sábado, 13 de outubro de 2012

[Tênis] Murray dribla chuva, bate Federer e encara Djokovic na final em Xangai

Andy Murray manteve a concentração e derrubou Federer neste sábado em Xangai (Foto: Reuters)

Um game. Era disso que Andy Murray precisava, com saque a seu favor, para derrubar Roger Federer e avançar à final do Masters 1.000 de Xangai. Na hora de fechar a tampa, veio a chuva. Com o primeiro set no bolso e um 5/4 de vantagem no segundo, o escocês se viu obrigado a voltar para o vestiário enquanto o teto do estádio era acionado. Na volta, após 35 minutos de intervalo forçado, ele tratou de não esfriar. Encontrou um Federer lento, caprichou nas pancadas e fechou a partida em 2 a 0, com duplo 6/4, para garantir seu lugar na decisão do torneio chinês.

Terceiro do ranking, Murray vai buscar o tricampeonato do Masters de Xangai e terá pela frente no domingo o sérvio Novak Djokovic, que mais cedo tinha passado sem sustos pelo tcheco Tomas Berdych. A decisão começa às 5h30m, no horário de Brasília, com transmissão ao vivo do SporTV.

Neste sábado, o britânico esticou a vantagem no confronto direto com o líder do ranking. Agora são dez vitórias de Murray contra oito de Federer. Contra Djokovic, o histórico se inverte, mas o equilíbrio continua. O sérvio vence o confronto por 8 a 7. Federer se despede sem título no torneio em que esteve cercado de seguranças, fruto de uma ameaça de morte que sofreu em um fórum da internet.

O primeiro set da semifinal se decidiu no saque. Federer até conseguiu uma quebra, mas cedeu duas e não conseguiu emplacar seu primeiro serviço com a mesma qualidade de Murray. Quando o jogo estava 2/2, o suíço cometeu impensáveis três duplas-faltas. Dali em diante, o escocês abriu vantagem e não olhou mais para trás. Controlou o ritmo até fechar em 6/4, com direito a quatro aces durante a parcial.

Veio o segundo set, e com ele os chuviscos. Por causa de algumas gotas na quadra, o game inicial foi interrompido por dez minutos. Antes da pausa, Murray teve sete break points, mas não conseguiu derrubar o serviço de Federer, que confirmou para abrir 1/0. Quatro games depois, veio a quebra, e o escocês abriu 3/2. Dali em diante, foi conduzindo o ritmo até chegar ao décimo game, sacando para fechar o jogo. E veio a chuva outra vez. A interrupção foi maior, e os tenistas voltaram para os vestiários enquanto a organização acionava o teto retrátil para cobrir a quadra.

Após 35 minutos de pausa, Murray voltou em forma. Emplacou logo dois saques para fazer 30 a 0. Federer parecia frio, e o britânico aproveitou. Cedeu apenas um ponto e fechou a partida com o duplo 6/4, marcando o encontro com Djoko no domingo.

Os tenistas conversam na rede sobre a paralisação por causa da chuva (Foto: Reuters)
Fonte: Sportv

Nenhum comentário:

Postar um comentário