quarta-feira, 19 de junho de 2013

Em jogo de sete gols, Itália elimina o Japão e se garante nas semifinais da Copa das Confederações

RECIFE, PE (O REPÓRTER) - Nesta quarta-feira (19), a Arena Pernambuco sediou o melhor jogo da primeira fase da Copa das Confederações até o momento. Itália e Japão fizeram uma partida veloz, movimentada e recheada de lances de perigo e gols. No fim, vitória da Itália, que garantiu a vaga ao lado do Brasil nas semifinais, com seis pontos. Japão e México, que só podem chegar a três pontos, estão eliminados. 

Logo aos 4 minutos, Kagawa desceu bem pela esquerda e cruzou para Maeda cabecear firme, no meio do gol, para boa defesa de Buffon. Aos 8, Endo recebeu de Kagawa e chutou de primeira, mas mandou à esquerda do gol italiano. A pressão deu resultado aos 16, mas a defesa da Itália colaborou bastante. De Sciglio recuou mal para Buffon, que saiu nos pés de Okazaki, cometendo pênalti. Honda bateu e abriu o placar, 1x0.

A Itália não conseguia finalizar ao gol, o Japão sim. Aos 26, boa troca de passes na entrada da área e Maeda, de pé direito, chutou rasteiro, pra fora. Prandelli não esperou o intervalo e fez a primeira alteração, tirando Aquilani para a entrada do atacante Giovinco. O Japão, sem alterações, ampliou. Aos 32, a zaga italiana afastou mal e Kagawa, lançado pelo alto, girou e bateu de primeira, belo gol, Japão 2x0.

A Itália conseguiu diminuir aos 43. Pirlo cobrou escanteio pela direita e De Rossi, que antes havia levado o segundo cartão amarelo na competição, ficando suspenso para o jogo contra o Brasil, fez de cabeça, 2X1. A chance do empate ainda no 1º tempo parou na trave de direita, após chute de Giaccherini. 

Nem o mais otimista italiano, assim como o mais pessimista japonês, poderia imaginar a velocidade da reação da Itália. Aos 4, Uchida tentou cortar cruzamento de Giaccherini pela esquerda e fez contra, 2x2. Um minuto depois, Giovinco chutou, a bola bateu no braço de Hasebe dentro da área. Pênalti, que Balotelli cobrou e, sem tirar a camisa, foi para o abraço, virando o jogo, Itália 3x2.

O Japão voltou a empatar aos 23. Endo cobrou falta na cabeça de Okazaki, que tirou de Buffon e marcou, 3x3. Em seguida, Honda passou por dois marcadores, entrou na área e chutou forte, mas Buffon defendeu. O goleiro italiano levou outro susto aos 31. Hasebe arriscou de fora da área, buscou o ângulo esquerdo, mas a bola passou muito perto e saiu por cima. 

Aos 36, o Japão conseguiu carimbar a trave italiana duas vezes no mesmo lance. Okazaki pegou sobra na grande área e fuzilou, acertando a trave direita. No rebote, Kagawa, de cabeça, mandou pra cima, mas a bola beliscou o travessão e saiu. 

Pragmática e experiente, a Itália não se entregou até conseguir o decisivo desempate. Aos 40, Marchisio foi lançado na área e cruzou rasteiro para Giovinco levar a Azurra às semifinais e selar a eliminação japonesa, 4x3.

ITÁLIA 4x3 JAPÃO

Itália: Buffon; Maggio (Abate), Barzagli, Chiellini e De Sciglio; Montolivo, Pirlo e De Rossi; Aquilani (Giovinco) e Giaccherini (Marchisio); Balotelli. T: Cesare Prandelli

Japão: Kawashima; Uchida (Sakai), Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe (Nakamura) e Endo; Okazaki, Honda e Kagawa; Maeda (Havenaar). T: Alberto Zaccheroni

Cartões amarelos: De Rossi, Hasebe, Buffon, Konno

Gols: Honda (16'1ºT), Kagawa (32'1ºT), De Rossi (43'1ºT); Uchida (ctra 4'2ºT), Balotelli (5'2ºT), Okazaki (23'2ºT), Giovinco (40'2ºT)

O Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário