![]() |
Fachada azul na Arena Pernambuco: estádio terá troca de cores (crédito: Odebrecht/Divulgação) |
A Arena Pernambuco, futuro palco de três partidas da Copa das Confederações e seis jogos do Mundial 2014, poderá mudar de cor de acordo com a operação. A tecnologia será a mesma utilizada no Allianz Arena, em Munique, estádio que recebeu a abertura da Copa 2006.
A arena pernambucana poderá ter cores neutras (para o período do dia), além de outros tons (para os jogos noturnos). A tecnologia possibilita a personalização do equipamento, seguindo as cores dos clubes mandantes ou temas de outros eventos.
Para isso, a fachada terá um revestimento de ETFE (Etileno Tetrafluoretileno) combinado com LED. A instalação, segundo o Consórcio Arena Pernambuco, terá início a partir de 2013. O material que será usado na fachada foi alterado para atender ao plano de antecipação da obra para a Copa das Confederações.
A mudança traz uma leve adaptação na perspectiva original da arena, que teria um fechamento de vidro. Pelo novo projeto, a volumetria passa a ser mais arredondada. Além de destacar os efeitos visuais que podem ser criados a partir das membranas de ETFE, a nova fachada é mais leve e resistente.
Com os 77% de conclusão total, a Odebrecht, construtora responsável pelos trabalhos, precisará executar 23% em quatro meses, até abril, nova data de conclusão prevista pelo governo.
Orçada em R$ 500,2 milhões, a Arena Pernambuco terá capacidade para 46 mil lugares --80% deles serão cobertos.
O estádio receberá três partidas da Copa das Confederações: Espanha e Uruguai (dia 16 de junho), Japão e Itália (dia 19) e Uruguai e Taiti (dia 23). No Mundial 2014, a arena pernambucana será palco de seis partidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário