sábado, 1 de fevereiro de 2014

Em clima de decisão, Sport vence Americana apertado na Ilha do Retiro

A partida entre Sport e Americana tinha todos os ingredientes de uma final de campeonato, com as duas equipes líderes da competição, mas ainda era válida pelo início do returno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF). No lotado ginásio da Ilha do Retiro, o Leão fez prevalecer a força de sua torcida, que incentivou o time rubro-negro durante todo o tempo, e venceu por 73 a 70, num jogo nervoso e equilibrado.

Com a vitória, o Sport assume a liderança isolada da LBF, com 15 pontos, somados em sete vitórias e uma derrota. O Americana, com 14 pontos, tem seis vitórias e duas derrotas, e segue na vice-liderança.

O Sport iniciou a partida deixando o torcedor na expectativa por um jogo mais fácil, e chegou a abrir 9 a 2 no placar, com boas participações de Palmira e Érika. Mas o Americana, apesar da ansiedade em seus ataques, conseguiu encostar no placar sob o comando de Clarissa e Ariadna, e o primeiro quarto terminou com o Rubro-negro na frente com 21 a 18.

O Americana voltou para o jogo determinado a equilibrar de vez a partida, e chegou a deixar o placar empatado em 23 a 23. Mas o Sport, empurrado pela força de seu torcedor e um forte contra-ataque, conseguiu voltar à frente do placar e terminou o segundo quarto novamente em vantagem, com 43 a 36, com destaque para a armadora Palmeira, que chegava ao fim dos dois primeiros quartos com 19 pontos.

Para a volta do intervalo, uma situação inusitada: a tabela teve que ser abaixada para resolver um problema. Na hora de subir, teve que ser medida para ter a altura que é determinada. Uma trena foi colada na cesta para fazer a medição. Na hora de tirar, o pessoal do apoio fez a “lambança”, e desceu a tabela para tirar a trena, e aí o árbitro teve que fazer novamente a medição e alertar para que a tabela não fosse mais mexida.

O terceiro quarto começou como havia iniciado a partida, com o Sport a todo o vapor empurrado por sua torcida, tanto que o Leão chegou aos 50 pontos, enquanto o Americana parou nos 36. Foi aí que o técnico Vendramini pediu tempo e o time paulista, com bela exibição da cubana Ariadna, chegou a virar o placar em 57 a 56, ficando pela primeira vez na frente. Mas eis que, em novo apagão do adversário, o Sport voltou a ter tranquilidade e fechou o quarto em 63 a 57, com uma bola de três de Tati no último segundo.

Para fechar o jogo, o quarto período não foi marcado por muitos pontos, mas por um jogo bastante disputado e brigado. O Sport se manteve na frente até fazer 70 pontos, e foi aí que o Americana chegou ao empate, a poucos segundos do fim, tornando a partida ainda mais dramática. A 16 segundos do fim, Érika conseguiu dois pontos e o time paulista ainda tinha tempo de chegar ao empate e levar o jogo para a prorrogação. Mas Clarissa acabou deixando a bola escapar pela lateral e o Sport voltou a ter a bola, marcando mais um ponto: vitória por 73 a 70.

Apesar da derrota, o Americana teve a cestinha do jogo, a cubana Ariadna, que marcou 28 pontos, com destaque também para Clarissa, que chegou aos 17 pontos no jogo. Do lado do Sport, Palmira somou 21 pontos, seguida por Érika, com 18.

Pela oitava semana, o Sport volta a jogar na próxima segunda-feira, dia 10, contra o Rio Claro, novamente no ginásio da Ilha do Retiro, às 21h. Já o Americana entra em quadra na terça-feira, em casa, diante do Ourinhos, às 16h.

GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário