quarta-feira, 24 de outubro de 2012

[Tênis] Bellucci luta e vence set, mas cai diante de Federer na Basileia

Bellucci não decepcionou diante de Federer, mas acabou eliminado pelo suíço na Basileia
Foto: Reuters
Thomaz Bellucci mais uma vez endureceu o jogo diante de Roger Federer e vendeu caro a derrota para o atual número 1 do mundo. O brasileiro, que precisou superar sua principal característica negativa para vencer o tie-break do segundo set, caiu diante do suíço nos detalhes da última parcial, sendo eliminado nas oitavas de final do ATP 500 da Basileia com um placar de 6/3, 6/7 (6-8) e 7/5, em jogo que durou mais de duas horas e marcou o primeiro confronto do paulista de Tietê contra um atual líder do ranking.

Bellucci, que no último domingo foi vice-campeão do ATP 250 de Moscou e ascendeu para o 34º lugar do ranking, viu Federer começar bem o confronto. O suíço impôs seu forte ritmo de jogo e rapidamente conseguindo uma quebra no segundo game de disputa. Embalado pela torcida em sua cidade natal, o favorito demorou para abrir 3/0 na parcial e limitar-se a administrar o confronto.

O brasileiro até teve uma oportunidade de complicar o triunfo de Federer no final do set, quando alcançou dois break points quando o suíço sacava em 5/4. Bellucci, porém, não reagiu tão bem quando contra-atacado e viu o rival fechar a parcial.

Já no segundo set, o equilíbrio imperou entre os dois: não houve break points em jogo, e Bellucci conseguiu forçar o tie-break diante do melhor do mundo. E, com moral e surpreendente tranquilidade, abriu 6-2 para obter quatro ser points. Mas foi quando o bloqueio mental, a falta de confiança, pesou para o brasileiro.

Bellucci desperdiçou os quatro set points consecutivos que teve (dois em seu saque) e permitiu que Federer empatasse por 6-6. O brasileiro, contudo, encontrou forças para superar a si próprio e agarrar a quinta oportunidade de fechar o set.

Roteiro semelhante ocorreu na terceira e decisiva etapa, mas com um final diferente. Após 11 games sem nenhum break point, contudo, Bellucci sentiu a pressão na hora de sacar para forçar novo tie-break e sucumbiu por 7/5.

Este foi o segundo encontro entre os dois tenistas, e novamente Bellucci impôs dificuldade para Federer. O outro duelo entre eles havia sido realizado no início da temporada, nas oitavas de final do Masters 1000 de Indian Wells, quando Bellucci vendeu caro a derrota por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/3 e 6/4.

Após vencer o brasileiro, Federer segue adiante em busca do seu sexto título no ATP da Basileia e agora terá pela frente uma chave escancarada. Isso porque o italiano Andreas Seppi, quinto cabeça de chave e que estava em rota de colisão com o suíço para as quartas de final, foi eliminado nesta terça por Benoit Paire. O francês azarão agora decide com o polonês Lukasz Kubot quem será o próximo rival do suíço.

Com informações do Terra Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário