sábado, 13 de outubro de 2012

Pernambuco Multi Esportes 2012 – A ciência a favor do esporte

Saulo Oliveira / Foto: Cleber Faustino
Não só de esportes o “Pernambuco Multi Esportes” é feito, um dos stands armados para o evento é dedicado à ciência para estudos que podem melhorar o nível dos atletas a partir de testes de suas aptidões físicas. Essas avaliações podem dizer, através de seus resultados, que tipo de esporte um indivíduo tem mais chances de ter bons desempenhos.

Os testes são realizados com equipamentos simples e o resultado pode ser obtido logo em seguida. De acordo com Saulo Oliveira, a ideia desse stand, no evento, é coletar informações dos atletas para verificar quais os pesos de cada componente da aptidão física para cada prática esportiva, além de alimentar um banco de dados que, no futuro, serão essenciais para determinar, com mais exatidão, que melhorias os esportes podem ter, aumentando assim, o rendimento dos seus atletas.

“A avaliação física, ou avaliação motora, ela preconiza a verificação da aptidão física, que tá relacionada a saúde e relacionada também a prática esportiva. (…) A gente não tem ainda dados normativos que digam até que ponto um sujeito que pratica (esportes) tem melhor aptidão física ou um sujeito que tem uma boa aptidão física, em determinadas características e que são componentes determinantes do condicionamento físico, poderia ter um melhor rendimento no esporte”, disse Saulo.

Sobre como esses dados serão analizados após as coletas, ele falou que o foco é descobrir a importância de cada componente na aptidão de um sujeito, seja ele profissional ou não.

“A nossa ideia é essa, é verificar exatamente qual é o peso de cada componente da aptidão física pra prática esportiva. E, agora não, mas lá na frente, com os dados coletados, com maior número de informações possíveis de cada sujeito, a gente possa sim, a partir daí, tentar determinar algum rendimento, alguma melhoria no esporte a partir dessas avaliações desses testes motores.”

Para checar esses componentes tão importantes da aptidão física, são realizados testes bem simples e com equipamentos simples também.


Stand da Avaliação Motora no Pernambuco Multi Esportes
/ Foto: Cleber Faustino
“São testes simples. A gente coleta, do ponto de vista antropométrico, apenas o peso e a estatura e, a partir daí, a gente verifica o IMC (índice de massa corpórea). E os outros testes são testes bem simples, utilizando materiais não muito sofisticados, mas que conseguem dá uma informação rápida e importante sobre a aptidão física. A gente tem o dinamômetro manual, dinamometria de lombar e de pernas, a impulsão horizontal, o teste de flexibilidade e também a capacidade vital através das espirometria. Então esses são componentes importantes pra aptidão física no nosso entendimento. “

Após a realização dos testes, o resultado é imediato. Mas para um resultado mais detalhe, é preciso um pouco mais de tempo. Para quem quiser saber mais sobre os testes de aptidão física, o stand de Avaliação Motora fica ao lado da pista vertical de skate e seguirá pelos próximos dois dias de evento.


Fonte: PENOGRAMADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário