segunda-feira, 20 de maio de 2013

Arena Pernambuco será inaugurada nesta segunda-feira com amistoso de operários

Quando soar o apito final da partida amistosa desta segunda-feira (20) na Arena Pernambuco, os seis palcos da Copa das Confederações terão passado por testes em seus gramados e estruturas. Antes, Castelão (Fortaleza), Mineirão (Belo Horizonte), Fonte Nova (Salvador), Maracanã (Rio de Janeiro) e Estádio Nacional Mané Garrincha (Brasília) tiveram eventos com bola rolando.

O jogo será a partir das 15h, num duelo festivo entre equipes formadas por operários da obra. O público será restrito a 15 mil pessoas. A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, estarão presentes, além de autoridades do governo pernambucano e da prefeitura de Recife. Na quarta-feira (22), será realizado o primeiro compromisso com jogadores profissionais em campo, com as equipes de Náutico (PE) e Sporting, de Portugal.

Construído a partir de Parceria Público-Privada entre o governo de Pernambuco e o consórcio Arena Pernambuco, o estádio tem capacidade para 46 mil pessoas e recebeu investimento de cerca R$ 532 milhões, com aproximadamente R$ 400 milhões de financiamento federal via BNDES. São 128 mil metros quadrados de área construída, divididos em seis pavimentos. Para acessar os 24 mil metros quadrados de arquibancada equipadas com assentos rebatíveis e os 102 camarotes, há nove elevadores, 13 escadas rolantes e oito rampas. Todos os assentos do estádio são vermelhos, uma homenagem aos três principais clubes do Estado: Sport, Náutico e Santa Cruz, que têm a cor presente em suas camisas.

Há quatro vestiários disponíveis para atletas e comissão técnica. Os espaços, com cerca de 200 metros quadrados cada, são equipados com banheiros, chuveiros, área de aquecimento, sala reservada para técnico, sala de massagem, duas banheiras e armários. A grama é da espécie Bermuda tifway 419, que apresenta boa resistência e tolerância ao clima quente.

No quesito segurança, a arena é equipada com 271 câmeras de segurança, sendo 34 em alta definição. A evacuação do público pode ser feita em até oito minutos. Em caso de necessidade, existem nove áreas de primeiros socorros, um posto médico e cinco ambulâncias. Há, ainda, uma previsão de orientadores em todos os setores, para fazer com que todos os espectadores consigam achar seus lugares marcados. Durante as partidas e eventos, dois telões de LED em alta resolução, cada um com 77 metros quadrados, servem para transmitir informações audiovisuais ao público.

Concebida na perspectiva multiuso, a arena terá, por ano, 70 datas reservadas ao futebol. As demais serão destinadas a eventos de outros esportes, shows, feiras e convenções. A Arena Pernambuco representa, segundo informações do governo de Pernambuco, o início de uma nova centralidade urbana. O estádio é o primeiro equipamento da Cidade da Copa, uma área de 242 hectares que pretende incorporar moradias, locais de trabalho, instituições educacionais e espaços de lazer. O projeto está previsto para ser executado nos próximos 15 anos e tem perspectiva de gerar 10 mil empregos diretos até 2024.

Durante a Copa das Confederações da FIFA 2013, a Arena multiuso receberá três partidas: Espanha x Uruguai (16 de junho), Itália x Japão (19 de junho) e Uruguai x Taiti (23 de junho). Na Copa do Mundo da FIFA 2014, serão cinco jogos.

Portal da Copa

Nenhum comentário:

Postar um comentário