Pela primeira vez desde que chegou ao Rio de Janeiro para a disputa da Copa das Confederações, a Itália fechou um de seus treinamentos à imprensa. Nesta sexta-feira, os repórteres, fotógrafos e cinegrafistas presentes no campo anexo ao Estádio do Engenhão só tiveram acesso ao trabalho de alongamento e aquecimento dos jogadores – o equivalente a pouco mais que 15 minutos da sessão.
O cenário aumentou o mistério sobre a presença de Stephan El Shaarawy entre os titulares para a estreia na Copa das Confederações, contra o México, no próximo domingo, no Maracanã. O atacante saiu jogando no empate por 0 a 0 com a República Checa, na semana passada, em Praga, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo, mas não treinou no time titular tanto na quarta quanto na quinta.
Nesta sexta, o médico da FIGC (Federação Italiana de Futebol), Enrico Castellacci, explicou que El Shaarawy sofria com uma sobrecarga muscular e fez um trabalho de recuperação acompanhado de fisioterapeutas. O médico, porém, assegurou que Prandelli terá todos os jogadores à disposição para a partida contra o México.
Antes do fechamento do treino, a imprensa pôde observar o aquecimento do atletas que incluiu a tradicional roda de bobo. El Shaarawy participou normalmente da atividade. Instantes antes, ele havia mostrado bom humor ao rir junto ao atacante Mario Balotelli, de quem é companheiro também no Milan, enquanto os atletas se posicionavam para fazer a foto oficial com o uniforme da Copa das Confederações.
Caso repita o time que trabalhou na quinta-feira, Prandelli escalará a Itália diante do México no esquema tático 4-3-2-1, com: Buffon; Abate, Barzagli, Chiellini e De Sciglio; Pirlo, De Rossi e Montolivo; Marchisio e Giaccherini; Balotelli.
Nesta sexta, Giaccherini disse que a possível mudança de esquema tático se explica porque Prandelli “procura mais equilíbrio com tantos meio-campistas atrás de Mario (Balotelli)”. Diante da República Checa, os italianos haviam jogado em um 4-4-2, com El Shaarawy e Balotelli, mas o primeiro foi substituído ainda no intervalo pelo meia Sebastian Giovinco.
Balotelli, ao final, também não participou do treino coletivo desta sexta. Segundo disse o médico Enrico Castellacci à imprensa italiana, o jogador sentiu uma contratura no músculo bíceps femoral direito e, por precaução, não se exercitou. A situação clínica do centroavante será analisada neste sábado. Castellacci acredita que a lesão não seja grave.
A outra dúvida na escalação da Itália reside na defesa. No último jogo das Eliminatórias, Leonardo Bonucci foi titular na defesa no lugar de De Sciglio – com Chiellini sendo deslocado para a lateral esquerda. Bonucci também havia sido poupado nesta semana, voltando aos treinamentos nesta sexta, quando a imprensa não teve acesso total aos trabalhos.
Terra Esportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário