sábado, 15 de fevereiro de 2014

[NORDESTÃO] 180 minutos em apenas 90, Santa Cruz passeia pelo Guarany de Sobral e fica perto das semifinais

Jogadores comemoram gol tricolor.
Foto: Del Nigro/JC Imagem
Era pra ser difícil, decidido apenas no jogo da volta em Sobral, e atendido à expectativa de que seria um confronto de 180 minutos. Não foi nada disso.

O Santa Cruz não foi espetacular, mas soube aproveitar e descobrir os pontos fracos do Guarany de Sobral-CE e conseguiu uma enorme vantagem para o próximo jogo.

A vitória por 3×0 neste sábado, às 17h, no Arruda, pelas quartas-de-final da Copa do Nordeste. Com gols de Renan Fonseca, Panda e Cassiano, o tricolor mostrou que o Guarany não era esse bicho papão como acreditavam ser, tudo por conta da boa campanha da equipe cearense na primeira fase no mesmo grupo de Sport e Náutico.

Com essa vitória, o time vai com muita moral para o jogo da volta, no próximo dia 26, no estádio do Junco, em Sobral. Antes, o tricolor encara o Náutico no Arruda, pelo campeonato Pernambucano, na próxima quarta-feira. Já o Cacique do Vale, vai precisar muito da ajuda do seu torcedor e do calor do sertão cearense para reverter essa enorme vantagem do Santa.

O jogo

Mesmo com desfalques, o Santa fez uma boa partida, não houve pontos vulneráveis em campo, e quem entrou na vaga dos titulares, foi bem e não comprometeu na partida. Parece que o Arruda faz um bem danado ao time, já que em duas partidas nesta temporada, foram duas vitória convincentes e sete gols marcados. Melhor para o setor ofensivo que mais uma vez funcionou bem diante da massa coral.

No primeiro tempo tinha tudo pra ser de muito respeito entre os dois adversários desta tarde no Arruda. Mas, o Santa Cruz não quis saber de estudar muito o Guarany de sobral, e marcou o primeiro gol do jogo aos oito minutos com o zagueiro Renan Fonseca de cabeça.

Antes do gol, muito toque de bola e o Cacique do Vale tentando achar espaços na defesa bem montada do Santa. Não durou muito, o tricolor ficou com a posse de bola e foi chegando ao campo de ataque.

A ideia de sair com um resultado positivo para dar tranquilidade nos primeiros 45 minutos foi bem executada pela cobra coral. Raul cobrou escanteio e achou Renan Fonseca que mandou o seu terceiro gol no Nordestão, tornando-se artilheiro da equipe ao lado de Raul.

O gol não abalou o Guarany, que mesmo não levando sustos ao goleiro Tiago Cardoso, não ficou nervoso dentro da partida. O Santa, perdeu o lateral-esquerdo Tiago Costa, que saiu machucado e deu lugar ao também lateral Panda.

Desta vez, o meio de campo do técnico Vica funcionou bem e criou algumas jogadas de perigo. Com Raul centralizado e Carlos Alberto e Jefferson Maranhão pelos lados, o time teve velocidade no ataque e soube explorar os espaços deixados pela defesa adversária, só não foi perfeito porque não marcou mais.

Aos 19 o segundo gol poderia sair se Raul não atrapalhasse Cassiano, que estava de frente pro gol, pronto pra manda para as redes de André Zuba. O rubro negro cearense tentou o empate com jogadas de bola aérea, mas a alta defesa do Santa, com Renan Fonseca e Leandro Souza, além do goleiro Tiago Cardoso, trabalhou bem e não permitiu a igualdade.

Aos 33, o Santa tentou repetir a dose, desta vez com Raul, mas a bola subiu muito na sua cabeçada. Aos 36, o tricolor poderia aumentar o marcador com Carlos Alberto, mas o meia preferiu diminuir a corrida ao entrar na área, para receber o contato do zagueiro e pedir pênalti. O árbitro nada marcou.

Na etapa complementar o Santa arrasou o Bugre Sobralense e assim construiu de verdade a enorme vantagem para o jogo da volta. Os dois treinadores mexeram no intervalo e colocaram mais ofensividades em suas equipes.

No Santa, Vica colocou Natan na vaga de Raul; enquanto Vladmir de Jesus fez duas mudanças – Gugu no lugar de Diego e Márcio Tarrafas na vaga de Santos. Márcio Tarrafas entrou bem e deu ao Bugre o que havia faltado na primeira etapa, criando algumas jogadas e alimentando o setor ofensivo.

Mas ele não era o suficiente para penetrar na defesa coral que continuou firme e eficiente dando segurança ao goleiro Tiago Cardoso. Na frente, a entrada de Natan melhorou ainda mais o toque de bola e as jogadas individuais começaram a aparecer com mais intensidade. Aos 20 minutos o cria da base aplicou uma caneta em Juliano e foi derrubado na entrada da área.

Na cobrança, Panda marcou um belo gol e aumentou o placar. Nem demorou muito para o terceiro gol sair. Dois minutos depois do segundo gol, Cassiano, como um centroavante, dominou e chutou forte no ângulo esquerdo de André Zuba. Pronto, a missão coral de construir uma vantagem em casa estava concluída.

Mas, naquela altura do jogo segurar o placar era obrigação do time, já que o Guarany partiu pra cima com tudo tentando diminuir o prejuízo. E o Santa ainda teve uma chance de aumentar o marcador, mas Cassiano preferiu chutar em gol a tocar para Caça Rato que estava livre na área, tudo isso com 26 minutos do segundo tempo.

Aos 33,Leandro Souza salvou o que poderia ser o gol do Guarany, já que Zé Willians iria dominar a bola dentro da área, sem nenhuma marcação, e ficar de frente com Tiago Cardoso. Aos 40 um susto. O Guarany marcou o gol, mas foi anulado pelo bandeira, o detalhe é que o jogador do Guarany estava em posição legal. Depois disso, o Cacique até que tentou mas não obteve êxito em suas jogadas.

Ficha do jogo

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Oziel, Renan Fonseca, Leandro Souza e Tiago Costa (Panda); Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Raul (Natan), Jefferson Maranhão e Carlos Alberto (Caça-Rato); Cassiano. Técnico: Vica

Guarany de Sobral:André Zuba, Ivonaldo, Joécio, Juliano e Zeca; Santos (Tarrafas), Zé Augusto, Rodrigo Vitor, Júnior Cearense (Zé Willians); Diego (Gugu) e Adriano. Técnico: Vladmir de Jesus.

Copa do Nordeste (quartas-de-final)
Horário: 17h
Local: Estádio do Arruda
Árbitro:Suelson Diorgenes de França Medeiros (RN)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)
Cartão amarelo: André Zuba, Júnior Cearense, Zé Augusto, Zé Willian (Guarany de Sobral), Panda (Santa Cruz)
Gols: Renan Fonseca (8 min, 1°t) Panda (de falta, 20min, 2°t) e Cassiano (22min, 2°t)
Público: 14.446
Renda: R$ 181.235

Fonte: Blog do Torcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário