sábado, 31 de agosto de 2013

[SÉRIE B] Gol de Nunes no fim mantém o Sport no G-4

O Sport estava fora do G-4 até os 47 minutos do segundo tempo. Até Nunes, de cabeça, empatar a partida contra o Boa Esporte por 2x2 e deixar o Leão na 4º colocação da Série B, com 31 pontos, um a mais que o Joinville, o 5º e que o próprio Boa Esporte, 6º. O alívio, no entanto, não esconde a péssima atuação rubro-negra, reconhecida pela própria torcida que vaiou o time. Na próxima terça-feira, a equipe pernambucana enfrenta o Paysandu, fora de casa.

A atuação do Sport no primeiro tempo já dava indícios de que o jogo não seria dos melhores para os donos da casa. Com o quarteto ofensivo sem conseguir sair da marcação individual montada pela equipe mineira, os rubro-negros pouco criavam. Tanto que após a cabeçada de Camilo, na trave, antes do primeiro minuto, os pernambucanos só ameaçariam aos 18 minutos, em chute fraco de Roger.

Por sua vez, o Boa Esporte mostrava porque vem em crescimento na competição. Com o jogo deste sábado, a equipe soma fora de casa três vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Com uma equipe bem postada em campo, sem afobação, aos poucos os mineiros foram tomando conta do confronto. E abriu o placar na tática de explorar os contra-ataques e a defesa exposta do Sport. Livre, Rafinha entrou na área e bateu cruzado, no canto esquerdo de Magrão, colocando justiça no placar: 1x0.

O Sport só não desceu para o intervalo em desvantagem porque contou com a sorte. Em falta cobrada por Marcos Aurélio, a bola desviou em Gabriel e tirou o goleiro Douglas da jogada. Da maneira como jogava, só assim para o Leão empatar.
No retorno para a etapa, o técnico Marcelo Martelotte colocou Diego Maurício na vaga do apagado Roger. Mas o cenário foi idêntico ao do primeiro tempo. Após um chute ilusório de Lucas Lima, o Boa voltou a ter tranquilidade para trocar passes, envolver o Sport e dominar a partida. Foi assim que voltou a ficar a frente. Da mesma forma como abriu o placar. Após escanteio a favor do Sport, Francismar puxou o contra-ataque, tabelou e entrou livre na área para fuzilar Magrão. A derrota parecia certa. Não fosse o gol de Nunes. Mas o sinal de alerta está ligado na Ilha

Ficha do jogo

Sport: Magrão; Patric, Gabriel, Toby e Peri; Anderson Pedra, Rithely (Patrk Silva), Camilo (Nunes) e Lucas Lima; Roger (Diego Maurício) e Marcos Aurélio. Técnico: Marcelo Martelotte.

Boa: Douglas; Rafinha; Ciro, Tiago Carvalho e Petrus (Airton); Vinicius, Betinho, Rodrigo Souza (Marabá) e Francismar; Malaquias (Wallyson) e Fernando Karanga. Técnico: Nedo Xavier.

Local: Ilha do Retiro. Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE). Assistentes: Otávio Correia de Araújo Neto (AL) e Wladson Silva de Oliveira (AL). Gols: Rafinha (19 do 1º) , Gabriel (40 do 1º) e Francismar (27 do 2º) e Nunes (47 do 2º tempo). Cartões amarelos: Lucas Lima, Diego Maurício, Nunes, Toby (S), Vinícius e Wallyson (B). Público:: 12.264. Renda: R$ 160.390

SuperEsportes

[SÉRIE C] Santa Cruz busca vitória diante do Cuiabá para se aproximar do G4

Foto: Thiago Wagner/Blog do Torcedor
É vencer ou vencer. Não tem outro resultado para o Santa Cruz neste domingo, às 17h, diante do Cuiabá, no Presidente Dutra, em Mato Grosso. Na sexta colocação com 18 pontos, o Tricolor precisa da vitória de qualquer jeito para tentar se aproximar do G4 do Grupo A da Terceirona - o Brasiliense é o quarto colocado e tem 21 pontos. Além disso, os três pontos irão dar mais tranquilidade aos corais no que diz respeito ao rebaixamento - está apenas um ponto na frente da primeira equipe da degola - o Treze.

Por conta de todas essas necessidades, o técnico Vica que um time com postura dentro de campo. Não é para atacar de maneira desesperada, mas tem que oferecer perigos ao adversário. "Vamos para ganhar do Cuiabá. Claro que vamos organizados. Temos que saber atacar e defender", disse ele.

Uma ausência no time do Santa Cruz é o atacante Dênis Marques, que nem foi relacionado por Vica. O DM9 reclamou de dores musculares e não treinou um dia antes da viagem para Cuiabá. A atitude é uma filosofia do treinador. "Jogador que não treina um dia antes de viagem ou de jogo, não é relacionado".

Ainda que fosse com o grupo, o Predador não seria titular. André Dias é a opção de Vica para o ataque tricolor. E ao que tudo indica, deve jogar sozinho. O 4-5-1 com três volantes no meio é o provável esquema. Eis o possível time do Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho, Leandro Souza, Renan Fonseca e Tiago Costa; Ramirez, Dedé, Luciano Sorriso, Raul e Renatinho; André Dias.

"Vamos ter que jogar com a bola nos chão e evitar o lançamento direto", explicou o técnico coral já indicando que o Santa Cruz também tem que tentar manter a posse de bola no confronto.

TIME DE MAZOLA - O Cuiabá terá um velho conhecido dos tricolores neste jogo. Trata-se do técnico Mazola Júnior, que comandou o Sport em 2011 e 2012. O treinador não terá o meia-atacante Fernando nesta partida. O jogador está com lesão na coxa. Por outro lado, Mazola tem os retornos do lateral-direito Jackson, do zagueiro Mirita, do lateral-esquerdo Natanael e do atacante Igor. Sem vencer faz quatro rodada, o Cuiabá também precisa da vitória para seguir sonhando com o G4 e fugir do rebaixamento - é o oitavo com 17 pontos.

FICHA DA PARTIDA - CUIABÁ x SANTA CRUZ

Cuiabá: João Paulo; Jackson, Mirita, Gustavo Bastos e Natanael; Vandinho, Jean, Léo Paraíba e Edu Amparo; Ermínio e Igor. Técnico Mazola Júnior.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho, Leandro Souza, Renan Fonseca e Tiago Costa; Ramirez, Dedé, Luciano Sorriso, Raul e Renatinho; André Dias. Técnico: Vica.

Série C. Local: estádio Presidente Dutra, Cuiabá (MT). Horário: 17h. Árbitro: Eduardo Tomaz de Aquino Valadão (GO). Auxiliares: João Gomes Jacome (AC) e Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC).

Fonte: Blog do Torcedor

[SÉRIE A] Náutico joga mal e é goleado por 4 a 1, em plena Arena Pernambuco


Foto: Guga Matos/JC Imagem

A noite, definitivamente, não foi Alvirrubra. O Náutico foi goleado pelo Atlético/PR, jogando na Arena Pernambuco, na noite deste sábado (32), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Totalmente apático em campo, apenas assistiu o time paranaense marcar os quatro gols de sua vitória, enquanto o Timbu marcou apenas um.

Esqueça aquele time que jogou contra o Sport, na última quarta-feira (28). O Náutico de em nada parecia com aquele de outrora. Apático, a equipe alvirrubra levou o primeiro gol logo aos quatro minutos de partida, Léo marcou contra o Timbu. O Atlético/PR, sempre jogando equipe, onde atacavam e defendiam em conjunto, trabalhou muito os contra-ataques e descobriu as falhas do adversário rapidamente.

Tanto que, aos 18 minutos, o time paranaense aumentou o placar: 2x0 para o Atlético/PR, pelo pés de Everton. Ao Náutico, totalmente inerte, coube assistir. A torcida já mostrava-se bastante desanimada e a primeira etapa encaminhava para seu final quando o time comandado por Jorginho resolveu esboçar uma reação. Oliveira marcou a favor do Náutico e diminuiu o placar.

Na etapa complementar ainda se pensava em continuar com a reação, o Náutico foi mais pra cima, tentou mais. Chutou mais contra o gol adversário. Mas por pouco tempo. O Atlético/PR logo veio firmar sua superioridade em campo e continuou a mostrar o bom futebol. Apático, o Náutico ainda sofreu mais dois gols.

O terceiro e o quarto gols do Furacão saíram dos pés do artilheiro Ederson. Não encontrou dificuldade alguma em marcar, porque, apesar da jogada ser bem trabalhada, a defesa Alvirrubra não fez nada para atrapalhar. E terminou assim, Náutico 1x4 Atlético/PR.

Com a derrota o Náutico continua na lanterna do Brasileirão, com oito pontos apenas. O próximo jogo será contra o São Paulo, na casa do adversário, em SP. Já o Atlético/PR subiu uma posição e está em terceiro lugar na tabela, com 30 pontos.

Ficha do Jogo

Náutico: Ricardo Berna; Oziel (Jonatas Belusso), João Filipe, Leandro Amaro e B.Collaço; Elicarlos, Martinez, Tiago Real e Morales; Rogério (Maikon Leite) e Olivera. Técnico: Jorginho

Atlético-PR: Weverton; Léo, Dráusio, Luiz Alberto e Willian Rocha; Bruno Silva, João Paulo, Zezinho (Marco Antônio) e Everton (Marcelo Palau); Marcelo (Dellatorre) e Ederson. Técnico: Vágner Mancini

Local: Arena Pernambuco; Horário: 18h30; Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO); Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Carolina Romanholi Melo (CE); Gols: Léo (aos 4 do 1ºT), Everton (aos 18 do 1ºT) e Ederson (34 e 44 do 2ºT) para o Atlético-PR; Olivera (aos 42 do 1ºT) para o Náutico; Cartão amarelo: William Rocha, Bruno Silva (Atlético-PR); Elicarlos, Olivera, Belusso (Náutico). Público: 11.263; Renda: R$ 269.450,00.

Richarlyson diz ter mágoa de Milton Neves e dó de Emerson por selinho

Foto: AFP
Em entrevista ao Esporte Interativo, o lateral Richarlyson, do Atlético-MG, admitiu mágoa do apresentador Mílton Neves. De acordo com o jogador, Mílton fez comentários sobre sua sexualidade que trouxeram prejuízos dentro do futebol. Além disso, Richarlyson também afirmou ter terminado um relacionamento em função da Revista Playboy e comentou o polêmico selinho dado pelo corintiano Emerson em um amigo. 

"Não sei se usou de má fé, foi maldoso", disse sobre Mílton Neves, da TV Bandeirantes. "Algumas vezes me pediu desculpas no ar, falando que gostava muito de mim. Não aceito desculpa. Ele só não acabou com minha carreira porque tenho talento. O futebol é homofóbico, a grande maioria, 90%, e ouço brincadeirinhas todos os jogos. Se dou carrinho e o juiz apita falta eu ouço, se faço gol eu ouço", resumiu Richarlyson. 

"Fui apaixonado por uma pessoa de São Paulo e a mídia acabou com esse relacionamento. Eram dois meses que a gente estava juntos, a Playboy foi atrás dela. Eu terminei. Respeito todo mundo que sai na revista, mas para ser a mãe dos meus filhos, eu não gostaria que fizesse um ensaio nu", comentou sobre Letícia, que posou para a revista masculina em 2007.

Por fim, Richarlyson falou sobre Emerson, atacante do Corinthians, e o fato de ter postado foto com beijo em um amigo. "Admiro a coragem que ele teve, mas eu não faria. Ainda mais pelo time em que ele joga. Na hora que vi a foto, (pensei) ele não vai ter mais paz no Corinthians. Eles (torcedores) engolem entre aspas porque o cara é talentosíssimo. Mas um ou dois jogos que jogar mal, eles vão pressionar. Eu fiquei com dó".

Terra

[SÉRIE A] Náutico x Atlético/PR: Timbu quer voltar a vencer na Série A

Foto: Rodrigo Lôbo/ JC Imagem
O Náutico entra em campo hoje para jogar a primeira das três partidas seguidas que vai fazer na Arena PE. O pensamento de todos no Timbu é de sair com a vitória na partida de hoje. O alvirrubro enfrenta o Atlético/PR, às 18h30. O time paranaense ocupa a quarta posição no campeonato.

O técnico Jorginho ainda não definiu o time que começa jogando, uma das dúvidas é no gol: Ricardo Berna se recupera de uma conjuntivite e só momentos antes da partida é que vai saber se vai poder jogar. Caso não entre, que deve ganhar a vaga é Gideão.

O ADVERSÁRIO - Ao contrário do Náutico, o Furacão está bem na competição. E, numa daquelas ironias do futebol,o time é dirigido por Vágner Mancini, que saiu do Náutico com péssima reputação, pouco depois de ter fracassado no Sport. Ocupa, atualmente, a quarta posição do torneio, a léguas de distância do próprio Timbu.

Mas o time vem ao Recife com três problemas. O meia Paulo Baier, peça importante, foi poupado e sequer viajou com a equipe. Elias é o substituto natural. O lateral-esquerdo Pedro Botelho teve uma entorse no joelho direito e foi vetado. Para seu lugar, provavelmente, Mancini deve optar por William Rocha - sondado pelo... Náutico há algumas semanas. A outra ausência - esta pelo terceiro cartão amarelo- é do zagueiro Manoel. Dráusio e Cléberson disputam a vaga.

Ficha do Jogo

Náutico: Berna (Gideão); Oziel (Dadá), João Filipe, Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Tiago Real e Diego Morales; Rogério e Olivera. Técnico: Jorginho

Atlético-PR: Wéverton; Léo, Draúsio (Cleberson), Luiz Alberto e Willian Rocha; Bruno Silva, João Paulo (Zezinho), Everton e Elias; Marcelo (Dellatorre) e Ederson. Técnico: Vágner Mancini

[SÉRIE B] Sport x Boa Esporte: A briga pelo G-4

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Sport e Boa Esporte se enfrentam hoje, às 21h, na Ilha do Retiro. O jogo é uma briga direta pelo G-4 da Série B 2013.. O time leonino sabe da importância da vitória na partida de hoje, já que ganhando o time leonino permanece dentro do G-4. O time mineiro vem numa crescente e veio a Recife atrás de um bom resultado.

Quem não vai poder jogar é Felipe Azevedo, que vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo. A dupla de ataque leonina vai ser formada por Marcos Aurélio e Roger.

No Boa, o técnico Neto Xavier não vai contar com o meia Marcelinho Paraíba, principal jogador do time, que vai cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

Ficha técnica

Sport: Magrão; Patric, Tobi, Gabriel e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Renan Teixeira, Patrik Silva e Lucas Lima; Marcos Aurélio e Roger.Técnico: Marcelo Martelotte

Boa Esporte: Douglas; Petros, Ciro Sena, Thiago Carvalho e Airton; Rodrigo Souza, Malaquias, Betinho e Vinicius Hess; Francismar e Fernando Karanga
Técnico: Nedo Xavier

Local: Estádio Ilha do Retiro
Horário: 21 horas
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE)
Assistentes: Otávio Correia de Araújo Neto (AL) e Wladson M. Silva de Oliveira (AL).

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bayern marca no último lance contra Chelsea e leva Supercopa nos pênaltis

Foto: Reuters

No reencontro entre dois dos grandes rivais do futebol europeu nas últimas temporadas, melhor para Pep Guardiola. Nesta sexta-feira, em Praga (República Checa), o Bayern de Munique, comandado pelo espanhol, venceu o Chelsea de José Mourinho nos pênaltis, após empate por 2 a 2 arrancado no último lance da prorrogação, e faturou o título da Supercopa da Europa, disputado entre os vencedores da Liga dos Campeões e da Liga Europa da temporada passada.

Fernando Torres e Eden Hazard fizeram os gols do Chelsea, enquanto Franck Ribéry e Javi Martínez, no último segundo do tempo extra, marcaram para o Bayern. Este foi o primeiro título conquistado por Guardiola em sua curta carreira no time bávaro - há um mês, ele havia perdido a Supercopa da Alemanha para o Borussia Dortmund, por 4 a 2.

O Bayern dominou a posse de bola, pressionou e teve mais chances de marcar, mas parou na defesa sólida do Chelsea e em intervenções espetaculares do goleiro Petr Cech durante a maior parte do tempo. A equipe alemã também jogou com um jogador a mais durante toda a prorrogação, já que o brasileiro Ramires foi expulso nos minutos finais do tempo normal.

O jogo

O Chelsea deixou claro desde o início qual seria seu plano de jogo: defender recuado e contra-atacar com muita velocidade. E logo aos 8min, conseguiu abrir o placar exatamente desta forma. Hazard arrancou pelo meio, fez fila na marcação do Bayern e abriu na direita para Schürrle, que cruzou na medida para um lindo voleio de Fernando Torres balançar as redes.

Atrás no marcador, o Bayern passou a tentar abrir a defesa do Chelsea na base do toque de bola. Trocando muitos passes, mas sem conseguir criar chances claras, o time alemão se mostrava aberto para os contragolpes ingleses. Aos poucos, porém, as oportunidades foram aparecendo: aos 21min, Ribéry cortou a marcação e bateu para boa defesa de Cech.

O Bayern seguiu pressionando durante todo o primeiro tempo, principalmente com Ribéry, eleito o melhor jogador da Europa na última quinta-feira, que criava as melhores chances. E foi justamente o meia francês quem empatou a partida logo no início da segunda etapa: ele recebeu de Kroos e soltou uma bomba de fora da área. Petr Cech chegou a encostar na bola, mas não evitou que ela entrasse.

Guardiola passou a mexer no time, colocando Javi Martínez e Mario Götze nos lugares de Rafinha e Thomas Müller. Mas o Bayern quase levou o segundo gol em uma falha de Dante, que escorregou e deixou a bola livre para o Chelsea dentro da área. Oscar tentou tocar por cima de Neuer, mas o camisa 1 alemão salvou o gol.

O jogo foi ficando cada vez mais aberto no segundo tempo, e Ivanovic acertou a trave de Neuer após cobrança de escanteio aos 34min. Em resposta, Kroos quase marcou aos 37min, mas o chute saiu por cima do travessão. Pouco depois, Ramires deu entrada forte no tornozelo de Götze, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Chelsea com um a menos.

Mesmo com a desvantagem numérica, o Chelsea contou com a qualidade individual de Hazard para fazer o segundo, aos 3min da prorrogação. O belga dominou na ponta esquerda, se livrou de dois marcadores e bateu forte, contando com a falha de Neuer para fazer o gol. O Bayern passou todo o tempo extra pressionando e exigiu três defesas fantásticas de Cech em finalizações de Mandzukic, Martínez e Ribéry. E no último lance, após bate-rebate na área, a bola sobrou limpa para Martínez, que tocou de pé esquerdo para finalmente superar o goleiro checo e levar a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, todos os nove primeiros batedores converteram seus chutes: pelo Bayern, foram Alaba, Kroos, Lahm, Ribéry e Shaqiri; no Chelsea, marcaram David Luiz, Oscar, Lampard e Ashley Cole. No décimo chute, porém, Lukaku bateu fraco e permitiu a defesa de Neuer, que garantiu a primeira conquista da "Era Guardiola" para o clube de Munique.

Terra

Alta do dólar aumenta interesse estrangeiro por ingressos da Copa

Foto: Léo Pinheiro / Futura Press
A alta do dólar em relação ao real no mercado financeiro deve causar um “boom” de procura estrangeira por ingressos para a Copa do Mundo de 2014, segundo a revista especializada Business Week. De acordo com a publicação, muitos estrangeiros que desejam acompanhar à competição, que será realizada em 12 cidades brasileiras de 12 de junho a 13 de julho do próximo ano, estão em busca de ingressos aproveitando a cotação favorável.

Isso porque a Fifa, baseada em um estudo realizado em maio com a previsão anual da cotação, determinou que o dólar valeria R$ 2 para os ingressos. No dia seguinte à abertura das vendas, o dólar teve seu valor cotado em R$ 2,45, caindo depois para R$ 2,35. Com esse cenário, os ingressos mais caros da competição cairiam de US$ 900 para US$ 783, causando economia de US$ 117, dinheiro suficiente para gastar R$ 275 no País.

A Fifa tem mecanismos para evitar que essa transferência ocorra. Apenas cidadãos brasileiros, por exemplo, podem comprar ingressos em reais e em número limitado de três acompanhantes – todos devem ser devidamente identificados. A publicação, no entanto, identifica o interesse internacional e chega a citar um canadense que trabalha no Canadian Imperial Bank of Commerce e que pretende usar o cenário positivo.

Ainda de acordo com o Business Week, não há previsão de queda do valor do dólar. Os valores dos ingressos estão 20% abaixo do que a Fifa imaginou inicialmente.

Terra Esportes

O primeiro a caminho do Paraguai

Pedro Gama é o primeiro rubro-negro a reservar passagem para o Paraguai por causa da Sul-Americana. O observador do Sport deve viajar para o país para acompanhar o jogo do Libertad contra o Nacional, atual campeão nacional (Apertura-2013). Um acompanhamento in loco que ele classifica como essencial para o seu trabalho. E que acaba rendendo boas histórias.

Pedro conta que o episódio na Ilha do Retiro em 2010 foi a único em que foi expulso. Várias vezes, no entanto, escutou pedidos para interromper a filmagem. Quase sempre em treinos. E entende. Como no caso do Sport, por exemplo. “O Sport estava no direito dele de me tirar da Ilha do Retiro. Se soubesse que tinha alguém observando o Sport hoje eu ia pedir para fazer a mesma coisa”, diz.

Para não ser descoberto, a principal estratégia de Pedro é a discrição. Mas ele revela que utiliza alguns “disfarces”. Atualmente, no entanto, como quase todos os clubes da Série A possuem observadores, há uma certa colaboração. Não vê problema, por exemplo, em atender um pedido de outro observador para analisar o adversário do Sport num jogo na Ilha. “O futebol tem que caminhar para isso. A rivalidade é dentro do campo. Os profissionais têm que trabalhar. O que eu tento fazer é extrair o máximo possível de detalhes para que a gente esteja sempre um passo à frente.”

Suspenso

Para a partida de amanhã, contra o Boa Esporte, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada da Série B, o técnico Marcelo Martelotte não poderá contar com o atacante Felipe Azevedo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, a dupla ofensiva do Leão deverá ser formada por Marcos Aurélio e Roger. “Não tem dificuldade. Já fizemos gols e bons jogos juntos”, disse Marcos Aurélio. 

Números

400 número aproximado de jogadores que Pedro possui cadastrados em seu banco de dados

3 número de softwares diferentes que ele utiliza para colher e analisar os dados dos jogadores e times

19 número de jogos que Pedro assistiu da Série B in loco neste ano, observando os dois times

SuperEsportes

Com as duplas tradicionais, Circuito Banco do Brasil de vôlei de praia começa nesta sexta

A primeira etapa da principal competição do vôlei de praia brasileiro, o Circuito Banco do Brasil, começa nesta sexta-feira, em Recife (PE). A competição, que será disputada na Praia do Pina até domingo, vai marcar a reorganização de algumas duplas que vêm jogando separadas na Seleção Brasileira da modalidade.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) adotou um novo sistema na Seleção em que os técnicos é quem formam as duplas na equipe. Com isso, algumas parcerias foram separadas e a novidade divide opiniões.

Maior vencedor do Circuito Brasileiro, o veterano Emanuel, de 40 anos e campeão olímpico ao lado de Ricardo em 2004, prefere destacar o lado positivo do sistema. Ele disputou a última etapa do Circuito Mundial, em Moscou (RUS), ao lado de Evandro, enquanto em Recife voltará a jogar com seu tradicional parceiro Alison.

- Acho que toda movimentação de parceria leva a um crescimento individual do atleta e isso é muito importante. Na minha visão, vai haver uma evolução com este sistema, com parceiros diferentes no circuito brasileiro e nos torneios internacionais - disse Emanuel, ao LANCE!Net.

Por outro lado, Maria Elisa revela que a troca de parcerias pode danificar o entrosamento. Em Recife, ela vai atuar com Juliana, que está cortada da Seleção Brasileira por ter feito críticas ao sistema. Na equipe nacional, Maria está jogando com Ágatha, atual campeã do circuito nacional ao lado de Bárbara Seixas:

- Estamos retomando a parceria, ambas estamos empolgadas. Mas acho que vamos sentir a falta de ritmo. As outras duplas estão em atividade, e eu e a Juliana perdemos entrosamento. Teremos que vencer no talento individual.

Além das duplas já citadas, outras trocas ocorrerão. Ágatha vai jogar com Bárbara, que na Seleção é parceira de Lili Maestrini, que por sua vez joga com Rebecca no circuito nacional. Maria Clara/Carol e Talita/Taiana seguem juntas, assim como na equipe nacional.

No masculino, Ricardo vai formar dupla com o veterano Márcio, campeão mundial em 2005 ao lado de Fábio Luiz, que vai atuar com Jorge. Evandro vai voltar a jogar com Vitor Felipe - também jogavam juntos na Seleção até serem separados na última etapa para testes. Álvaro jogará com Edson Filipe.

Atuais campeões do circuito, Bruno Schmidt e Pedro Solberg seguem juntos. A dupla também lidera o ranking do Circuito Mundial onde formam uma das parcerias representantes da Seleção Brasileira.

Novo sistema de disputa

O Circuito Banco do Brasil 2013-2014 vai apresentar novidades. Ao invés de dez etapas, a competição terá nove, das quais sairão os campeões do circuito, uma dupla de cada naipe. As etapas passarão por Recife, Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Guarujá (SP), Balneário Camboriú (SC), São Luís (MA), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Maceió (AL), nesta ordem. 

Em seguida, as cinco melhores parcerias e mais três convidadas marcarão presença no Super Praia, evento que será em Salvador (BA) e definirá o grande campeão brasileiro da moalidade em cada gênero.

Cada uma das nove etapas vai distribuir premiação para os atletas. O campeão receberá R$ 45 mil, o vice R$ 29 mil e o terceiro colocado R$ 20 mil. Além disso, as duplas receberão uma pontuação por etapa, que valerá para o ranking do circuito. A dupla campeã soma 400 pontos, o vice 40 pontos a menos (360) e assim por diante.

Lancenet

Guardiola e Mourinho se reencontram na final da Supercopa da Europa

Bayern de Munique e Chelsea entram em campo nesta sexta-feira, em Praga, na República Tcheca, para decidirem a Supercopa da Europa. Muito mais do que confronto recheado de estrelas do futebol europeu, a partida colocará, novamente, uma rivalidade frente a frente: os técnicos Pep Guardiola e José Mourinho.

Desde os tempos em que o espanhol era técnico do Barcelona e o português comandava o Real Madrid, os dois sempre protagonizaram um show à parte fora de campo. Durante o período em que trabalharam no futebol espanhol, alguns confusões e polêmicas ficaram marcados, como quando Mourinho colocou um dedo no olho do então auxiliar de Guardiola, Tito Vilanova.

Polêmico e irreverente, Mourinho ficou incomodado quando questionado sobre o duelo contra Guardiola durante a coletiva pré-jogo. Para o comandante dos Blues, a final será entre os clubes e não entre os técnicos.

- Guardiola não era o técnico do Bayern no título da Champions, como eu não era o do Chelsea da Liga Europa. Somos os treinadores atuais apenas. A decisão é entre os clubes e não entre nós - afirmou irritado.

Mesmo desviando o foco da rivalidade, o momento de Mourinho no Chelsea é mais tranquilo do que o rival no Bayern. Idolatrado desde a sua primeira passagem, o português seguirá tranquilo e prestigiado no clube e impresa inglesa em caso de derrota.

O mesmo não pode se dizer sobre Guardiola, que já sofre pressão na Alemanha. Apesar de não ser algo declarado, as muitas mudanças realizadas no clube bávaro já causam questionamentos no trabalho do espanhol. Caso perca para o Chelsea, será o segundo título desperdiçado, uma vez o Bayern perdeu a final da Supercopa da Alemanha.

Para a decisão, Guardiola e Mourinho têm alguns problemas. Enquanto Schweinsteiger e Javi Martínez seguem como dúvidas no lado alemão, o zagueiro David Luiz deve ser o único problema inglês para o confronto.

O POVO

Jogadores do Cruzeiro deixam treino mais cedo e se mostram abatidos

Foto: Daniel Ramalho / Terra
Após a eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo, com a derrota por 1 a 0, nessa quarta-feira, no Maracanã, os jogadores do Cruzeiro se reapresentaram na Toca da Raposa e se mostraram abatidos com o resultado da partida. O treino inclusive foi adiantado pela comissão técnica. Quando a imprensa teve acesso ao Centro de Treinamento da Toca da Raposa II, poucos jogadores foram vistos. Do time titular, apenas o goleiro Fábio permaneceu no CT e concedeu entrevista coletiva.

Segundo o arqueiro, o sentimento é de tristeza principalmente já que a classificação era possível. “Fica difícil falar das situações que poderiam ter acontecido, que se tivesse entrado de outro jeito, poderia ser positivo o resultado. Seria fácil agora citar situações que não voltam mais, todos sentiram a eliminação. A gente sabia da condição que tínhamos na competição. Todo mundo ficou triste”, argumentou.

O zagueiro Bruno Rodrigo lamentou a eliminação, mas destacou que a luta tem que ser intensa pelo Campeonato Brasileiro. “Infelizmente aconteceu isso aí e ficamos muito tristes. Mas agora é pensar no Brasileiro, que a gente está em primeiro e tem que estar forte, porque tem jogo já no final de semana. Então, bola para frente e foco total no Brasileiro”, disse.

Rodrigo encara o titulo brasileiro como obrigação. “Temos que estar preparados, porque a gente tem que buscar esse título. É nossa obrigação, a torcida do Cruzeiro merece e a gente vai fazer de tudo para conquistar esse título”, finalizou. Os jogadores do Cruzeiro se reapresentam na tarde desta sexta-feira, onde se preparam para o confronto diante do Vasco, no domingo, no Mineirão, às 16h (de Brasília).

Terra

Rosembrick, ex-Santa Cruz, é novo reforço do Baraúnas para Série C

Rosembrick reforça o Baraúnas na sequência
da Série D (Foto: Jailson Colácio/Ascom Murici)
O Baraúnas confirmou nesta quinta-feira a contratação do meia Rosembrick, ex-Santa Cruz, para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro. O último clube do jogador de 34 anos foi o Águia Negra, do Mato Grosso do Sul.

Segundo Zezinho Mossoró, gerente de futebol do Leão, o novo reforço deve se apresentar no domingo, em Mossoró.

- O Rosembrick já está acertado com o time e chega no domingo. É uma grande contratação, já que se trata de um jogador de nome com passagens por diversos cubes - afirmou Zezinho, gerente de futebol do clube.

Rosembrick marcou época no Santa Cruz e também tem passagens por Vitória, Palmeiras, Sport e América-RN.

Além do meia, o atacante Fabinho Cambalhota acertou seu retorno ao clube e deve chegar nesta sexta-feira a Mossoró. O jogador estava no Sergipe.

O Leão do Oeste é o 10º clocado do Grupo A da Série C. Em 12 partidas, conquistou apenas sete pontos. O time mossoroense entra em campo no domingo, contra o Rio Branco-AC, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.

GE

[COPA DO BRASIL] Salgueiro empata em 2x2 com o Internacional e está fora da Copa do Brasil

A missão era complicada e acabou não sendo cumprida. O Salgueiro precisava vencer o Internacional por quatro gols de diferença, na noite desta quinta-feira (29/8), no estádio Cornélio de Barros, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, depois de ter perdido por 3x0 no Rio Grande do Sul. No entanto, acabou empatando por 2x2, dando adeus à competição. O foco do Carcará agora volta a ser a Série D do Campeonato Brasileiro. Já o Colorado segue para enfrentar o Atlético-PR nas quartas.

Com a classificação bem encaminhada após o triunfo na ida, o time gaúcho poupou alguns atletas. Já os sertanejos tentaram impor um ritmo forte no início da partida, mas a falta de qualidade técnica impedia um melhor toque de bola que possibilitasse chegar à área adversária.

E se a situação já era difícil, ficou pior aos 13 minutos. Leandro Damião tocou para Jorge Henrique, que chutou de bico de fora da área. A bola teve um desvio e morreu no fundo da rede de Mondragon.

Com um restante de primeiro tempo fraco, as emoções só voltaram na segunda etapa. Logo aos quatro minutos, o lateral-esquerdo salgueirensa Daniel cruzou e a bola bateu no braço de Allan. A arbitragem marcou pênalti, que Élvis bateu e o goleiro Alisson defendeu.

Apesar do gol perdido, o Salgueiro empatou aos 11. Após cruzamento de Élvis em falta cobrada, Ranieri marcou de cabeça. A virada quase veio em novo jogo aéreo, aos 14, mas Alisson defendeu chute à queima roupa de Ricardo Braz.

O segundo tento do Inter veio em um contra-ataque aos 16. O meia Alex deixou a marcação no chão e bateu no canto direito de Mondragon, rasteiro, vencendo o o goleiro. Já aos 46, em uma jogada pela esquerda, Daniel bateu cruzado e empatou o marcador.

No outro jogo da noite, o Vasco venceu o Nacional-AM por 2x1, no estádio São Januário. Juntando o resultado ao 2x0 da ida, os vascaínos seguiram para as quartas de finais, onde encaram o Goiás.

JC

Sport é eliminado na semifinal da Taça BH Sub-20

Após uma boa campanha, o Sport foi eliminado da Copa Belo Horizonte SUb-20 nesta quinta-feira ao perder para o Vitória-BA por 3x0 na semifinal da competição. Antes, o Leão havia eliminado o Grêmio, na disputa de penaltis (nas quartas) e o Grêmio Osasco, após vitória por 1 a 0 (nas oitavas). Na fase de grupos, havia terminado em 2º lugar, com 10 pontos, dois a menos que o líder Cruzeiro.

No total, o Sport fecha a sua participação com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Um aproveitamento de 58,3%.

Na decisão da Taça BH, sábado, às 13h, o Vitória enfrentará o Vasco, que despachou o Fluminense, nos pênaltis. As duas equipes já possuem títulos da competição. O rubro-negro baiano foi campeão em 1994, enquanto os cruzmaltinos ficaram com a taça em 1991 e 1992. A Taça BH é disputada desde 1985.

Com informações do SuperEsportes

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Já integrado aos treinamentos, atacante William Henrique acerta com o Santa Cruz

Mais uma vez, o Santa Cruz contratou um reforço às escondidas. No treino desta quinta-feira, uma cara nova apareceu no Arruda. O atacante William Henrique, que pertence ao Vitória-BA, e estava no ASA de Arapiraca, já trabalhou com o elenco coral, apesar de ainda não ter assinado contrato. Porém, o diretor de futebol, Jomar Rocha, afirmou que a negociação vai ser fechada. 

O jogador de 21 anos também tem passagens por Botafogo e Grêmio Barueri. Pelo ASA, no Campeonato Brasileiro da Série B desse ano, o atleta atuou em três partidas, mas não marcou nenhum gol. Ele chega ao clube para disputar posição com Dênis Marques, André Dias e Flávio Caça-Rato, além de Neto Imperador, da base, que nem chega a ser relacionado. 

Auxiliar
Outra novidade no Arruda foi a chegada do auxiliar técnico Ruben Furtenbach. Conhecido como "Gringo", o uruguaio Furtenbach foi ex-lateral-direito do São Paulo e XV de Piracicaba, nos anos 1980, e, em 2003, começou a trabalhar como auxiliar de Vica. Williams Rodrigues - auxiliar do ex-técnico Sandro Barbosa -, continua trabalhando no Santa Cruz, agora como assistente.

SuperEsportes

Lucas Lima garante que Sport tem chances de ir longe na Sul-Americana

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
O meio-campo Lucas Lima está empolgado após a classificação do Sport para as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Aos 23 anos, o jogador vive a expectativa de disputar a sua primeira competição internacional e disse que o grupo está entusiasmado com a possibilidade de conquistar um título inédito para o clube.

- É uma competição internacional, que eu nunca joguei e irei entrar com todo gás. Nossa expectativa é a mais alta possível. Queremos passar dessa fase e ir o mais longe possível. Temos condições para isso.

Embora tenha afirmado que os jogadores estão decididos a avançar na Sul-Americana, o jogador reconheceu que a competição internacional poderá desgastar o elenco. O Sport luta para conquistar o acesso para a Série A.

- Desgaste nós iremos ter, sim. Creio que Martelotte terá que mesclar o time em alguns jogos. Até porque disputamos duas competições e precisamos controlar esse desgaste.

O condicionamento físico, no entanto, não faz com que o atleta queira priorizar a Série B.

- Se a Sul-Americana não fosse importante, nós não teríamos torcido tanto para que Magrão pegasse os pênaltis. É uma competição muito importante e temos que dar essa importância.

Ainda se habituando à ideia de disputar um torneio internacional, Lucas Lima acredita que o Sport terá que mudar o estilo de jogo para ter sucesso na Sul-Americana.

- A gente vai ter que se adaptar a cada jogo. A Série B é uma competição pegada, mas a Sul-americana é mais. Até pelo jeito dos times de fora, que jogam bem duro. Então, teremos que buscar esse estilo de jogo.

GE

Real x Juventus e Barça x Milan marcam 1ª fase da Champions; veja grupos

Duelos entre os principais clubes de Itália e Espanha foram a marca do sorteio da fase grupo da Liga dos Campeões, realizado nesta quinta-feira em Mônaco. O Real Madrid terá pela frente a Juventus, atual campeã italiana, enquanto o Barcelona encara o Milan, que vive fase irregular mas já ganhou sete vezes o campeonato. O Galatasaray e o Copenhaguen completam a chave dos madrilenos, enquanto os catalães ainda medem forças com Ajax e Celtic.

Vale destacar o reencontro do Barcelona com o Milan pela terceira vez consecutiva. Nos últimos dois confrontos, os catalães levaram a melhor nas oitavas e nas quartas-de-final. Em sua fase de estreia na Champions, Neymar encontrará outro ídolo santista, Robinho.

O atual campeão Bayern de Munique terá um grupo com o Manchester City como principal adversário. O time inglês não tem tradição na competição e deu vexame nas duas últimas edições com eliminações precoces, mas os altos investimentos formam um time perigoso e com potencial de endurecer o duelo. CSKA Moscou Viktoria Pilsen completam a chave.

O Manchester City estava no pote 3 do sorteio, assim como o Borussia Dortmund, atuais vice-campeões. Os dois eram vistos como medo pelos primeiros cabeças-de-chave, já que poderiam formar grupos da morte em combinação com os outros dois potes.

Entre os cabeças-de-chave, quem terá mais prooblemas será o Arsenal, que enfrentará, além do do Borussia Dortmund, o Olympique de Marselha e o Napoli, atual vice-campeão italiano. 

A fase de grupos tem início marcado para o dia 17 de setembro. A final desta temporada será realizada no dia 24 de maio de 2014, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Veja todos os grupos:

Grupo A
Manchester United
Shakhtar Donetsk
Bayer Leverkusen
Real Sociedad

Grupo B
Real Madrid
Juventus
Galatasaray
Copenhaguen

Grupo C
Benfica
PSG
Olympiacos
Anderlecht

Grupo D
Bayern de Munique
CSKA Moscou
Manchester City
Viktoria Pilsen

Grupo E
Chelsea
Schalke 04
Basel
Steaua Bucareste

Grupo F
Arsenal
Olympique de Marselha
Borussia Dortmund
Napoli

Grupo G
Porto
Atlético de Madrid
Zenit
Austria Vienna

Grupo H
Barcelona
Milan
Ajax
Celtic

Terra

Após Willian, Chelsea apresenta experiente atacante Eto'o

Foto: Facebook/Divulgação
O Chelsea aproveitou a situação financeira ruim do Anzhi e levou de uma vez dois jogadores do time russo. Após apresentar o meio-campista Willian, revelado pelo Corinthians, na última quarta-feira, o atacante camaronês Samuel Eto'o foi anunciado oficialmente pelo Chelsea nesta quinta. O atacante de 32 anos assinou contrato por um ano com os ingleses.

"Não foi uma decisão difícil. Eu vi as qualidades do Chelsea e fui feliz com José Mourinho em outro momento. Então, quando a oportunidade chegou, fiquei muito feliz de poder fechar o negócio", disse Eto'o na apresentação em Londres.

Com Mourinho, Eto'o conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Italiano e a Copa da Itália na temporada 2009/10 pela Inter de Milão. No Chelsea, o camaronês ganhará um salário de sete milhões de libras (cerca de R$ 25,5 milhões).

Terra

Reserva, Casillas pode trocar Real pelo Arsenal por Copa de 2014

Foto: Daniel Ramalho / Terra
Mantido na reserva do Real Madrid pelo técnico Carlo Ancelotti, o goleiro Casillas anda preocupado também com a sua titularidade na seleção da Espanha, ainda mais a menos de um ano da Copa do Mundo. E este seria apenas um dos fatores que o levariam a trocar o clube espanhol pelo Arsenal.

A informação é do jornal inglês Daily Star, que revelou mais detalhes da possível transferência. O Real, prestes a gastar 100 milhões de euros (mais de R$ 310 milhões) no ‘curinga’ Gareth Bale, do Tottenham, gostaria de "se livrar" de Casillas, um dos muitos pesos na folha salarial do elenco.

Na última temporada, após se envolver em polêmica com o treinador José Mourinho, Casillas amargou o banco de reservas do time e viu Diego López fazer boas atuações com a camisa 1 - na época, a imprensa e torcida espanholas se assustaram muito com a decisão do comandante.

Depois da chegada de Ancelotti do PSG, parte da torcida pensou que Casillas voltaria naturalmente ao posto, mas não foi o que ocorreu. Nos dois primeiros jogos do Campeonato Espanhol, por exemplo, Diego López continuou titular e Casillas, reserva - algo que indica perda de espaço no grupo merengue.

Com 32 anos de idade - 23 deles de Santiago Bernabéu -, Casillas tem contrato por apenas mais uma época, mais um fato que viabiliza o interesse do Arsenal. Por enquanto, os ingleses praticamente não gastaram nada com reforços e o nome de Casillas cairia muito bem para todos no Emirates Stadium.

O único empecilho, porém, seria mais um técnico: Arsene Wenger. Ainda de acordo com o Daily Star, o francês crê que o polonês Szczesny, 23 anos, é ideal - a compra de Casillas poderia desmotivá-lo, já que o arqueiro espanhol seria muito mais do que uma ameaça para a sua titularidade.

Terra Esportes

[COPA DO BRASIL] Salgueiro tenta o milagre diante do Inter-RS

Para motivar ainda mais os seus jogadores diante de uma missão quase impossível, a diretoria do Salgueiro definiu que vai premiar o elenco com R$ 400 mil, caso consiga inverter a vantagem do Internacional-RS, hoje, a partir das 21h50, no Cornélio de Barros, no Sertão pernambucano, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Depois de ter perdido por 3x0 na semana passada, em Novo Hamburgo (RS), o Carcará precisa de uma vitória por quatro gols de diferença para se classificar à próxima fase. Um triunfo por 3x0 leva a decisão para os pênaltis.

"A premiação é uma forma de dar uma injeção de ânimo nos atletas", afirmou Carlos José, diretor de futebol do clube.

Em campo, o técnico Marcelo Chamusca tem sérios problemas para resolver. Isso porque o atacante Fabrício Ceará, um dos principais nomes do time, está suspenso - na partida de ida, em Novo Hamburgo, ele recebeu o terceiro cartão amarelo. Sem ele, o treinador deve optar pelo jovem Canu. Júnior Ferrim é outro que está no páreo pela camisa 9.

Essa não será a única mudança no Carcará. Por questão técnica, o nigeriano Yerien deve ganhar a vaga de Alexson na criação do meio-campo. O setor ainda pode ter outra alteração. Caicó reclama de dores musculares e pode ser vetado pelo departamento médico. Se isso ocorrer, entra em seu lugar Rodolfo Potiguar.

"Estamos em casa, diante da nossa torcida. Vamos jogar para cima do Inter, mas sem descuidar da defesa. Eles são favoritos, não tem o que questionar, mas vamos dar o máximo", afirmou o técnico Marcelo Chamusca.

O fato lamentável foi uma mensagem na página do Salgueiro no Facebook que dizia que "amanhã o jogo vai ser mais quente do que a boate Kiss", relembrando o incêndio, que matou 242 pessoas em Santa Maria, no interior gaúcho. A mensagem foi removida, mas circula na internet, causando indignação.

Salgueiro x Nacional-AM, marcado inicialmente para o domingo, adiado pela CBF para segunda, às 20h, no Cornélio de Barros. É a abertura do mata-mata da Série D.

Com informações do Blog do Torcedor

Jorginho se enche de esperança com futebol apresentado pelo Náutico

Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Esperança. Foi com esse sentimento que o agitado técnico Jorginho deixou o gramado da Arena Pernambuco após a eliminação do Náutico na Copa Sul-americana. O Timbu venceu o Sport no tempo regulamentar por 2 a 0, mas nos pênaltis parou no goleiro Magrão. Apesar da eliminação, o comandante alvirrubro ficou satisfeito com a dedicação dos seus jogadores dentro de campo.

- Não posso negar que eles estão se dedicando ao máximo. Estão se entregando. Não posso reclamar em nada deles.

A esperança que Jorginho demonstrou após o jogo só não foi maior que a confiança e a serenidade que ele deixou transparecer durante os 90 minutos. Limitado à área técnica, ele não parou um minuto sequer. Em alguns momentos parecia um jogador, chutando o ar como se fosse uma bola, mas também encarnou o torcedor ao usar o pouco contato direto que tinha com os seus comandados para incentivá-los.

Ainda no primeiro tempo, Jorginho deu uma de vidente. Assim que Tobi fez a falta em Morales, ele olhou para os jogadores reservas e cantou a pedra: "Vai ser gol". Dito e feito. Morales cobrou a falta na área e Elicarlos subiu mais do que todo mundo para abrir o marcador. No belo gol de Olivera, comemorou de forma solitária, já que os reservas faziam o aquecimento atrás de um das barras.

Jorginho viu um Náutico atrevido em campo e merecedor do resultado no tempo regulamentar.

- Foi um bom jogo. Os nossos atletas se entregaram ao máximo e se dedicaram. Sem menosprezar, mas fomos mais atrevidos. Eles até tiveram oportunidade de empatar ou fazer o 2 a 1, mas não tiveram capacidade como nós também não tivemos no primeiro jogo.

A decisão foi para a cobrança de pênaltis e Jorginho sentou no banco de reservas para ver o show de Magrão. O arqueiro do Sport defendeu três penalidades e colocou o Leão nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

- No pênalti o goleiro está lá para defender e o outro jogador para fazer. Magrão foi feliz e eficiente. Parabéns a eles e que tenham sorte.

GE

Na Arena PE, torcedores discutem e polícia prende 'brigões' após jogo

Logo após o apito final do jogo entre Náutico e Sport pela Sul-Americana, torcedores do Timbu e do Leão se estranharam na Arena Pernambuco e uma enorme confusão teve início. Tudo isso porque, com a classificação garantida, alguns torcedores rubro-negros que estavam no setor premium da Arena entoaram gritos de guerra da torcida leonina em um local estava recheado de alvirrubros.

Alguns torcedores do Náutico tentaram agredir os rubro-negros. Rapidamente, o Batalhão de Choque foi chamado e chegou ao local a tempo de isolar o pequeno grupo de torcedores do Sport e removê-los. Vendo que os rivais estavam sendo "protegidos", os alvirrubros em questão começaram a agredir verbalmente os próprios policiais. Ainda na área premium do estádio, um torcedor do Timbu foi detido.

Quando o torcedor do Náutico estava sendo levado para o estacionamento da Arena Pernambuco para ser encaminhado ao Juizado do Torcedor, outra confusão parecida se formou. Novamente agredidos verbalmente, os policiais detiveram outro torcedor do Náutico exaltado.

- Os torcedores que foram detidos serão enquadrados como autores de desacato, desobediência e resistência à polícia - relatou o sargento do BPTran, Joelliton Figueiredo.

Para as ocorrências em questão, a pena imposta pelo Juizado do Torcedor de Pernambuco (Jetep) é de afastamento de dois a quatro meses dos estádios de futebol e o pagamento de prestação pecuniária em favor de alguma instituição de caridade escolhida pelo Juizado. A ocorrência foi redigida e eles devem responder em audiências em até 15 dias.

GE

Botafogo acerta ida do atacante Henrique para o Real Madrid B

Foto: Herald Tribune
O empate do Botafogo com o Atlético Mineiro, em 2 a 2, marcou a despedida de Henrique do Botafogo. O clube acertou a ida do atacante para o Real Madrid B. Os detalhes da negociação não foram divulgados. A transferência foi noticiada após o empate que valeu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

Revelado pelo São Paulo, Henrique chegou a entrar no segundo tempo contra o Atlético-MG. O atacante chegou ao Botafogo no iníco deste ano, quando o clube adquiriu 50% dos direitos econômicos do jogador. O atleta defendeu o time carioca em 13 partidas neste ano, mas não conseguiu marcar nenhum gol. O atacante também não conseguiu se firmar entre os titulares.

Henrique vai seguir o caminho de outro jogador revelado pelo São Paulo. Casemiro também seguiu para o Real Madrid B, a princípio por empréstimo, mas acabou contratado pela equipe espanhola e atua no time principal.

LancePress

[COPA DO BRASIL] Grêmio resolve no final, elimina Santos e enfrenta Corinthians

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação
Apesar de uma noite de pouca inspiração, o Grêmio conseguiu derrotar o Santos por 2 a 0 e garantiu sua classificação às quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, na Arena, o time do técnico Renato Gaúcho contou com gols de Souza e Werley (este nos últimos minutos) para construir o placar necessário para carimbar a vaga.

Na primeira partida, disputada na Vila Belmiro, o Santos havia conseguido vitória por 1 a 0 e contava com a vantagem do empate, mas não segurou o resultado. O Grêmio enfrenta na próxima fase o Corinthians, que eliminou o Luverdense com vitória por 2 a 0 no Pacaembu.

O primeiro tempo foi bastante truncado, em especial após a saída de Montillo. O argentino teve um bom início de jogo e criou boas oportunidades para a equipe do Santos. O camisa 10 do time visitante, entretanto, precisou ser substituído pelo jovem Léo Citadini depois de sentir lesão muscular.

Depois do intervalo, mesmo sem ainda demonstrar seu melhor futebol o Grêmio abriu o placar. Aos 10min, Barcos passou pela esquerda e tocou na área. Souza se antecipou à marcação, desviou para o gol e saiu comemorando bastante emocionado e com lágrimas vertendo pelo rosto.

O resultado levava a decisão aos pênaltis, mas o Grêmio queria garantir a vaga antes. A equipe tricolor seguiu no ataque, porém sem criatividade. O time da casa errava muitos passes e facilitava o trabalho da defesa paulista. Aos 42min, entretanto, o ataque acertou boa troca de passes e Pará tocou para Werley assegurar a classificação gremista.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 0 SANTOS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 28 de agosto de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Público: 26.960 (25.871 pagantes)
Renda: R$ 967.346,00
Cartão amarelo: Souza, Kleber e Maxi Rodríguez (Grêmio); Renê Júnior e Gustavo Henrique (Santos)

Gols: GRÊMIO: Souza, aos 9, e Werley, aos 42 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Gabriel), Riveros (Maxi Rodríguez) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Yuri Mamute)
Técnico: Renato Gaúcho

SANTOS: Aranha; Rafael Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Mena; Alison, Renê Júnior (Neto), Cícero e Montillo (Léo Cittadini); Gabriel (Everton Costa) e Thiago Ribeiro
Técnico: Claudinei Oliveira

Terra

[SUL-AMERICANA] Magrão defende três cobranças e Sport elimina o Náutico nos pênaltis


Primeiro. Apague o jogo da Ilha do Retiro. O Sport não foi aquele Sport. O Náutico não foi aquele Náutico. Os papéis se inverteram na Arena Pernambuco. O Timbu entrou com gana, desejo de lutar pelo que parecia improvável. O Leão foi cauteloso. Queria um erro do adversário. O resultado foi o placar também inverso: 2 a 0. A decisão teve que ser levada para os pênaltis. Nela, o Sport levou a melhor: 3 a 1. Vai enfrentar o Libertad-PAR, que eliminou o Mineros-VEN, em jogo que aconteceu no mesmo horário.

Nas acadeiras, era a torcida do Sport quem cantava com mais força no começo do jogo. Confiança que veio da vitória na Ilha do Retiro. Em campo, foi o Náutico que se mostrou mais arisco. A marcação avançada complicou a saída de jogo dos rubro-negros. Anderson Pedra chegou a entregar o ouro. Magrão quase fez o mesmo. Mas o Timbu esbarrou nas conhecidas falhas ofensivas e não conseguiu finalizar as jogadas. 

O Leão da Ilha, claramente, pisou no gramado com a proposta clara de sair rápido para os contra-ataques. Até chegou, mas o preciosismo no último passe impediu uma chance clara de gol. Em resposta, o Náutico assustou e só parou na classe de Magrão. Aos 17, Rogério acertou um chute, e o goleiro caiu para fazer uma bela defesa. Em seguida, o Sport conseguiu esfriar a partida e esperou por um erro do adversário. Para isso, contou com o ataque disposto de maneira diferente. Lucas Lima caiu pela direita. Camilo ficou centralizado no meio e Felipe Azevedo ocupou o setor esquerdo. Roger era o centroavante que muito errou. 

Por volta dos 30 minutos, o jogo voltou a esquentar. Rogério e Bruno Collaço perderam mais duas boas oportunidades. O Sport respondeu com um bom lance individual de Camilo, defendido por Berna. Mas o primeiro tempo foi alvirrubro. Em uma falta polêmica - em que Toby poderia ter recebido o cartão vermelho ao parar o contra-ataque - Morales, até então discretíssimo, cobrou na cabeça de Elicarlos. 

No último lance, veio o primeiro gol de cabeça. O segundo tempo começou e parecia escrever o mesmo roteiro da etapa inicial. O Náutico partia para o tudo ou nada. O Sport queria uma chance. Um vacilo do Timbu. Enquanto ele não vinha, pressão alvirrubra. Rogério perdeu mais uma. Olivera não. Aos 17, ele acertou um chutaço de primeira. Lindo gol. 

Vantagem que não impediu o time de Jorginho de querer mais até que os leoninos se viram forçados a sair para o jogo. Teve uma chance que foi perdida por Lucas Lima. Na outra, Marcos Aurélio individualizou e pagou pelo erro. Já o Náutico, depois que Morales saiu para entrada de Jonatas Belusso, passou a ter mais dificuldade para manejar a bola. Ainda assim, não deixou de dar mais um susto com uma cabeçada de Olivera. Mas o Sport ainda reservou outros dois suspiros. O primeiro foi com Felipe Azevedo. Um chute que passou perto da trave esquerda de Berna. O outro foi com Patric que não conseguiu completar a falta cobrada por Marcos Aurélio. 

Nos pênaltis
Olivera, autor de um golaço, foi o primeiro cobrar. Mas encontrou pela frente Magrão. Foi o primeiro, seguido de Tiago Real e Rogério. Pelo Timbu, apenas Jonatas Belusso marcou. Pelo Sport, todos marcaram: Felipe Azevedo, Marcelo Cordeiro e Patric.

Ficha Técnica

Náutico
Ricardo Berna; Oziel (Derley), João Filipe (William Alves), Leandro Amaro e Bruno Collaço; Elicarlos, Martinez, Tiago Real e Morales (Jonatas Belusso); Rogério e Olivera. Técnico: Jorginho. 

Sport 
Magrão; Patric, Toby, Gabriel e Peri; Anderson Pedra; Camilo (Patrik Silva)e Lucas Lima (Marcelo Cordeiro); Felipe Azevedo e Roger (Marcos Aurélio). Técnico: Marcelo Martelotte. 

Local: Arena Pernambuco (São Lourenço da Mata). Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa).Assistentes: Márcio Santiago e Marcelo Van Gasse. Gols: Elicarlos (aos 47min do 1ºT), Olivera (aos 17min do 2ºT). Cartões Amarelos: Leandro Amaro (N); Peri, Toby (S). Cartão vermelho: Peri (S). Público: 8.320. Renda: 217.195,00.

SuperEsportes

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

[COPA DO BRASIL] Botafogo reage à pressão do Atlético-MG e carimba vaga às quartas

Foto: Cristiane Mattos / Futura Press
O Botafogo está nas quartas de final da Copa do Brasil. Depois de vitória por 4 a 2 no Maracanã, a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira visitou o Atlético-MG na noite desta quarta-feira no Independência e conseguiu um emocionante empate por 2 a 2 que confirma a vaga. Agora o campeão da Copa Libertadores se foca somente no Campeonato Brasileiro e na preparação para o Mundial de Clubes.

Como necessitava de uma vitória por dois gols de diferença, o técnico Cuca armou um Atlético-MG bastante ofensivo e que contou com bastante apoio da torcida no Independência. A equipe da casa conseguiu marcar duas vezes, mas viu o Botafogo conseguir lidar com essa pressão e armar o confortável empate.

O adversário do time carioca na próxima fase sai do confronto entre Cruzeiro e Flamengo. Na primeira partida, disputada no Mineirão, os anfitriões venceram por 2 a 1, jogo que ficou por marcado por gol antológico de Everton Ribeiro. A classificação será decidida nesta quarta-feira, no Maracanã.

O primeiro tempo em Belo Horizonte foi amplamente favorável ao Atlético-MG, já que precisava de uma vitória por dois gols de diferença. Os primeiros minutos de jogo foram de muita pressão atleticana, mas o Botafogo conseguiu segurar a "blitz". Aos 29min, Fernandinho arrancou em direção à área e foi derrubado. Ronaldinho foi para a cobrança e tentou bater por baixo da barreira, mas a bola ficou na defesa carioca.

A supremacia da equipe da casa se traduziu em gol somente aos 38min. Fernandinho fez ótima jogada pela esquerda, cruzou na área e viu Marcos Rocha completar do outro lado, finalmente inaugurando o placar.

Depois do intervalo, o Botafogo voltou com o outro espírito e deixou a vaga mais próxima. Aos 6min, Júlio César passou driblando pela ponta esquerda e cruzou. Alex errou a finalização, mas a bola sobrou para Rafael Marques empurrar para o fundo das redes. O Atlético-MG, entretanto, não baixou a cabeça, e seis minutos depois voltou a ficar em vantagem com gol de Fernandinho depois de ótima jogada de Diego Tardelli.

A partida ganhava tons épicos no Independência e animava a torcida atleticana. O Botafogo, porém, deu um banho de água fria. Aos 17min, Dória aproveitou sequência de lance confuso e empatou novamente a partida. O Atlético-MG não se aquietou e prosseguiu buscando mais gols, mas não foi capaz de superar os cariocas e, mesmo eliminado, ouviu apoio da torcida.

Terra

[COPA DO BRASIL] Goiás tira vantagem do Fluminense e avança às quartas

O Goiás fez exatamente o que precisava e bateu o Fluminense por 2 a 0, gols de Renan Oliveira e Willian Matheus, nesta quarta-feira, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil e garantiu a classificação para a fase seguinte da competição. No primeiro jogo, disputado no Maracanã, o Tricolor carioca havia vencido por 1 a 0, gol marcado por Samuel.

Agora, a equipe goiana espera o vencedor de Vasco e Nacional (AM), que se enfrentam nesta quinta-feira, em São Januário. No primeiro jogo, a equipe vascaína venceu por 2 a 0. Enquanto o time goiano segue vivo na competição, o Fluminense só terá o Campeonato Brasileiro para disputar até o fim da temporada.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou bastante equilibrado. O Goiás buscava mais o ataque por conta da desvantagem do primeiro jogo e tinha mais iniciativa na partida, enquanto o Fluminense tentava tocar a bola e valorizava a posse no meio de campo. A partida era ruim e poucas oportunidades foram criadas, as melhores foram do time alviverde, em chutes de longa distância e em bolas alçadas na área.

Os principais nomes do Goiás eram os meias Renan Oliveira e Hugo. Hugo era o jogador mais perigoso da partida e chegou muito perto de abrir o placar em duas oportunidades. Uma em um chutaço de fora da área, que passou perto da trave esquerda de Diego Cavalieri e depois ao cabecear, sozinho, uma bola no travessão.

No fim da primeira etapa, o Goiás já era superior no jogo e isso refletiu no placar. Em bela jogada individual, aos 46 minutos, o meia Renan Oliveira entrou no meio da zaga tricolor e tocou no canto esquerdo de Cavalieri, que nada pôde fazer.

SEGUNDO TEMPO

O gol no fim do primeiro tempo animou a equipe goiana. O time voltou para o segundo tempo pressionando o Fluminense e no campo de ataque. A pressão deu resultado logo aos oito minutos, quando Walter usou o corpo para ganhar a bola de Igor Julião, jogada que o Flu pediu falta, e deixou o lateral-esquerdo William Matheus, que só teve o trabalho de escolher o canto para ampliar o placar.

Logo depois do gol, o Goiás continuou no ataque, empurrado pela torcida e quase aumentou ainda mais a vantagem no jogo depois de ótima jogada de Hugo pelo lado direito. Ele foi a linha de fundo e tocou para trás, achando Walter, livre, mas o atacante furou a bola e não conseguiu marcar.

Dali em diante, o Fluminense teve que buscar o ataque para tentar a classificação. O time tentava, tentava e não conseguia criar uma boa oportunidade, já que o Goiás estava muito bem postado na defesa. A melhor chance foi com Fred, que chutou uma bola na trave. Depois disso, o time abusou das bola alçadas na área e não conseguiu mais nada.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS X FLUMINENSE

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)

Data-Hora: 28/8/2013 - 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (RJ)

Auxiliares: Anderson José Moraes de Coelho e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

Renda e público: Não disponível

Cartões amarelos: Rafael Sobis, Fred e Willian (FLU); David, Rodrigo, Dudu Cearense (GOI)

Gols: Renan Oliveira 46"/1ºT (1-0), William Matheus 8"/2ºT (2-0)

GOIÁS: Renan, Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; Dudu Cearense (Valmir Lucas 32'/2ºT), David, Renan Oliveira, Ramon e Hugo (Eduardo Sasha 43'/2ºT); Walter (Neto Baiano 40'/2ºT) - Técnico: Enderson Moreira.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Igor Julião, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Diguinho (Willian 25'/1ºT) , Eduardo (Felipe 15'/2ºT); Biro Biro (Samuel 15'/2ºT), Rafael Sobis e Fred - Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Lancepress!

Messi perde pênalti, mas Barça empata e leva 1º título com Neymar

Foto: AP
No primeiro jogo como titular do Barcelona, o atacante Neymar conquistou seu primeiro título com a camisa do clube catalão nesta quarta-feira. Apesar da atuação discreta do ex-santista e das poucas chances de gols criadas pelo sistema ofensivo da equipe da Catalunha, o Barcelona empatou em 0 a 0 com o Atlético de Madrid no Camp Nou e levou seu 11º título da Supercopa da Espanha. Lionel Messi ainda perdeu pênalti no fim, mas o gol não fez falta - como o duelo de ida em Madri foi 1 a 1, a equipe catalã ficou com a taça pelo gol fora.

Antes do título da edição deste ano, o Barcelona já havia levado em 1983, 1991, 1992, 1994, 1996, 2005, 2006, 2009, 2010 e 2011. A equipe catalã ainda tem oito vice-campeonatos.

Com Neymar em campo, o Barcelona tentou na etapa inicial uma variação maior de jogadas do que vinha apresentando nos últimos duelos. Por um lado, a entrada do brasileiro deu domínio para o time catalão. Entretanto, por outro, a única boa chance dos primeiros 45 minutos foi do Atlético de Madrid, que armou grande jogada aos 41min, mas Turam parou em ótima defesa de Valdés.

O empate sem gols dava o título ao Barcelona por causa do gol marcado fora e isso, teoricamente, faria o Atlético de Madrid se lançar um pouco mais ao ataque na casa do adversário – os visitantes chegavam perto do gol com mais convicção do que os mandantes. A volta para a etapa final, entretanto, continuou igual ao primeiro tempo: domínio do Barcelona, Atlético de Madrid nos contra-ataques e poucas chances de gol.

A situação do Atlético de Madrid ficou pior ainda aos 35min. O lateral brasileiro Filipe Luís, que integrou a Seleção durante a Copa das Confederações, fez falta dura fora do lance de bola no compatriota Daniel Alves e recebeu cartão vermelho direto, deixando os visitantes com dez jogadores. No fim do jogo, a arbitragem marcou um pênalti para os donos da casa, mas Messi foi para a cobrança e errou.