos cobradores. No final, o Newell's levou a melhor e ficou com a vaga, vencendo com 10 a 9, em cobrança de Maxi Rodríguez.

Cáceres, Urruti e Orzán desperdiçaram suas cobranças pelo Newell's Old Boys. Em duas oportunidades, o clube esteve a um gol de confirmar a classificação, mas viu seus batedores falharem. Já o Boca errou com Riquelme, na primeira tentativa da série, Caruzzo, Zarate e Martínez, na 25ª penalidade da série. 

Com o resultado, o Newell's Old Boys vai enfrentar, na semifinal, o vencedor de Atlético-MG e Tijuana, que empataram por 2 a 2 na partida de ida, no México, e se enfrentam de novo nesta quinta, em Belo Horizonte, às 22h. Se os mineiros se classificarem e o Fluminense passar pelo Olimpia, a Conmebol deve fazer da semifinal um confronto brasileiro. Neste caso, o Newell's teria pela frente o Independiente Santa Fe, que eliminou o Real Garcilaso.

Newell’s Old Boys e Boca Juniors fizeram partida equilibrada até o início do segundo tempo, com escassas chances de gol e pouca emoção. No segundo tempo, o confronto melhorou. Riquelme fintou a marcação do time anfitrião aos 13min e cruzou na área, onde Blandi cabeceou, mandando a bola no travessão. Na sequência, a partida, de uma só vez, esquentou ainda mais.

Na jogada seguinte, Clemente Rodríguez fez falta dura em Maxi Rodríguez e recebeu cartão amarelo, mas se irritou e partiu para cima do árbitro Germán Delfino e o peitou. A ousadia rendeu cartão vermelho ao jogador do Boca Juniors. E a partir daí, as dificuldades do visitante aumentaram ainda mais, embora o Newells só tenha assustado de novo aos 28min, em chute de Mateo.

Com a força da torcida, o time rodou a bola no ataque e tentou vencer a retranca do Boca Juniors, mas não teve sucesso. O confronto foi levado para a decisão por pênaltis. Todos os jogadores cobraram pênalti - o Newell's teve que relacionar um a menos, já que o Boca teve um expulso no tempo normal. Os dois goleiros converteram suas tentativas. Riquelme errou logo a primeira cobrança, mas quando foi exigido novamente, acertou.

Em duas oportunidades, o Newell's teve a vitória nas mãos, mas falhou em sua cobrança. Pela equipe, erraram Cáceres (na trave), Urruti (Orión defendeu) e Orzán (para fora). Pelo Boca, além de Riquelme (para fora) falharam Caruzzo (para fora), Zárate (por cima) e Martínez (Gusmán defendeu), este já na 25ª tentativa. Por fim, Maxi Rodríguez marcou para classificar o time anfitrião.

Terra

[SÉRIE A] Com primo de Messi artilheiro, Vitória faz 3 no Náutico

Foto: Aldo Carneiro / Gazeta Press

O primo do argentino Lionel Messi está em grande fase com a camisa do Vitória. Depois de marcar na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, Maxi Biancucchi fez mais dois gols nessa quarta-feira e comandou o triunfo do Vitória por 3 a 0 sobre o Náutico, em pleno Estádio dos Aflitos. Trata-se da primeira vitória do time baiano em 2013 na Série A do Campeonato Brasileiro.

Assim, o Vitória chega aos quatro pontos ganhos, se postando entre os primeiros colocados. Na estreia, o time ficou no 2 a 2 com o Internacional dentro de casa. O próximo compromisso está marcado para o sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Vasco, no Estádio Barradão, em Salvador.

Já o Náutico aparece mal no Brasileiro. Na estreia, caiu para o Grêmio por 2 a 0. Nem a força dos Aflitos ajudou o time, que ainda não pontuou. Tentará se recuperar na terceira rodada contra a Portuguesa, às 18h30 (de Brasília) do domingo, novamente no Estádio dos Aflitos.

O Vitória precisou de apenas 12 minutos para inaugurar o marcador no Recife: Ramon chutou para frente, a zaga do Náutico falhou e Maxi Biancucchi aproveitou sobra na área para dominar e completar para as redes. Já no final da etapa, aos 47min, Edson Magal ampliou em cobrança de falta com precisão, acertando a bola no ângulo.

No segundo tempo, antes que o Náutico pudesse tentar a reação, o Vitória fez o terceiro, aos 4min. Maxi recebeu na entrada da área, fintou Luis Eduardo e bateu no canto para fazer seu segundo gol na partida, o terceiro no campeonato. O visitante ainda acertou a trave aos 34min, em cruzamento de Maxi e cabeçada de Giancarlo, mas o placar final confirmou-se como 3 a 0.

Terra

Longa fila marca 1º dia de retirada de bilhetes da Copa das Confederações

Foto: Daniel Gomes

Uma fila enorme de torcedores buscando ingressos para jogos de futebol. Embora pareça esquisito, o cenário foi bem longe de qualquer bilheteria de estádio. A cena aconteceu no Shopping Recife, na zona sul da capital pernambucana, onde começou a distribuição dos bilhetes para a Copa das Confederações.

O Centro de Ingressos da Fifa, localizado no shopping, é o lugar onde os torcedores retiram os ingressos já comprados pela internet (as compras se iniciaram no fim do ano passado). Os bilhetes só são entregues diretamente aos seus compradores, que devem portar um documento com foto, além do cartão de crédito ou débito com o qual realizaram a compra.

A movimentação foi intensa, porém, sem tumulto. Mas aconteceram alguns contratempos. Para evitar confusão, a organização resolveu fazer um agendamento para a distribuição dos ingressos mas a medida não foi bem compreendida pelo público e muitos compareceram sem ter programado antecipadamente a retirada.

O empresário Leandro dos Santos saiu de João Pessoa, na Paraíba, para pegar seus ingressos no Recife. Assim como ele, várias pessoas ficaram aguardando, mas não puderam levar os bilhetes porque só estavam sendo atendidas as pessoas que fizeram o agendamento pelo site da FIFA ou pelo e-mail. Quem não havia feito isso, só poderia programar a retirada a partir do dia 1º de junho.

- A organização está dizendo que só vai atender quem agendou sua retirada. Nos e-mails que eles mandaram, podia-se entender que quem não agendou, iria enfrentar fila, mas iria ter os ingressos. Agora, eles estão dizendo que não vão nos atender. Saí de casa, eram 6h. Como eu fico agora?

Mesmo quem conseguiu os bilhetes, criticou a organização. Os vendedores Bruno Gomes, Clarissa Santana e Ayro Santos saíram felizes, com os ingressos em mãos, mas pontuaram as falhas que aconteceram:
Foto: Daniel Gomes
- Nós conseguimos, mas é como o pessoal falou: está desorganizado. Ficou entendido que mesmo quem não tivesse feito o agendamento poderia ter os ingressos. Ainda foi escrito no site e no e-mail enviado que nós que agendamos teríamos uma fila exclusiva. Nada disso aconteceu - afirmou Bruno.

Uma das organizadoras do Centro de Ingressos da Fifa, Kati Furstenau, explicou que quem apareceu sem ter agendado a retirada, não compreendeu o procedimento.

- O que acontece é que as pessoas não entenderam direito. O que foi passado é que teria de se agendar para conseguir o ingresso. Estamos fazendo isso. Estamos orientando as pessoas a se agendarem novamente a partir do dia primeiro.

Segundo a organização da Copa das Confederações, 640.635 ingressos já foram vendidos para a competição. Para os três jogos que acontecerão na Arena Pernambuco, já são 83.110 bilhetes vendidos.

Para o jogo entre os campeões mundiais Espanha e Uruguai, no dia 16 de junho, às 19h, já foram vendidos 36.023 ingressos. A partida seguinte, entre Itália e Japão no dia 19 de junho, às 19h, já está com 28.744 entradas comercializadas. Para o duelo entre Uruguai e Taiti, no dia 23 de junho, às 16h, 18.343 torcedores garantiram seus bilhetes. O Centro de Ingressos da FIFA ficará no local até o último dia da Copa das Confederações.

GloboEsporte

Rebaixado em 2011, Rio Branco é "resgatado" por STF; Série C terá 21 times

O Superior Tribunal Federal (STF) divulgou nesta terça-feira a decisão de incluir o Rio Branco-AC na Série C do Campeonato Brasileiro. A medida aumenta um imbróglio iniciado em 2011 na competição, que inicialmente terá 21 equipes neste ano.

O Rio Branco-AC foi beneficiado por uma audiência de conciliação realizada em Brasília e mediada pelo ministro Luiz Fux, do STF. Além de representantes do clube, o encontro contou a com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação Paraibana de Futebol, e do Treze-PB, de Campina Grande.

Na segunda fase da Série C de 2011, o Rio Branco-AC teve seu estádio interditado e apelou à justiça comum para poder atuar normalmente na Arena da Floresta. Punido, foi rebaixado. O Treze, então na Série D, pleiteou judicialmente a vaga.

Em meio à confusão da competição, o time de Campina Grande (PB) bloqueou ações que mantinham o Rio Branco na terceira divisão nacional, conseguindo respaldo junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para subir de divisão. Derrotado, o Rio Branco caiu para a Série D de 2012, enquanto o Treze disputou a Série C.

Segundo o comunicado do STF, o ministro Fux, mediador da decisão desta terça-feira, “é relator da Reclamação (RCL) 14247, ajuizada pela CBF contra decisão da 1ª Vara Cível de Campina Grande que determinou a inclusão do Treze na Série C do Brasileiro de 2012, no lugar do Rio Branco, afastado da competição no ano anterior por decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva”.

No texto, a entidade máxima do futebol brasileiro argumentava que o Rio Branco estava classificado para a segunda fase da Série C de 2011 – foi o primeiro colocado do Grupo A, à frente do Paysandu, mas acabou punido e perdendo a vaga nas quartas de final para o Luverdense, terceiro da chave. Punida, a equipe acreana teria a participação na Série C de 2012 assegurada, mas ficou de fora.

“A transação leva em conta a existência de acordo extrajudicial entre o Rio Branco e a CBF, que deveria garantir sua participação no campeonato de 2012, e a decisão judicial que beneficiou o Treze, assegurando-lhe o mesmo direito. Por isso, a Série C terá, este ano, um clube a mais – a fim de incluir o Rio Branco”, comunica o STF, que vai além e “fecha” as portas da Série C deste ano para demais interessados a vagas – recado claro ao Brasil de Pelotas, que tentou cassar o rebaixamento de 2011, quando foi punido pela inscrição de um jogador irregular na partida contra o Santo André pela primeira rodada.

“As partes reconhecem (...) que nenhuma outra agremiação que não tenha obtido classificação de acordo com as regras desportivas estabelecidas nos regulamentos da CBF poderá participar do campeonato”, completou. As partes em questão são CBF, Federação Paraibana de Futebol, Treze e Rio Branco.

“A conciliação extingue todas as ações judiciais relativas à questão, atualmente em tramitação na 1ª Vara Cível de Campina Grande e na 1ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco”, encerra a nota do STF.

O Treze, que poderia perder a vaga e ser substituído pelo próprio Rio Branco, comemorou a permanência do clube na divisão. "A torcida do Treze, definitivamente, pode dormir tranquila. Não existe mais o risco das decisões serem modificadas. O Treze permanece na Série C", festejou o presidente Eduardo Medeiros. 

Desta forma, a Série C do Campeonato Brasileiro de 2013 deve ter 11 times na chave de clubes do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste: Águia de Marabá, Baraúnas, Brasiliense, CRB, Cuiabá, Fortaleza, Luverdense, Rio Branco-AC, Sampaio Corrêa, Santa Cruz e Treze. A chave Centro-Oeste, Sul e Sudeste segue com dez: Betim, Caxias, Crac, Duque de Caxias, Grêmio Barueri, Guarani, Macaé, Madureira, Mogi Mirim e Vila Nova.

Terra Esportes

[SÉRIE B] Palmeiras marca três em 45 minutos, despacha o ASA e lidera Série B

Foto: Itawi Albuquerque / Futura Press
Em exibição irretocável no primeiro tempo, o Palmeiras bateu o ASA por 3 a 0, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, com direito a gritos de "olé" no fim da partida. Com o resultado, o Verdão assume a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro - além do time paulista, só o Figueirense tem duas vitórias em dois jogos, mas pior saldo.

Para os palmeirenses, o receio da primeira partida fora de casa na competição demorou menos de dez minutos para acabar. Com duas assistências no primeiro tempo (para Kleber e Juninho), o atacante Leandro deu o tom da equipe alviverde e calou a pressão dos torcedores do ASA que lotaram o estádio para acompanhar a reestreia do ídolo Lúcio Maranhão no confronto. Um baile em verde e branco.

Escalado com três atacantes na estreia, o Verdão não sentiu a ausência de Vinícius, vetado pelo departamento médico por conta de uma lesão muscular. Após diversas chances desperdiçadas contra o Atlético-GO, a equipe, no 4-4-2, converteu em gols as oportunidades que teve em Arapiraca.

A vitória palmeirense serviu também para calar as gozações da torcida local, que, antes do jogo, lembrou insistentemente a eliminação na Copa do Brasil de 2002.

Agora, o Palmeiras faz duas partidas consecutivas em casa. No próximo sábado, os comandados de Gilson Kleina enfrentam o América-MG, no estádio Novelli Júnior, em Itu, às 16h20m (horário de Brasília). Já o ASA viaja a Santa Catarina, onde enfrenta o Joinville na sexta-feira, às 19h30m, na Arena Joinville.

Com informações do GloboEsporte

[SÉRIE A] Contra o Vitória, Náutico faz penúltimo jogo nos Aflitos

Foto: Rodrigo Lobo- JC

A partir desta quarta-feira, o Náutico começa a sua despedida do estádio dos Aflitos. Quando entrar em campo, às 21h, para enfrentar o Vitória, pela segunda rodada do Brasileirão, o Timbu irá iniciar a contagem regressiva de 180 minutos - dois jogos - para dar o adeus definitivo ao estádio em que atuou por mais de 70 anos.

Por conta de todo esse clima de despedida, além da necessidade dos três pontos, óbvio, os jogadores do Náutico querem vencer. "Por mexer com questões afetivas, temos que vencer esse jogo. Tenho certeza que o torcedor virá nos apoiar", disse o técnico Silas.

Para esse jogo, o time do Náutico está indefinido. Silas confirmou apenas o retorno do lateral-esquerdo Bruno Collaço para a posição. "Não posso abrir tudo senão o outro lado pega", afirmou Silas.

Apesar do mistério do comandante alvirrubro, o Timbu deve manter a formação com três volantes e os mesmo jogadores. Eis a equipe: Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Bruno Collaço; Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Caion; Rogério e Elton.

Se a partida contra o Vitória é uma das duas últimas nos Aflitos, também marca um dos últimos jogos do atacante Elton pelo clube. O jogador já tem transferência acertada para o exterior. Ele deixará os Aflitos depois da Copa das Confederações. "Conversei com Elton e pedi para ele se desligar de tudo que ocorrerá depois da parada. Espero que dê tudo certo", declarou o técnico.

VITÓRIA - Os baianos vêm de um empate contra o Internacional no último fim de semana, na Fonte Nova. Para o confronto diante do Náutico, há alguns desfalques no Vitória. O volante Cáceres, com virose, e o lateral esquerdo Mansur, com uma lesão muscular, estão fora da partida. Além deles, os volantes Luís Alberto e Michel continuam fora. Deola, com o punho direito fraturado, só deve voltar em setembro.

Diante da ausência de Mansur, dono da lateral-esquerda, o experiente Danilo Tarracha ganhará a primeira oportunidade entre os titulares.

FICHA DA PARTIDA - NÁUTICO x VITÓRIA

Náutico - Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Bruno Collaço; Elicarlos, Rodrigo Souto, Martinez e Caion; Rogério e Elton. Técnico: Silas.

Vitória - Wilson; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Danilo Tarracha; Edson Magal, Neto Coruja, Renato Cajá e Vander; Maxi Biancucchi e Dinei. Técnico: Caio Júnior.

Série A. Local: Aflitos. Horário: 21h. Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG). Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).

Blog do Torcedor

[SÉRIE B] Sport vence na Ilha

Foto: Aldo Carneiro- Pernambuco Press
E o Sport voltou a vencer uma partida. Na noite desta terça feira, O leão derrotou o ABC, na Ilha do Retiro, pela segunda rodada da Série B do Brasileirão. O placar do jogo foi 1x0, gol marcado por Gabriel, aos dois minutos do segundo tempo.

O Sport ainda perdeu chances de aumentar o placar. Nos minutos finais da partida o ABC acertou uma bola na trave e quase que empata o jogo. Agora o time leonino enfrenta o Figueirense na próxima sexta, as 21h50, em Florianópolis. 

Ficha do Jogo:

Sport: Magrão; Welton (Fábio Bahia), Gabriel, Tobi e Reinaldo; Renan Teixeira, Rithely, Lucas Lima e Marcos Aurélio (Oswaldo) ; Felipe Azevedo e Nunes (Érico Júnior) . Técnico: Marcelo Martelotte.

ABC/RN: Lopes; Bileu, Flávio Boaventura, Vinícius e Lino; Mateus Cancian, Leandro Santos, Geovani (Rafael Santiago) e Jean Carioca; Alvinho (Marcílio) e Rodrigo Silva. Técnico: Paulo Porto.

Local: Ilha do Retiro (Recife). Horário: 19h30. Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE). Assistentes: Thiago Gomes Brigido e Marcos A da Silva Brigido (ambos do CE). Gols: Gabriel (aos 2 do 2ºT). Cartões amarelos: Nunes, Lucas Lima (Sport). Público e Renda: 8.539; R$ 102.129,00.

terça-feira, 28 de maio de 2013

William Alves fecha contrato com o Náutico até 2015

Foto: Assessoria do Náutico

O zagueiro William Alves é o novo reforço do Náutico para a temporada 2013. Depois de reunião prolongada na noite dessa segunda-feira entre os dirigentes do Timbu e do Santa Cruz, foi fechado o acordo. Seu vínculo com o Náutico vai até 2015. São dois anos e meio de contrato.

O interesse do Náutico por William começou logo após o fim do Pernambucano. O jogador estaria com o desejo de atuar em um time de Série A, como o Alvirrubro. A negociação esquentou nessa segunda e o acordo foi fechado depois de longo encontro entre alvirrubros e tricolores. A negociação com o atleta se estendeu durante toda a noite desta segunda-feira. E só terminou na terça. Por volta da 0h30, ele foi anunciado como novo reforço alvirrubro.

O defensor chegou ao Arruda no ano passado para a disputa do Pernambucano. Ele participou dos dois títulos estaduais - 2012 e 2013. Ao todo foram 44 jogos com a camisa coral.

Confira abaixo a ficha de William Alves:

Nome: William Augusto Alves Conserva
Idade: 26 anos
Local de nascimento: Marília, São Paulo
Posição: Zagueiro:
Clubes anteriores: Joiville, Garibaldi (RS), Corinthians, Esportivo, Mogi Mirim, Juventude, Rio Claro, Feirense, South China e Santa Cruz.

E Pedra?

O volante Anderson Pedra também chegou a estar envolvido na negociação da noite entre Náutico e Santa Cruz. O acordo, contudo, não foi feito. Os corais desejaram um valor maior do que o Timbu estava disposto a pagar. A negociação não andou e deve ficar para esta terça-feira. O volante Ramirez, do Náutico, pode ser envolvido em uma troca.

Blog do Torcedor

[SÉRIE B] Na estréia de Martelotte, Sport quer voltar a vencer

Foto: Rodrigo Lôbo- JC
Sport e ABC e enfrentam hoje, as 19h30, na Ilha do Retiro. O jogo marca a estréia do novo treinador leonino, Marcelo Martelotte. A partida é válida pela segunda rodada da Série B do Brasileirão.

Quem está fora da partida é o zagueiro Maurício, que foi expulso no jogo contra o Icasa. O treinador promoveu a volta de Reinaldo a lateral esquerda e a entrada do lateral direito Welton. A zaga vai ser formada por Gabriel e Tobi.

ABC - O ABC também vem com mudanças - motivadas pela largada negativa na Série B. O time perdeu por 2 x 0 para o Paraná, numa atuação classificada pelo próprio técnico Paulo Porto como "sofrível". A partida foi em João Pessoa, já que os potiguares tiveram de pagar punição de mando de campo.

Para o jogo desta terça-feira, Porto barrou o meia Geovani e o atacante Vanderlei. Na defesa, Leandro Cardoso também deve sair - para a entrada de Flávio Boaventura. O volante/lateral-direito Bileu não vinha treinando, mas não deve ser problema para o jogo. Outro desfalque - este definitivo- é o meia Júnior Xuxa, que acertou com o Santa Cruz e deixou o ABC.

Ficha do jogo

Sport: Magrão; Welton, Gabriel, Tobi e Reinaldo; Renan Teixeira, Rithely e Marcos Aurélio; Lucas Lima, Felipe Azevedo e Nunes. Técnico: Marcelo Martelotte

ABC: Lopes; Renato, Leandro Cardoso, Vinícius e Lino; Leandro Santos, Mateus, Bileu e Giovanni Jean Carioca; Rodrigo Silva e Alvinho. Técnico: Paulo Porto.

Local: Ilha do Retiro; Horário: 19h30; Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE); Assistentes: Thiago Gomes Brigido e Marcos A da Silva Brigido (Ambos do CE)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Santa fará amistoso internacional para entrega de faixas de campeão

Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press
A ideia era enfrentar o Sporting Lisboa no jogo de entrega das faixas de Campeão Pernambucano de 2013, mas os altos valores pedidos pelo clube acabaram impedindo o acordo. No entanto, a diretoria tricolor não ficou parada e confirmou um amistoso internacional para celebrar o momento. É certo que o impacto será menor, mas o Nacional da Ilha da Madeira, também de Portugal, será o convidado para a festa tricolor.

O amistoso entre Santa Cruz e Nacional da Ilha da Madeira está marcado para acontecer na próxima quinta-feira, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O jogo será às 16h, para aproveitar o feriado de Corpus Christi, mas a diretoria coral ainda tenta modificar a data.

- A nossa ideia é tentar colocar o jogo na noite da quarta-feira por conta do tempo de recuperação para a nossa estreia na Série C, que já é no próximo sábado - comentou o diretor técnico Ataíde Macedo.

O tricolor pernambucano estará na capital alagoana, a partir desta segunda-feira, já que o Arruda está entregue a Fifa para obras visando a Copa das Confederações. A estreia do Santa na Série C será contra o Luverdense, no Arruda.

GloboEsporte

Copa do Brasil: Botafogo, Santos, Inter e Cruzeiro decidem 3ª fase fora

Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press
Na tarde desta segunda-feira, em sorteio realizado no auditório da sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, foram definidos os mandos de campo dos dez jogos da terceira fase da Copa do Brasil.

As datas, no entanto, ainda não são conhecidas. A competição sofrerá uma pausa, retornando após a disputa da Copa das Confederações.

Dos times da Série A do Campeonato Brasileira, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Internacional, Ponte Preta e Santos decidirão a vaga fora de casa. Já Atlético-PR, Criciúma e Flamengo farão o segundo jogo como mandantes.
CONFIRA OS MANDOS DE CAMPO DOS JOGOS DE IDA DA TERCEIRA FASE DA COPA DO BRASIL:
ASA x Flamengo
Internacional x América-MG
Goiás x ABC
Salgueiro x Criciúma
Ponte Preta x Nacional-AM
Botafogo x Figueirense
Cruzeiro x Atlético-GO
Naviraiense-MS x Atlético-PR
Santos x Crac-GO
Luverdense-MT x Fortaleza

Terra Esportes

domingo, 26 de maio de 2013

Volante Anderson Pedra se apresenta na Ilha dia primeiro de Junho

O Sport acertou a contratação do volante do Santa Cruz Anderson Pedra. O jogador termina contrato com o tricolor do Arruda no dia 31/05 e no dia seguinte já se apresenta ao técnico Marcelo Martelotte na Ilha do retiro.

A diretoria do Sport está tentando a liberação do jogador por parte do Santa antes mesmo do final de seu contrato. A informação é que a diretoria coral não quer nem conversa e vai esperar o término do contrato do jogador.

DURVAL
O Sport voltou com tudo na tentativa da contratação do zagueiro Durval.

O jogador novamente recebeu proposta do Sport e o Santos não está querendo liberar o atleta.

Segundo o executivo de futebol, Marcos Amaral, o Santos dessa vez fez uma proposta ao Sport para liberar o zagueiro. “O Santos fez uma proposta ao Sport para liberar Durval que tem contrato em vigor. Estamos analisando a proposta e teremos novidades em breve“.

CONTRATAÇÕES:
O Técnico Marcelo Martelotte pediu cinco contratações a diretoria Rubro negra.

Com a chegada do volante Anderson Pedra e provavelmente o retorno do capitão Durval a diretoria do Leão já começa a buscar contratações que foram pedidas pelo técnico Martelotte.

Blog do Wellington Araújo

Renda de R$ 6,9 mi em Santos x Flamengo é a maior da história do futebol brasileiro

Foto: Ed. Ferreira/Estadão

[SÉRIE A] Bahia estreia no Campeonato Brasileiro com derrota para o Criciúma

O Bahia não conseguiu suportar a pressão e caiu diante do Criciúma na tarde deste domingo na estreia do Campeonato Brasileiro 2013 no Heriberto Hulse por 3 a 1 com gols de Matheus Ferraz, Lins e João Vitor, para o Criciúma e Diones, para o tricolor baiano. 

O Criciúma começou pressionando o Bahia logo no início da partida e fez o goleiro Marcelo Lomba mostrar serviço já nos três minutos de bola rolando com uma grande defesa. O Bahia tentou responder com Ryder mas o jogador chutou fraco e deixou fácil para o goleiro catarinense. 

O jogo ficou menos tenso mas o Criciúma continuou a chegar bem na área do Bahia e obrigar Lomba a trabalhar bastante. Aos 32 minutos, o lateral Jussandro foi punido com cartão amarelo ao parar faltosamente Lins, que infernizou a vida do lateral tricolor. 

O Bahia chegou com perigo só aos 35 minutos, quando Marquinhos cobrou uma falta e Bruno evitou o gol com uma linda defesa. Dois minutos depois, Marquinhos teve a melhor chance tricolor na etapa, cobrou nova falta e acertou a trave. 

Os cinco minutos finais da primeira etapa foram de pressão do Criciúma, até que, aos 46 minutos, Matheus Ferraz aproveitou a falha de Marcelo Lomba na cobrança de falta de Elton e cabeceou para o gol, colocando a equipe catarinense na frente no último lance da primeira etapa.

Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Marcel girou em cima de Rafael Donato e bateu prensado, a bola sobrou para Lins que, sem marcação, fez o segundo gol do Criciúma. 

Após Lins marcar, Cristóvão substituiu Lomba por Omar e o goleiro teve de fazer uma grande defesa num chute muito forte de João Vitor. 

O Bahia teve uma boa chance aos 17 minutos quando Fernandão quase marcou mas a bola parou em Bruno que fez uma defesa espetacular.

O Gol veio aos 26 minutos dos pés do volante Diones que recebeu de Ryder e, com frieza, bateu bonito por baixo das pernas do goleiro Bruno.

Aos 37 minutos, o Criciúma foi pra cima novamente do tricolor num contra-ataque rápido com Lins pela esquerda, que cruzou para João Vitor e, sem deixar a bola cair, o volante acertou um lindo chute e anotou um golaço. 

O Criciúma ainda tentou mais uma vez novamente com Lins, mas a bola ficou nas mãos do goleiro Omar.

Fonte: Esporte Interativo

[SÉRIE A] Em jogo que marcava a despedida de Neymar, Santos empata com o Flamengo em 0x0

Bastante emocionado, Neymar se despediu do Santos com um empate.
Foto: Fernando Bizerra/EFE
O resultado pouco importava. O que todos, ou a maioria, estava interessado era em ver a última partida de Neymar pelo time santista. Quando Santos e Flamengo entraram em campo, todos esperavam ver mais um show dele, daquele que é o maior craque brasileiro dos últimos tempos, daquele que fez o brasileiro vibrar com seu futebol moleque, entusiasta, bonito.

Com todos de olho nele, a partida teve início. Nenhum dos times conseguia incomodar a defesa adversária. Mas Neymar, que tanto já fez pela equipe santista – por mais que estivesse sofrendo com a falta de gols, o último foi marcado na segunda partida da Copa do Brasil, contra o Flamengo do Piauí -, também não conseguia incomodar. Primeira vez que tentou fazer algo foi depois dos dez minutos de jogo.

Com um jogo morno por parte das equipes, o primeiro tempo terminou como tudo começou: 0x0. O segundo tempo foi um pouco mais pegado, de jogo lá e cá, mas também sem muito sucesso pros atacantes. O Flamengo esbarrava em Rafael. O Santos esbarrava em Felipe. Ninguém marcava. O jogo terminou do jeito que começou, ninguém conseguiu furar o bloqueio adversário na partida que marcava a inauguração da Arena Mané Garrincha, em Brasília.

O jogo acabou e, agora mais do que nunca, as atenções eram todas em cima dele, que não brilhou em campo, que não marcou gol algum, mas que fez centenas de pessoas irem ao estádio ou parar em frente a TV para ver o jogo, Neymar. Mostrando um profissionalismo enorme, agradeceu ao apoio da torcida, ao time do Santos, a todos que torceram por ele nesses anos todos que atuou no futebol brasileiro.

Depois de tudo isso, seguiu pro vestiário. Aquele menino de Santos, que amadureceu dentro e fora dos gramados, agora vai mostrar seu futebol para o restante do mundo. Neymar agora é do Barça, mas, em uma de suas últimas entrevistas, disse que volta. Com certeza, será recebido de braços abertos.

[SÉRIE A] Náutico joga mal e perde para Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio - Divulgação.
Na tarde deste domingo (26) o Náutico teve sua estreia no Campeonato Brasileiro 2013. O elenco alvirrubro foi até Caxias do Sul/RS para enfrentar o Grêmio, comandado por Luxemburgo, e não conseguiu sair com a vitória. Com dois gols, um de Zé Roberto e outro de Elano, a equipe gaúcha foi superior à pernambucana e saiu vencedora.

A equipe alvirrubra não conseguiu se impor dentro de campo, mostrou, durante os 90 minutos, um futebol mediano e que não é digno de Série A. A defesa muito falha e um meio campo que não conseguia impedir o adversário de chegar em seu campo de defesa. Esse será um dos grandes desafios de Silas, pois precisa melhorar muito a equipe.

Como ainda estamos em início de campeonato e todas as equipes estão se organizando, não é caso de preocupação ou de euforia por parte de ninguém. Contudo, é bom ficar alerta e começar a mudar para começar, o quanto antes, a somar pontos.

Ficha técnica

Grêmio: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano (Guilherme Biteco) e Zé Roberto; Vargas (Kleber) e Barcos (Welliton). Técnico:Vanderlei Luxemburgo

Náutico: Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Caion (Adeilson), Rogério (Jones Carioca) e Elton. Técnico: Silas

Campeonato Brasileiro - Série A; Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul); Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP); Vicente Romano Neto e Celso Barbosa de Oliveira (Ambos de SP). Gols: Zé Roberto, aos 16 do primeiro tempo, e Elano, aos 25 minutos do segundo tempo.

[SÉRIE A] Náutico aposta em três atacantes para tentar surpreender Grêmio em Caxias do Sul

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
São 38 rodadas - e 38 pedreiras. Assim é a Série A, campeonato em que o Náutico estreia neste domingo, às 16h, em Caxias do Sul, contra o Grêmio. O técnico Silas tem insistido que o Timbu precisa ter um desempenho equilibrado - e obviamente positivo- dentro e fora de casa. Nada melhor do que um adversário desse porte, em situações de clima e distância tão adversas, para confirmar se o discurso do comandante terá legitimidade ou não.

Para isso, o treinador usará uma formação ofensiva, com três homens de frente. O ataque tem uma peça nova. Caion, que veio do Mirassol, agradou a Silas no amistoso contra o Sporting, na última quarta-feira, e ganhou a chance de começar atuando ao lado de Rogério e Élton. Este último, por sinal, entra em campo acompanhado de um relógio em contagem regressiva: ele deixará o Náutico na parada da Copa das Confederações - com destino ao Al Nassr, da Arábia Saudita.

O meio-de-campo não terá novidades. Será o mesmo ao qual o torcedor se acostumou na reta final do Campeonato Pernambucano Coca-Cola. Sem meias. Só volantes: Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez. Já o setor defensivo contará com mudanças. Algumas delas obrigatórias. Alison, por exemplo, está lesionado. Luiz Eduardo permanece no time. Já Alemão - que foi titular contra o Sporting- deixa a equipe para a estreia de João Filipe.

Na esquerda, nova alteração. Douglas Santos, em serviço com a seleção, e Bruno Collaço, por vínculo com o grêmio, não poderão atuar. Josa será improvisado no setor.

GRÊMIO - Vanderlei Luxemburgo equilibra-se com dificuldade no cargo de treinador. Balançou e quase caiu após a eliminação na Libertadores - mas acabou mantido no comando. Pressionado, decidiu fazer mistério para encarar o Náutico. Fechou o último coletivo para a imprensa e deixou sobretudo uma dúvida no time: André Santos ou Alex Telles na esquerda?

A tendência é que Telles jogue, uma vez que André Santos não treinou duas vezes na semana e está com o contrato de empréstimo no final. Deve voltar em breve para o Arsenal, da Inglaterra. Nos demais setores, contudo, as opções estão mais claras. A equipe deve ser a mesma da partida que eliminou o time na Copa Libertadores, contra o Santa Fé.

Os destaques do time são os jogadores ofensivos. A dupla de meias é formada por Elano e por Zé Roberto - e o ataque tem sotaque latino: Barcos e Vargas devem dar trabalho para a zaga ainda pouco entrosada do Timbu.

Ficha do Jogo

Grêmio: Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles (André Santos); Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Vargas e Barcos. Técnico:Vanderlei Luxemburgo

Náutico: Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Caion, Rogério e Elton. Técnico: Silas

Campeonato Brasileiro - Série A; Local: Alfredo Jaconi (Caxias do Sul); Horário: 16h; Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP); Vicente Romano Neto e Celso Barbosa de Oliveira (Ambos de SP).

Fonte: Blog do Torcedor

sábado, 25 de maio de 2013

[SÉRIE B] Sport joga mal novamente e perde na estréia

Mais uma partida que o Sport não mostra um bom futebol. Hoje o leão perdeu para o Icasa por 2x1. Mostrando um péssimo futebol, o Sport viu o Icasa joga durante quase toda partida. Os gols da partida foram marcados por Elanardo e Leandro pelo lado cearense e Marcos Aurélio descontou para o rubro-negro.

O próximo compromisso do Sport é na próxima terça feira, contra o ABC, na Ilha do Retiro. O novo treinador leonino, Marcelo Martelotte já vai comandar a equipe nesse confronto.

Ficha técnica
Icasa 2 a 1 Sport

Icasa: Camilo; Leyrielton, Nildo, Luiz Otávio e Carlinhos; Da Silva, Neto (Sorato), Elanardo e Chapinha; Adalgisio Pitbull (Roberto Santos) e Juninho Potiguar (Leandro). Técnico: Francisco Diá.

Sport: Magrão; Oswaldo, Tobi e Maurício; Renan Teixeira, Rithely, Lucas Lima (Sandrinho), Marcos Aurélio e Marcelo Cordeiro (Reinaldo); Felipe Azevedo e Nunes (Jonathan Balotelli). Técnico: Gustavo Bueno (interino).

Estádio: Romeirão (Juazeiro do Norte-CE). Árbitro: João Bosco Sátiro da Nóbrega (PB). Assistentes: Broney Machado e Kidden Tadeu Morais de Lucena (ambos da PB). Gols: Elanardo (I). Cartões amarelos: Carlinhos (I); Felipe Azevedo (S). Cartões vermelhos: Maurício (S).

Bayern supera trauma do vice e conquista Liga dos Campeões após 12 anos

Foto: Reuters
Com gols de Robben e Mandzukic, o Bayern de Munique superou um enorme trauma e conquistou a Europa neste sábado. Vice da Liga dos Campeões duas vezes nos últimos três anos, o clube bateu o Borussia Dortmund no Wembley Stadium, em Londres na Inglaterra, por 2 a 1, para se sagrar campeão continental novamente após 12 anos.

Antes de 2012, o Bayern de Munique havia conquistado a Europa pela última vez em 2001. Trata-se do quinto clube da história do clube, que venceu também em 1974, 1975 e 1976. Dois brasileiros estiveram: o zagueiro Dante, que fez pênalti na decisão e quase complicou, e o volante Luis Gustavo, que entrou após o gol que definiu o placar.

Já o Borussia Dortmund havia chegado à decisão da Liga dos Campeões apenas uma vez antes, na qual se sagrou campeão, em 2007.

Borussia e Bayern fizeram primeiro tempo de boas chances, grandes atuações dos goleiros e algumas falhas em ambos os lados. O time de Dortmund começou melhor e dominou até os 30min, acuando o rival. O time quase marcou em chutes de Lewandoski aos 14min e 34min, e teve grande chance com Blaszczykowsky, aproveitando cruzamento de Reus. Em todas, Neuer foi bem e desviou para a linha de fundo.

Nervoso, o Bayern quase perdeu Ribery, que foi agarrado por Lewandowski no meio-campo e, irritado, acertou cotovelada no rosto do rival. O árbitro se limitou ao cartão amarelo. Robben, no entanto, foi o atleta que mais chamou a atenção, perdendo duas chances cara a cara com o gol. Na primeira delas, aos 30min, recebeu lançamento, invadiu a área e chutou para fora; na outra, aos 42min, Hummels falhou, mas o atacante foi mal e bateu em cima do goleiro Weidenfeller.

No segundo tempo, o Bayern manteve a pressão e, aos 15min, chegou ao gol. Ribery carregou a bola na intermediária e lançou Robben entre a zaga. O atacante driblou o goleiro pela esquerda e tocou para o meio da área, onde Mandzukic apenas empurrou para o gol vazio. A partida ficou mais nervoso, e em um descuido do time de Munique o empate apareceu.

Aos 23min, Dante errou tempo de bola ao tentar fazer um corte e acertou o estômago de Reus dentro da área, fazendo pênalti. O brasileiro já tinha cartão amarelo, mas o árbitro entendeu que o lance não merecia expulsão. Gundogan cobrou com frieza no canto direito, o oposto escolhido pelo goleiro Neuer, para igualar o marcador. Então, o confronto ficou aberto mais uma vez.

O Bayern perdeu chance incrível logo depois, aos 28min: Muller recebeu lançamento na frente, ganhou na velocidade, driblou Weidenfeller e tocou para o gol; Robben fechava o lance, mas Subotic deu carrinho e foi mais rápido para evitar o gol. A equipe de Munique se manteve no comando da partida, constantemente ameaçando o Borussia Dortmund. A pressão deu resultado já aos 43min: um chutão da defesa caiu nos pés de Ribery, que passou de calcanhar para Robben; o atacante dominou e tocou na saída do goleiro, definindo o título europeu.

Ficha técnica
BORUSSIA DORTMUND 1 x 2 BAYERN DE MUNIQUE

Gols
BORUSSIA DORTMUND:
Gündogan, aos 23min do segundo tempo
BAYERN DE MUNIQUE:
Mandzukic, aos 15min do segundo tempo, e Robben, aos 43min

BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Piszczek, Subotic, Hummels e Schmelzer; Gündogan e Bender (Sahin); Blaszczykowski (Schieber), Reus, e Grosskreutz; Lewandowski
Técnico: Jurgen Klopp

BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Lahm, Dante, Boateng e Alaba; Schweinsteiger, e Javi Martínez; Ribéry (Luiz Gustavo), Müller e Robben; Mandzukic (Mario Gomez)
Técnico: Jupp Heynckes

Cartões amarelos
BORUSSIA DORTMUND: Grosskreutz
BAYERN DE MUNIQUE: Dante e Ribery

Árbitro
Nicola Rizzoli (Itália)

Local
Wembley Stadium, em Londres (Inglaterra)

Terra Esportes

[NBB] Agora é na bola: em série tensa, Fla e São José decidem quem vai à final

Foto: Claudio Capucho/PMSJC
Quando o técnico José Neto se encaminhou para cumprimentar o rival Régis Marrelli a seis segundos do fim da partida em que o São José derrotou o Flamengo por 96 a 88, no interior paulista, parecia que a mais nova rivalidade do basquete nacional ficaria restrita às quadras e seria decidida apenas no quinto e último jogo da série semifinal do NBB, neste sábado, às 21h45m, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Mas uma confusão generalizada, com direito a troca de empurrões, provocações, xingamentos e até socos, manchou a imagem de um confronto equilibrado e pode colocar em risco até a participação de alguns dos futuros finalistas na decisão da competição, dia 1º de junho, contra o Uberlândia.

O alto grau de tensão da última partida levou, inclusive, os responsáveis pela Arena da Barra a adotar uma medida preventiva: o efetivo de segurança particular será 30% maior que nos dois jogos anteriores no local, ambos sem registro de incidentes.

Embora a rivalidade entre as duas equipes seja recente, os números retratam o equilíbrio dentro de quadra. Em 13 partidas realizadas entre Flamengo e São José nas duas últimas temporadas, foram sete vitórias dos cariocas, contra seis dos paulistas.

Se esportivamente esse equilíbrio chama atenção de forma positiva, com arremessos de três pontos, enterradas espetaculares e jogos disputados até os últimos segundos, do lado disciplinar, o retrospecto pesa para o lado negativo. Além das confusões nos jogos 3 e 4, foram aplicadas nada menos do que 17 faltas técnicas (dez para o Flamengo e sete para São José) nos quatro confrontos da série semifinal da atual temporada. 

- Não tenho dúvidas de que a arena vai estar lotada, que o clima vai estar hostil, mas espero que seja resolvido na bola. São José está tentando jogar na bola, como foi toda a série. Acho que toda essa confusão foi premeditada. O clima aqui (em São José) estava bonito, estava normal. Festa com torcedores do São José e do Flamengo, todos se respeitando. E, após o jogo, essa infelicidade, confusão toda. Foi uma situação desagradável, que o basquete não merecia - comentou Fúlvio, armador do São José.

Do lado rubro-negro, o técnico José Neto quer que sua equipe tenha apenas um objetivo.

- O que eu preciso fazer: ver o que meu time precisa para ganhar a série. O resto, outras pessoas que precisam se preocupar. Nosso foco é na equipe, na busca pela vitória.

Histórico da semifinal

14/05 - São José 80 x 72 Flamengo - Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
17/05 - Flamengo 100 x 84 São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
19/05 - Flamengo 106 x 86 São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
23/05 - São José 96 x 88 Flamengo - Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
25/05 - 21h45m - Flamengo x São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)

GloboEsporte