sexta-feira, 14 de junho de 2013

PE investe em tecnologia para segurança na C. das Confederações

Foto: Daniel Gomes
O esquema de segurança para a Copa das Confederações ganhou reforço. Ou melhor, reforços. Dois caminhões foram apresentados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) como os mais novos instrumentos de todo o sistema preventivo do Recife para a competição internacional. A ação fez parte do Sistema Integrado de Comando e Controle nacional, lançado simultaneamente nas seis cidades-sede da Copa das Confederações.

Um dos caminhões é equipado com 14 câmeras, que têm um alcance de três quilômetros. Outro, com duas câmeras, possui alcance de quatro quilômetros. Elas podem ser controladas por computadores móveis ou até por celulares, desde que estejam logados ao sistema. As imagens são geradas em tempo real para o comando central e todo o sistema é auxiliado por um helicóptero.

Os caminhões foram uma doação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE). O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, destacou os pontos positivos do novo esquema.

- Ficamos entusiasmados porque a tecnologia está a nosso favor e o que usamos abrange tudo de mais moderno. Com certeza, daremos um reforço maior no nosso efetivo de segurança, que terá melhores condições para oferecer um serviço público de segurança de qualidade.

Vale salientar que todo o aparato tecnológico não servirá apenas para a Copa das Confederações como também para a Copa do Mundo, além de outros eventos de grande porte que a cidade do Recife possa abrigar. Todo o monitoramento de imagens ao vivo alcança as estações integradas de metrô e diversos pontos da cidade do Recife.
Além dos caminhões, modernos robôs também auxiliam na captura das imagens (Foto: Daniel Gomes)
O delegado federal Humberto Freire explicou que todas as forças armadas também vão integrar o forte esquema de segurança.

- Contamos com o Exército, Marinha e Aeronáutica nesse projeto para que possamos dar o melhor à nossa população. As forças irão agir de forma conjunta.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento ao vivo para as seis cidades-sede da Copa das Confederações através de vídeo conferência. O Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, também era esperado no evento, mas não compareceu.

- A Copa das Confederações fará com que os olhos do mundo virem-se para o Brasil. E eles verão um país que investe pesado e que cresceu muito economicamente nos últimos dez anos - disse Dilma.

GloboEsporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário