Foto: Claudio Capucho/PMSJC |
Quando o técnico José Neto se encaminhou para cumprimentar o rival Régis Marrelli a seis segundos do fim da partida em que o São José derrotou o Flamengo por 96 a 88, no interior paulista, parecia que a mais nova rivalidade do basquete nacional ficaria restrita às quadras e seria decidida apenas no quinto e último jogo da série semifinal do NBB, neste sábado, às 21h45m, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Mas uma confusão generalizada, com direito a troca de empurrões, provocações, xingamentos e até socos, manchou a imagem de um confronto equilibrado e pode colocar em risco até a participação de alguns dos futuros finalistas na decisão da competição, dia 1º de junho, contra o Uberlândia.
O alto grau de tensão da última partida levou, inclusive, os responsáveis pela Arena da Barra a adotar uma medida preventiva: o efetivo de segurança particular será 30% maior que nos dois jogos anteriores no local, ambos sem registro de incidentes.
Embora a rivalidade entre as duas equipes seja recente, os números retratam o equilíbrio dentro de quadra. Em 13 partidas realizadas entre Flamengo e São José nas duas últimas temporadas, foram sete vitórias dos cariocas, contra seis dos paulistas.
Se esportivamente esse equilíbrio chama atenção de forma positiva, com arremessos de três pontos, enterradas espetaculares e jogos disputados até os últimos segundos, do lado disciplinar, o retrospecto pesa para o lado negativo. Além das confusões nos jogos 3 e 4, foram aplicadas nada menos do que 17 faltas técnicas (dez para o Flamengo e sete para São José) nos quatro confrontos da série semifinal da atual temporada.
- Não tenho dúvidas de que a arena vai estar lotada, que o clima vai estar hostil, mas espero que seja resolvido na bola. São José está tentando jogar na bola, como foi toda a série. Acho que toda essa confusão foi premeditada. O clima aqui (em São José) estava bonito, estava normal. Festa com torcedores do São José e do Flamengo, todos se respeitando. E, após o jogo, essa infelicidade, confusão toda. Foi uma situação desagradável, que o basquete não merecia - comentou Fúlvio, armador do São José.
Do lado rubro-negro, o técnico José Neto quer que sua equipe tenha apenas um objetivo.
- O que eu preciso fazer: ver o que meu time precisa para ganhar a série. O resto, outras pessoas que precisam se preocupar. Nosso foco é na equipe, na busca pela vitória.
Histórico da semifinal
14/05 - São José 80 x 72 Flamengo - Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
17/05 - Flamengo 100 x 84 São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
19/05 - Flamengo 106 x 86 São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
23/05 - São José 96 x 88 Flamengo - Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP)
25/05 - 21h45m - Flamengo x São José - Arena da Barra, no Rio de Janeiro (RJ)
GloboEsporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário