domingo, 3 de fevereiro de 2013

A um ano do centenário tricolor

(Foto: Diego Nigro)

Há exatos 99 anos, o pátio da Igreja de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, servia de inspiração para a criação daquele que viria se tornar um dos maiores clubes do Nordeste, dono de uma torcida reconhecida como uma das mais apaixonadas do País. O Santa Cruz Futebol Clube foi fundado em 3 de fevereiro de 1914, na rua da Mangueira, também na Boa Vista, e a cada dia vem ganhando mais e mais admiradores. Hoje, estabelecido no bairro do Arruda, o Mais Querido tem como um de seus maiores orgulhos o Estádio José do Rego Maciel, chamado carinhosamente de Mundão ou Colosso do Arruda.

As cores preta, branca e vermelha são ostentadas com o mesmo orgulho por crianças e idosos, negros e brancos, ricos e pobres, mulheres e homens. Uma legião de fãs acostumada a glórias e títulos, mas cujo maior objetivo atualmente é conseguir reerguer-se dentro das quatro linhas no que se refere ao cenário futebolístico nacional. Os 26 troféus estaduais, o tri-super campeonato, o orgulho pela Fita Azul estarão sempre presentes no cotidiano dos tricolores, mas o processo de renascimento coral passa por um presente vencedor, para que o futuro possa ser ainda mais repleto de conquistas.

Num passado não muito distante, o clube vivenciou uma das piores fases de sua história. Disputou por três anos a famigerada Série D, considerada por muitos como o inferno do futebol brasileiro. Da última divisão o time conseguiu se livrar, mas o fato de ainda estar na Série C incomoda, e muito, a torcida coral. O sonho de todos os dirigentes era chegar ao ano do centenário, em 2014, com o time na maior vitrine nacional, a Primeira Divisão. Como tal panorama não é mais possível, a meta é chegar à Série B – competição que ainda não está à altura das tradições tricolores, mas que pelo menos serviria para aumentar a receita financeira e dar mais visibilidade ao clube, principalmente em ano de Copa do Mundo.

O Santa Cruz encontra-se envolvido na Copa do Nordeste e em breve iniciará sua participação da Copa do Brasil e também no Campeonato Pernambucano, competição da qual é atual bicampeão. Como um presente antecipado, a diretoria anunciou recentemente a volta do atacante Dênis Marques, ídolo da conquista do último Estadual. A data deste domingo, além de celebrar os 99 anos, dá a partida para a contagem regressiva até o centenário coral. Os milhões de tricolores espalhados mundo afora esperam que, daqui a um ano, o Santa já possa estar colhendo os frutos da propagada reconstrução coral.

Com informações do FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário